1 Forma de falar ou de escrever sem que se leve em conta métrica, rima ou ritmo; tudo o que se diz ou escreve que não é em verso. 2 Facilidade em falar ou em se comunicar.
Chamamos de prosa os textos escritos de forma corrida, organizados em parágrafos, cuja intenção é, grosso modo, a exposição de uma ideia, de fatos ou de uma história. Livros de contos de fada, de ficção ou não ficção, jornais, cartas e e-mails são exemplos de textos em prosa.
A forma de prosa se refere a um texto escrito em linhas que formam parágrafos. A poesia pode tanto ser escrita em forma de verso quanto em forma de prosa. A prosa pode ser narrativa ou expositivo-argumentativa, podendo assim ser literária ou não literária.
Para começar, é importante entender o que é prosa. De forma geral, é uma estrutura básica de texto com parágrafos. Ou seja, são textos que não são escritos em versos. Isso significa que a prosa não se sujeita a nenhum tipo de rima, ritmo, estrutura métrica de frases ou número de sílabas.
Uma espécie de bate-papo descontraído com a finalidade de comunicar um fato, uma história, uma novidade ou mesmo resolver alguma questão. Esta modalidade de narrativa é muito comum entre pessoas do mundo rural que cotidianamente usam a comunicação oral para relatar acontecimentos da vida nas comunidades.
O prosa-ruim é aquela pessoa que desmancha qualquer roda de conversa. Quando chega, é falando alto, cuspindo e botando gosto ruim nas coisas. Nada presta e ninguém tem razão, exceto o prosa-ruim.
A expressão "bater uma prosa boa" significa ter uma conversa boa e interessante. A gíria de "prosa" indica conversa, e no sentido figurado, prosa pode significar uma pessoa astuta e sagaz.
Boa prosa é prosa que vai além de simplesmente narrar e se torna parte integral da história. Bons prosadores estão cientes de que a palavra escrita é seu meio e conseguem moldá-la para atender às necessidades da história.
O que é eu lírico? Eu lírico, eu poético ou sujeito lírico são nomenclaturas utilizadas para indicar a voz que enuncia o poema. O gênero lírico é aquele destinado a expressar emoções, sensações, disposições psíquicas, ou seja, a vivência de um eu em seu encontro com o mundo.
Na linguagem coloquial, as pessoas, muitas vezes, usam gírias, expressões idiomáticas, abreviações e gramática mais flexível, em contexto de informalidade e intimidade. A linguagem coloquial é a utilizada no cotidiano.
O verso é cada uma das linhas que compõem um poema. Existem diferentes tipos de verso, que é classificado de acordo com o número de sílabas que ele possui. O verso compõe a estrofe, que é nomeada segundo a quantidade de versos que ela apresenta.