O sal do batizado é aquela pitada ínfima do cloreto de sódio, que a mãe coloca nos lábios da criança, lembrando a passagem bíblica de Mateus, na qual Jesus diz: “Vós sois o sal da terra.” Tem até uma musiquinha tchapa & cruz que diz: “Ah, Coitado!
Consciente da incorruptibilidade que o sal pode dar para a conservação dos alimentos, a liturgia cristã usa-o como elemento ritual de purificação e, de forma simbólica e premonitória, para indicar a pureza moral, a sabedoria espiritual, que um baptizado em Cristo deve conservar.
O que significa colocar sal na boca da criança no batismo?
No rito do batismo ainda consta a possibilidade do padre entregar uma pitada de sal à mãe da criança com as seguintes palavras: "Vocês são o sal da terra, disse Jesus". Em seguida a mãe coloca um pouco de sal na boca do filho que, geralmente, faz uma deliciosa careta diante dos pais e padrinhos extasiados.
No início do século VI, João, o Diácono, também explicou o uso do sal bento, "para que a mente que está encharcada e enfraquecida pelas ondas deste mundo seja mantida firme". O sal continuou a ser usado habitualmente durante os escrutínios dos catecúmenos ou o batismo de crianças.
O Significado para do sal abençoado para nós Católicos!
O que significa o sal na vida espiritual?
É usado no esoterismo e bruxaria para afastar as energias ruins e os maus espíritos. O sal grosso e o sal marinho são muito usados para eliminar a energia negativa de ambientes e das pessoas. O sal tem a propriedade de atrair a os íons negativos dos ambientes e das pessoas.
O sal bento: serve para dar sabor e conservar os alimentos. Neste sentido é símbolo de Cristo que dá sentido à nossa vida e nos preserva da corrupção do pecado e dos pensamentos mundanos. O sal serve para proteger os ambientes onde vivemos ou trabalhamos.
A imersão na água simboliza a morte de Jesus, enquanto emergir dela representa a Ressurreição. O pecado morre na água, como morre simbolicamente o corpo por ele contaminado. Este gesto simbólico, seguido pela imposição das mãos do celebrante, marca a libertação de todo o pecado e o recebimento do Espírito Santo.
O sal significa, aqui, a estabilidade, a conservação da aliança entre Deus e o seu povo: «aliança de sal, eterna diante do Senhor, para ti e para a tua descendência» (Nm 18,19). Também é símbolo de purificação.
O que dar para uma criança que está sendo batizada?
Opte por presentes que expressem seus votos de amor, fé e felicidade para o futuro da criança, como jóias religiosas personalizadas, livros religiosos infantis, ou itens que possam ser guardados como lembranças preciosas do dia do batizado.
Os diferentes efeitos do Batismo são significados pelos elementos sensíveis do rito sacramental. A imersão na água evoca os simbolismos da morte e da purificação, mas também da regeneração e da renovação. Os dois efeitos principais são, pois, a purificação dos pecados e o novo nascimento no Espírito Santo.
Mt 5, 13-16) o Senhor fala-nos da nossa responsabilidade perante o mundo: Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo. E diz isso a cada um de nós, àqueles que queremos ser seus discípulos. O sal dá sabor aos alimentos, torna-os agradáveis, preserva da corrupção e era, no passado, um símbolo da sabedoria divina.
Qual é a função da sal? O sal é uma substância vital para os seres humanos; nosso corpo possui sais que são regulados pelos rins e pela transpiração. O sódio está envolvido na contração muscular, incluindo os batimentos cardíacos, nos impulsos nervosos e na ingestão de proteínas.
“Vós sois o sal”. O sal dá sabor e preserva da corrupção; no contexto bíblico é símbolo da sabedoria e amizade. A pessoa e a comunidade são sal quando possuem o sabor das bem-aventuranças, o sabor de Cristo. O sal como preservação da corrupção garante a originalidade dos ensinamentos do mestre.
Sal significa, por exemplo, pureza e fidelidade. No Novo testamento, a menção ao sal torna-se mais metafórica. Jesus diz a seus apóstolos: “Vós sois o sal da terra”.
O sal no tempo de Jesus (como também nos nossos tempos) era usado no alimento para dar-lhe sabor e usado como adubo na terra para produzir fertilidade. O “sal” tornou-se um símbolo da “sabedoria bíblica”, que justamente era a arte de “dar sabor e fertilizar” a criação.
"O sinal da cruz" Iniciamos a celebração do batismo pelo sinal da cruz. Em geral, pais e padrinhos traçam o sinal da cruz no batizando. Ao longo da celebração, o celebrante também o fará por várias vezes.
Em nossos dias, o Senhor revelou que “seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade” (Doutrina e Convênios 68:27). Nessa idade, as crianças começam a ser responsáveis por escolher entre o certo e o errado.
O sal é a principal fonte de sódio na nossa dieta. Nosso organismo precisa de sódio para muitas funções, sendo as principais delas o funcionamento correto das células e a regulação do equilíbrio de fluidos, eletrólitos e da pressão arterial.
Deus eterno e todo-poderoso, imploramos humildemente à vossa clemência, que abenXçoeis e santiXfiqueis esta criatura, o sal, que pusestes a serviço dos homens, para que proporcione saúde da alma e do corpo a todos os que o tomarem, e que desapareça, de tudo o que for por ele tocado ou salpicado, qualquer impureza e ...
O crucifixo é um símbolo poderoso de fé e devoção, lembrando-nos do sacrifício de Jesus e do amor incondicional que ele nos oferece. Ter um crucifixo em nosso ambiente, seja em casa ou em nosso local de trabalho, nos lembra constantemente de nossa fé e nos ajuda a manter essa conexão espiritual viva.