O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica celebrada dentro de um Ano Santo, com a diferença de que a celebração jubilar é realizada de 25 em 25 anos. A celebração cristã se fundamenta na Bíblia; tanto no Antigo Testamento, de onde temos a tradição judaica, como no Novo Testamento.
O nome da celebração vem do Jubileu judaico, uma derivação da palavra em hebraico "jobel", que significa "bode", em referência ao chifre usado com trombeta em cerimônias sagradas.
Em todo o mundo, as dioceses se prepararam para fazer a abertura do ano jubilar no domingo seguinte, dia 29 de dezembro. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu Ordinário celebra os 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo, e segue o intervalo de 25 anos estabelecido pelo Papa Paulo II, em 1470.
O Jubileu de 2025 é um jubileu da Igreja Católica que será celebrado durante o ano de 2025. Ele se iniciou na véspera de Natal (24 de dezembro) de 2024 e continuará até a Epifania (6 de janeiro) de 2026. A bula papal que o convocou é intitulada "Spes non confusat" (em português: "A esperança não decepciona").
O livro de Ezequiel (46, 17) fala do jubileu como o ano da libertação, da redenção, o ano em que aqueles que tinham ido ao serviço para sobreviver à pobreza regressaram às suas casas, com as dívidas perdoadas e com a reapropriação das suas terras e sua liberdade.
A cada 25 anos a Igreja celebra um Jubileu Ordinário para festejar o Mistério da Encarnação, isto é, a presença humana e divina de Jesus Cristo no mundo. Esta tradição começou no ano de 1300 e a iniciativa foi da espiritualidade popular.
Quantos anos são bodas de prata? A comemoração de Bodas de Prata ocorre quando o relacionamento completa 25 anos. É um ciclo muito significativo na vida do casal e uma ótima oportunidade de festejarem as conquistas alcançadas e as dificuldades superadas ao longo dos anos.
Com a bula Aperite Portas Redentor, de 6 de janeiro de 1983, João Paulo II anunciou o Jubileu, para celebrar o 1950° aniversário da morte e ,ressurreição de Jesus.
O Papa Francisco convocou oficialmente o Jubileu de 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”, para convidar os fiéis a uma jornada de fé, oração e reconciliação.
O jubileu é tradição profundamente enraizada na história da fé cristã, remontando às práticas antigas do povo de Israel. Ele representa um tempo especial de graça, de perdão e de renovação espiritual.
A cada 25 anos a Igreja Católica celebra o Jubileu para festejar a presença humana e divina de Jesus Cristo no mundo. Esta tradição começou no ano de 1300.
Celebrado a cada 25 anos e convocado pelo Papa Francisco, o Jubileu oferece aos fiéis uma oportunidade de renovação espiritual, oração e reconciliação, conduzindo-os em uma jornada de fé e esperança.
De acordo com a geriatra, as mudanças começam por volta dos 25 anos. "Há alteração na composição do corpo: diminui a quantidade de água dentro das células, há aumento de gordura, principalmente nos quadris e abdômen, e decai o ritmo de renovação celular em quase todos os órgãos.
Como são comemoradas as Bodas de prata na Igreja Católica?
As bodas de prata são comemoradas de diversas formas: uma renovação dos votos com missa (para os casais católicos), uma festa com a celebração no mesmo local, ou até mesmo um destination wedding com toda a família.
O primeiro Jubileu, também chamado “Ano Santo”, foi proclamado no ano de 1300 pelo Papa Bonifácio VIII. A sua frequência mudou ao longo do tempo: a princípio seria realizado a cada 100 anos, mas, em 1342, o Papa Clemente VI antecipou esse período para 50 anos.
“Para nós, em São Paulo, a celebração será às 15h do dia 29 de dezembro, em nossa Catedral”, informou o Cardeal, explicando que, neste Jubileu, o rito da Porta Santa será feito unicamente em Roma, pelo Papa.
“Jubileu” é o nome de um ano particular: parece derivar do instrumento que se usava para indicar o seu início; trata-se do yobel, o chifre do carneiro, cujo som anuncia o Dia da Expiação (Yom Kippur). Esta festa recorre a cada ano, mas assume um significado especial quando coincide com o início do ano jubilar.
Assim como o sábado é o descanso semanal das pessoas e dos animais, a terra também tem o seu sábado: seis anos são para a semeadura, mas o sétimo ano é de descanso. Após sete períodos de sete anos, o quinquagésimo ano é santificado - este é o ano do jubileu.
Um ano de libertação a todos os cativos. Um ano de perdão de contas impagáveis. Um ano de retorno a sua terra, suas posses. Um ano de reconstrução familiar.
O último Jubileu Ordinário ocorreu no ano 2000, durante o pontificado de João Paulo II. Vale lembrar que os papas podem convocar Jubileus extraordinários em períodos diferentes. Em 2015, o papa convocou um Jubileu com ênfase na misericórdia. Neste ano, o sumo pontífice escolheu a esperança como tema.