Embora o Espírito Santo seja o autor da santificação, não podemos esquecer que existe um agente visível utilizado por Ele. Jesus disse: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17). Muitas passagens da Escritura comprovam que o instrumento de nossa santificação é a Palavra de Deus.
Que verdade pode transformar a nossa vida João 17:17?
Se, todos os dias, você não abrir mão dela, estiver em contato com ela como se fosse uma roupa do seu corpo, a sua comunhão com o Pai estará alimentada e você mudará de dentro para fora. Somente a Verdade pode santificá-lo. É assim que você não se sentirá tentado a estar no mundo, mas sempre dirá sim para Deus!
➢ Segundo o texto bíblico de João 17: 17 que diz: ➜ " Santifica-os pela tua verdade; a tua Palavra é a verdade ". Podemos concluir que Jesus considera a Bíblia como a verdade. Paz e Luz!
Com João 17:14–16 aprendemos que, como discípulos de Jesus Cristo, podemos estar no mundo, mas não ser do mundo. Anote esse princípio na margem de suas escrituras. Em sua opinião, o que significa estar no mundo, mas não ser do mundo? “Na Igreja, ouvimos frequentemente a máxima: 'Estar no mundo sem ser do mundo'.
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim.
João 17 Estudo: Jesus Pensa em VOCÊ (Bíblia Explicada)
O que significa o número 17 na Bíblia Sagrada?
O número 17 na Bíblia é frequentemente associado à vitória e à superação. Ele simboliza a vitória sobre o inimigo e a realização dos propósitos de Deus. O número 17 também pode representar a ressurreição e a restauração.
Depois de curar o menino, Ele ensinou a Seus discípulos que algumas bênçãos só podem ser obtidas pela oração e pelo jejum. Ele também predisse a própria morte e Ressurreição. (Observação: Esses acontecimentos serão estudados em maior profundidade na sugestão didática de Marcos 9:14–29.)
O que significa estar no mundo mas não ser do mundo?
O versículo de hoje nos ensina que como crentes, estamos no mundo, mas não somos do mundo, o que significa que não podemos ter uma visão mundana das coisas. Precisamos de vigilância constante para não nos tornarmos como o mundo nos nossos caminhos e atitudes.
Qual a importância da oração sacerdotal de Jesus no capítulo 17 do Evangelho de João?
Jo 17,1), de modo que Jesus fez a última ceia e a sua oração sacerdotal, assim chamada, por Ele ser o verdadeiro Intercessor entre Deus e a Humanidade e a Humanidade com Deus, sabendo que a hora era a sua doação total pela salvação da humanidade, passando pelo sofrimento, cruz e Ele chegasse a ressurreição.
João 17 é o décimo-sétimo capítulo do Evangelho de João no Novo Testamento da Bíblia. Este capítulo encerra o longo Discurso de adeus iniciado em João 14. É geralmente conhecido como Oração de Adeus e é uma intercessão pela futura Igreja. Cristo se despede dos apóstolos.
1Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, 2assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.
Como Jesus considerava a Bíblia João 17:17 Santifica-os na verdade a tua palavra é a?
Santifica‑os na verdade; a tua palavra é a verdade. Como me enviaste ao mundo, assim eu os enviei ao mundo. Em favor deles, eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade. ― A minha oração não é apenas por eles.
A vida transformada pela salvação de Deus é marcada pela fé, esperança e amor. A fé nos permite confiar em Deus mesmo nas circunstâncias mais difíceis, sabendo que Ele está no controle.
Como Jesus considerava a Bíblia João capítulo 17 versículo 17?
Como Jesus considerava a Bíblia? Conforme lemos no capítulo 17, versículo 17 do livro João: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." João 17.17 A verdade é o que lemos na Palavra de Deus.
O que Jesus quis ensinar quando afirmou "não somos do mundo, mas estamos no mundo"?
Quando Jesus disse que o seu reino não era deste mundo, Ele quis dizer que o nosso mundo físico é muito voltado para as coisas materiais, ou seja, do nosso ego. E Ele até ensinou que nós devíamos buscar primeiramente as coisas do reino dos céus que a traça não come, que a ferrugem não corrói e que o ladrão não rouba.
Lucas 21:34-35 NTLH. E Jesus terminou, dizendo: — Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha.
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra (Colossenses 3.1-2). Muitos ao ler o trecho acima rapidamente entenderão a assertiva como uma chamada asceta ou alienadora.
Jesus disse: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17). Muitas passagens da Escritura comprovam que o instrumento de nossa santificação é a Palavra de Deus. O Espírito de Deus traz à nossa mente os preceitos e a doutrina da verdade, aplicando-os com poder.
A oração sacerdotal é o trecho mais longo de uma oração de Jesus registrada nas escrituras. É uma oração muito profunda e poderosa, proferida por Jesus instantes antes de começar o período do seu ministério conhecido como “Paixão”. Você já parou para pensar porque essa oração recebe o nome de Oração Sacerdotal?
Segundo, o livro ensina sobre o propósito de Jesus Cristo e o motivo pelo qual Ele foi enviado à terra por Deus. Além disso, o Evangelho de João se diferencia dos outros evangelhos ao se focalizar menos nos eventos e mais em temas espirituais.
Jesus ensinou a Seus discípulos sobre a necessidade de perdoar as outras pessoas. Em seguida, os apóstolos pediram a Jesus que aumentasse a fé que sentiam. Em resposta, o Salvador ensinou a eles a parábola do servo inútil. Posteriormente, Jesus curou dez leprosos; somente um voltou para agradecer.
Então, Jesus quer nos ensinar os segredos do reino dos céus em parábolas, porque as histórias que Ele contava são somente para as pessoas que acreditavam Nele e queriam ouvi-Lo. Quando Jesus estava pregando para a multidão, havia também pessoas dentre elas que não queriam ouvir nem receber as Suas palavras.
Quem era o Elias que haveria de vir preparar o caminho do Messias?
Jesus, ao falar sobre João Batista, confirmou essa ligação ao dizer: “E se quereis dar crédito, ele é o Elias que havia de vir” (Mateus 11:14). Essa identificação reforça que João Batista era a figura profética que preparava o caminho para a vinda do Salvador, uma missão profetizada no Antigo Testamento.