Dentro do espiritismo, São Jorge é frequentemente reconhecido como um espírito de luz que atua como um guia espiritual e protetor para aqueles que o invocam com devoção e fé. Embora não seja uma figura central nos ensinamentos espíritas, sua devoção é bastante difundida entre os praticantes dessa doutrina.
Jorge, que segundo os fiéis, é um santo guerreiro e vencedor de batalhas, nosso povo é um povo guerreiro, não desiste tão facilmente e é essa fé, que faz com que a cada ano, aumente essa “legião de Jorge”.
São Jorge, o valente cavaleiro que enfrentou o dragão e libertou a princesa, é um dos santos mais venerados da Igreja Cristã. Sua história, repleta de simbolismo e significado religioso, inspirou artistas por séculos, tornando-o um ícone cultural reconhecido em todo o mundo.
O Dia de São Jorge é celebrado em todo o mundo com missas e procissões. São Jorge é considerado pela Igreja Católica padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. As relíquias de São Jorge encontram-se em diversos lugares do mundo.
Quem foi São Jorge? - Conheçam a História de São Jorge Guerreiro
Quem é São Jorge para os evangélicos?
Rio - A figura de São Jorge é comumente associada a um grande guerreiro nobre, que luta contra os males e energias negativas que acometem a vida dos fiéis, amigos e família, oferecendo proteção e cuidado.
Se São Jorge guerreia contra o dragão, ele é como Ogum, que é o orixá da guerra. A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus.
Para o espiritismo Jesus não é Deus, mas o espírito mais puro enviado por Deus como modelo e guia. Os princípios básicos do espiritismo são: 1) A Existência de Deus: Para o espiritismo Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.
O espírita acredita que Deus é criador, e Jesus é criatura. O Cristo seria um espírito muito evoluído, responsável pelo planeta Terra e pelos espíritos que nele habitam diante de Deus. A figura do médium também faz parte da crença espírita.
No ano de 303, o imperador publicou um edito considerado o marco da mais sangrenta perseguição aos cristãos. Jorge teria então doado todos os seus bens aos pobres e, apresentado-se a Diocleciano. Ali declarou sua fé em Cristo, rasgando o decreto. Acabaria torturado e morto por decapitação, segundo o texto do Vaticano.
No Brasil, Ògún foi sincretizado na Bahia por Santo Antonio; já no Rio de Janeiro, por São Jorge - “Santo Guerreiro, Cavaleiro que venceu o dragão”. Já na Umbanda veste-se de vermelho verde e branco e empunha uma espada como um guerreiro para defender seus filhos das demandas e protegê-los do fracasso.
O santo é o padroeiro da Inglaterra, além de ser festejado na Espanha (sobretudo na região da Catalunha) em Portugal, no Canadá, na Lituânia, na Rússia, na Bulgária, entre outros países. São Jorge, inclusive, é um dos poucos santos venerados pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa.
São Jorge é popularmente conhecido como o Santo Guerreiro. Mas nem sempre foi assim. De origem oriental, ele era considerado pelos cristãos ortodoxos (foto) um santo protetor e seu culto se devia especialmente por ser um grande mártir.
Segundo a tradição católica, Jorge, o santo, nasceu na Capadócia, na Turquia. Já Ogum, originalmente, era cultuado no território que atualmente corresponde à Nigéria – a mais de 7 mil quilômetros da Península da Anatólia. Na África, Ogum é o ferreiro dos orixás, ligado à guerra e à agricultura.
São Jorge é considerado Padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ele é invocado ainda contra a peste, a lepra e as serpentes venenosas. O Santo é honrado também pelos muçulmanos, que lhe deram o apelativo de “profeta”.
A Doutrina Espírita, ou Espiritismo, ensina que Jesus é o Espírito mais perfeito que Deus enviou à Terra, o Messias ou Mensageiro divino, Guia e Modelo da nossa Humanidade.
Se você vê sentido nos princípios, certamente pode se considerar espírita ou, no mínimo, uma pessoa que crê no espiritismo. E isso não invalida o fato de você praticar – ou não – uma religião. O espiritismo popularmente conhecido como kardecista é uma proposta filosófica, não religião.
No Espiritismo, conforme explica o dirigente de fraternidade Márcio Cruz, não há uma manifestação a Nossa Senhora Aparecida, como acontece, por exemplo, na igreja católica. “Compreendemos a Mãe Santíssima e a respeitamos, pois ela teve papel importante de trazer à Terra o mestre Jesus. Ela é um espírito de valor”.
De acordo com as crenças religiosas africanas, no dia 02 de fevereiro é comemorado o dia de Yemanjá, Odoyá, popularmente conhecida pelos brasileiros como Iemanjá, a orixá da religião Yorubá que significa “Rainha das águas, mares e oceanos”.
Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos—uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril. Essa data seria lembrada depois como o dia de homenagens ao santo.
Ogum é um orixá que representa a coragem, a guerra, a tecnologia, o trabalho árduo, o ferro, a caça e a agricultura. Ogum é o Orixá que representa a coragem, a guerra, a tecnologia, o trabalho árduo, o ferro, a caça e a agricultura.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.