O símbolo de Oxalá é a pomba branca, e seus elementos são o céu e o ar. A saudação a Oxalá é “Epa Oh Babá, Odu a Babá”. Os filhos de Oxalá são descritos como pessoas remosas, lentas e perfeccionistas, com forte senso ético (procurando fazer as coisas corretamente), evitando práticas prejudiciais.
No candomblé, o sacerdote responsável pelo templo é o babalorixá (“babá“ significa pai em yorubá) ou a ialorixá (“iyá“ significa mãe). As pessoas iniciadas pelo mesmo sacerdote são irmãs. Quando o sacerdote (babalorixá ou ialorixá) morre, quem define o sucessor é o orixá por meio de um oráculo.
Eparrei Oyá” é uma saudação à Iansã, orixá dos raios e dos ventos. A expressão é composta por “epá”, que é uma saudação similar a “salve”, e “hey”, que denota surpresa.
A saudação aos Erês na Umbanda é geralmente feita como "Salve as Crianças!" ou "Salve os Erês!". Também é comum usar a saudação "Bejiróó! Oni Beijada!", que significa "Ele é dois!". A presença dos Erês é considerada uma bênção, trazendo harmonia e renovação espiritual para os praticantes e devotos da Umbanda.
"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
Laroyê é uma saudação em Yorubá, utilizada para o Orixá Bara, considerado como dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações e obrigações, devem sempre ser tralizados em primeiro lugar.
A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.
a existência de um deus único e onipresente, chamado Olódùmarè, Olorum, Oxalá (na Umbanda) ou Zambi (na Umbanda Angola); a crença nos orixás; a presença de guias ou entidades espirituais; e. a aceitação da lei de causa e efeito, na qual os umbandistas acreditam em retribuição divina para as ações praticadas.
Rei da cidade de Oyó, o orixá justiceiro castiga os mentirosos, os ladrões e nada fica impune aos seus olhos. Foto: Xangô é a divindade da justiça, dos raios e do trovão. Representado pelo elemento fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele também simboliza o equilíbrio e as realizações.
No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.
O choro do erê tem um poder gigantesco, é uma das ferramentas dessa linha de trabalho, para cuidar tanto do seu médium quanto da assistência nos atendimentos.
Babá = “Pai” Epá Babá é a saudação ao Orixá Oxalá e significa: “Salve Pai”, “Salve Oxalá”, “Viva o Pai” ou “Olá”, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.
Significado de Eparrey Oya: A Força da Mulher e o Balé que Traga Prosperidade. Descubra o significado de Eparrey Oya na religião africana Candomblé, Axé, e a força da mulher que carrega o chifre em sua cabeça. Receba boas energias e afaste o negativo nesta quarta-feira.