Esta linha vermelha delimita a parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de bicicletas, denominada ciclofaixa. Deve-se utilizar quando for necessário separar o fluxo de veículos automotores do fluxo de bicicletas.
O vermelho é utilizado em algumas regiões para destacar faixas de pedestre em áreas de alto risco, como próximas a cruzamentos perigosos ou em zonas de alto tráfego. O vermelho alerta os motoristas para a necessidade de atenção extra.
Conforme a crença, o fio vermelho conecta duas pessoas formando um laço inquebrável, não importando a distância, quanto tempo demora para se encontrar ou as circunstâncias, duas pessoas destinadas viverão uma história juntos.
Já quando a faixa é branca, quer dizer que o fluxo de veículos é para o mesmo sentido. Elas também podem ser contínuas ou seccionadas. Ainda existem as faixas vermelhas, que são utilizadas para demarcar ciclovias ou ciclofaixas.
Faixa Vermelha: é uma cor primária, pura tal qual o praticante de jiu-jitsu que seguiu em frente sem perder a humildade. É a cor mais quente e representa a vida, a motivação, o fogo intermitente e a paixão pela arte.
Utiliza-se essa marcação para indicar ao condutor a reserva de vagas destinada ao estacionamento de veículos e/ou embarque e desembarque de passageiros e/ou pacientes.
Vermelha: utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).
O condutor não poderá ultrapassar veículos em vias com duplo sentido de direção e pista única, nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente, nas passagens de nível, nas pontes e viadutos e nas travessias de pedestres, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.
Como funciona a faixa exclusiva da Linha Vermelha?
A faixa dedicada somente poderá ser utilizada por veículos que estejam na Linha Vermelha e que tenham como o destino a Ilha do Governador ou ao Aeroporto do Galeão. Os veículos que seguem para outros destinos deverão utilizar as outras três faixas de circulação disponíveis.
A corda vermelha ou fita vermelha (red string, red ribbon ou red tape em inglês) é uma espécie de amuleto/talismã popularmente associado ao Judaísmo e a Cabala, usado para afastar o infortúnio provocado por um mau-olhado (עין הרע em hebraico). Em yiddish a fita vermelha é chamada de roite bindele.
Foi pintada uma linha contínua vermelha, que sublinha a proibição de ultrapassar. Serve o mesmo propósito do que um duplo traço contínuo, mas com a cor mais aguerrida possa demover os condutores de tentarem ultrapassagens quando estas são proibidas.
Caso a placa possua um símbolo de E com um X vermelho ou apenas com uma tarja vermelha, significado que é PROIBIDO PARAR, caso haja uma placa com um símbolo de E, sem tarja ou X, significa que você pode parar naquele local.
Embora a viatura estivesse em perseguição policial, o que pressupõe que desenvolvia velocidade superior à máxima permitida para aquele trecho, não se pode olvidar que a manobra de ultrapassagem pela direita, sobre o acostamento, em local próximo a cruzamento, é vedada pelo CTB (art.
Qual o valor da multa por passar na faixa zebrada?
Transitar nas faixas zebradas é uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos na CNH, além de multa no valor de R$ 880,41, prevista no artigo 193 no Código de Trânsito Brasileiro.
Faixa tracejada/seccionada: Indica que é permitido a ultrapassagem. As linhas com espaçamento entre as mesmas, e este espaçamento pode ser maior ou menor que o traço. Faixa contínua: Indica que é proibida a ultrapassagem.
Vermelha: Geralmente utilizada para demarcar ciclovias e ciclofaixas, indicando áreas exclusivas para ciclistas. Azul: Indica áreas de estacionamento ou embarque e desembarque para pessoas com deficiência. Verde: Usada em situações especiais de faixas exclusiva para ônibus e vagas exclusivas para veículos elétricos.
É proibido realizar ultrapassagem em vias com duplo sentido de direção e pista com faixa de tráfego com sentido único, curvas, aclives e declives sem visibilidade suficiente, pontes, viadutos, túneis, cruzamentos e travessia de pedestres.
Em uma linha amarela "Você pode parar para carregar ou descarregar (a menos que haja também restrições de carga) ou enquanto passageiros embarcam ou desembarcam". Em uma linha vermelha, parar não é permitido.
A sinalização horizontal de cor vermelha consiste em um conjunto de sinais e marcações que são feitas sobre o pavimento de vias, com intuito de garantir o controle do fluxo de veículos e pessoas.
A Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo, originalmente chamada de Linha Leste - Oeste, é a linha mais movimentada do sistema brasileiro, compreende o trecho da rede entre as estações Palmeiras–Barra Funda e Corinthians–Itaquera.