O que significa a expressão "colarinho branco"?
O termo “colarinho branco” faz referência à vestimenta comum entre pessoas instruídas e influentes, que comumente vestem com terno e camisa social, o que culturalmente é desassociado com uma imagem geralmente comum de um indivíduo criminoso.O que são crimes de colarinho branco?
Os crimes do colarinho branco, ou White Collar Crimes, são assim denominados por possuírem, em seu pólo ativo, indivíduos de classes sociais privilegiadas que gozam de prestígio social e até de fé pública, seja por sua profissão de alto escalão no mercado de trabalho ou por algum cargo público de renome.Porque se chama crime do colarinho branco?
A expressão está intimamente ligada aos colarinhos brancos das camisas dos altos executivos, que estão sempre bem alinhados em ternos caríssimos e com camisas de colarinho branco impecável, daí surgindo a expressão white-collar, referenciado aos indivíduos da alta sociedade que cometem crimes valendo-se de sua posição ...O que é o crime do colarinho branco?
Com isso, o colarinho branco da camisa social se tornou o símbolo para essa classe de alta posição econômica. Portanto, um crime de colarinho branco seria aquele onde uma pessoa de alta classe econômica ou posição de poder use esse status de forma ilícita em busca de vantagens, geralmente de caráter financeiro.COLUNA DIREITO: CRIMES DO COLARINHO BRANCO
Quem são os colarinhos brancos?
Colarinho-branco é um termo informal que se refere a um profissional assalariado ou a um profissional ensinado a executar tarefas semiprofissionais. Estas tarefas são administrativas, burocráticas ou de gerenciamento, opondo-se às do "colarinho azul", cujo trabalho requer emprego de mão-de-obra física.Qual a origem do colarinho branco?
Trata-se de uma tradução literal do inglês white-collar crime, expressão cunhada em 1949 pelo criminologista Edwin Shuterland para designar fraudes e outras tramoias de funcionários graduados – especialmente em instituições financeiras – que se aproveitam de sua posição para desviar dinheiro.O que é a teoria do crime do colarinho branco?
“Crimes do colarinho branco” foi um termo criado pelo sociólogo norte-americano Edwin Sutherland, em 1939. Para ele crime do colarinho branco é aquele cometido por pessoa de respeito e elevada classe social, no exercício de sua atividade.Quem são os responsáveis por cometer os chamados crimes do colarinho branco?
Os crimes de colarinho branco são infrações cometidas por indivíduos em posição de poder ou prestígio, como corrupção, lavagem de dinheiro e fraude fiscal. Saiba como são caracterizados e suas consequências legais.O que é crime de colarinho azul?
Expressão cunhada pela doutrina penalista a partir dos estudos do sociólogo norte americano Edwin Sutherland, a expressão se refere aos delitos essencialmente praticados por indivíduos que gozam de elevado status social e/ou ocupam posição de destaque na iniciativa privada ou no serviço público.Quais são as duas características próprias do crime de colarinho branco?
Duas características são marcantes nos chamados "crimes do colarinho branco": a privilegiada posição social do autor e a estreita relação da atividade criminosa com sua profissão.O que é a Lei do colarinho branco?
Nesse contexto, há de se destacar a relevância do dia 16 de junho de 2021, quando se comemoram 35 anos da promulgação da Lei 7.492/86, a chamada Lei do Colarinho Branco, que caracteriza os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, praticados não só por administradores e diretores de instituições financeiras, mas por ...O que é colarinho verde?
Colarinho verde: são os crimes contra o meio ambiente.Quem usa colarinho branco?
1) Crimes do Colarinho Branco ou Cifra Dourada:São aqueles crimes cometidos por pessoas de elevada classe econômica, de alto nível ou posição laboral, sem qualquer violência ou grave ameaça de forma direta.
O que significa a gíria preto no branco?
A expressão, na aceção de «muito claramente, que não oferece dúvida» (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia de Ciências de Lisboa), que é a demonstrada no exemplo apresentado – «isso não é assim tão simples, não é tão preto no branco» –, é preto no branco.Qual foi o fato histórico que contribuiu para o crime de colarinho branco?
A base sociológica de SutherlandDissociar crime e pobreza foi um resultado importante para a análise do “colarinho branco”, porque, trata-se do crime praticado pelas pessoas respeitáveis e que convivem no ambiente próprio das elites sociais.