Onde vivem os descendentes dos vikings originais: Dinamarca, Noruega e Suécia: A grande maioria dos habitantes desses países possui ancestralidade viking. A cultura e as tradições vikings ainda são fortes nessas regiões, presentes em festivais, culinária, música e até mesmo na política.
Os países nórdicos são os países escandinavos e a Finlândia e a Islândia. A região de cinco estados-nação e três regiões autônomas compartilham uma história em comum, bem como afinidades culturais e sociais em suas respectivas sociedades, com reflexo nos sistemas políticos e no modelo nórdico.
Os normandos eram descendentes de vikings dinamarqueses e noruegueses a que foram dados suserania feudal de áreas no norte da França — o Ducado da Normandia — no século X. A este respeito, os descendentes dos vikings continuaram a ter influência no norte da Europa.
Harald III, mais conhecido como Harald Hardrada, foi o que muitos entenderam como o último verdadeiro rei Viking. Nascido em 1015, filho do chefe Sigurd Syr, ele teve a guerra no sangue desde pequeno, até morrer durante a invasão norueguesa da Inglaterra em 1066.
Como é a ÚNICA VILA VIKING do BRASIL... Aqui a vida é muito diferente do que conhecemos
Por que os vikings foram extintos?
Fim da Era Viquingue. A Era Viquingue acabou quando o cristianismo e a civilização europeia chegaram à Escandinávia. Com o aparecimento e consolidação dos reinos da Dinamarca, Noruega e Suécia, as expedições militares reais substituíram as expedições de pirataria dos grandes senhores locais.
Os viquingues foram derrotados pelo rei anglo-saxão Etelvulfo em 851, então ao invés de Wessex eles decidiram ir para o norte em direção á Ânglia Oriental. A lenda conta que o exército foi liderado pelos três filhos de Ragnar Lodbrok: Ivar, o Desossado, Haldano e Uba.
Os povos vikings de hoje não são uma nação ou cultura homogênea, mas sim um grupo de pessoas com ancestralidade viking que vivem em diferentes países, principalmente na Escandinávia.
Mandado para a Groelândia, este viking construiu uma fazenda e constituiu sua família. Foi daí que, Leif, um de seus três filhos, se empolgou com os relatos de marinheiros que falavam da presença de terras à Oeste. Atingindo a atual região de Terra Nova (Canadá), esse viking teria batizado o território como Vinland.
Valhalla (ou Valhǫll) é um magnífico salão, governado pelo deus Odin, onde guerreiros mortos vivem ao lado de reis e outras figuras lendárias. Quando Ragnarök (o fim do mundo) chegar, os guerreiros serão chamados para lutar contra os jotnar (gigantes).
Viking é o termo usado para se referir aos nórdicos que habitavam a Escandinávia em um período que abrange os anos de 793 d.C. a 1066 d.C, conhecido como Era Viking. Esse período foi marcado por expedições marítimas organizadas pelos vikings por várias regiões da Europa.
“Muitos vikings são indivíduos miscigenados”, com ancestrais tanto do sul da Europa quanto da Escandinávia, por exemplo, ou até mesmo mestiços entre samis (indígenas escandinavos) e ancestrais europeus.
Isso porque quanto mais riqueza, mais status social. E quanto mais status social/riqueza, mais esposas um homem pode ter — é sempre uma minoria que pode ter várias esposas, por isso mesmo em sociedades poligâmicas a monogamia é a forma de relacionamento mais comum.
Os daneses são um grupo étnico escandinavo, nativo da Dinamarca, onde sua história remonta a milhares de anos. Podemos afirmar que uma das suas características mais marcante é sua cultura nórdica, onde os seus crentes eram os famosos Vikings.
Bjorn Ironside era um verdadeiro chefe viking sueco que liderou uma dinastia real. Ivar, The Boneless e Ubbe invadiram de fato a Inglaterra e Sigurd tornou-se rei da Dinamarca.
Ragnar Lodbrok foi o maior e mais famoso viking de toda a história. Seus feitos criaram a base para o imaginário popular sobre os guerreiros nórdicos que possuíam uma insaciável sede por sangue e que tinham como maior objetivo morrer em uma grande batalha para alcançar Valhalla.
Os principais resultados da pesquisa incluem homens das ilhas de Shetland (29,2%) e Orkney (25,2 %), densamente povoadas por homens do norte na Era Viking, que são mais propensos a ter a linhagem em seu DNA.
“O nórdico antigo é o antigo islandês e norueguês, que eram falados nos séculos XII e XIII. Tem uma série de textos importantes que foram escritos nessa época, tratando de mitologia e história nórdica, e o objetivo principal de estudar essa língua é ler estes textos”, explica Moosburger.
O que se pode chamar de “país dos vikings” está localizado na Escandinávia, uma região que hoje compreende os países da Noruega, Suécia e Dinamarca. Essas terras foram o berço dos vikings, onde suas lendárias jornadas começaram e suas histórias épicas se desenrolaram.
Esse evento principiou o período das navegações desse povo pela Europa. O término da Era Viking ocorreu em 1066, quando os normandos (vikings que haviam se estabelecido na Normandia) atacaram e conquistaram a Inglaterra sob a liderança de Guilherme, o conquistador.
Diferentes reis vikings, surgidos entre os conquistadores, governaram a Ânglia Oriental, o Reino de York e territórios menores. Mas Danelaw não foi uma simples troca de lideranças, na qual vikings tomaram o poder e governaram populações inglesas.