Homônimos são pares de palavras idênticas na grafia, na pronúncia ou em ambos, mas com significados diferentes. Quando são idênticas na pronúncia, chamam-se homófonas. Quando são idênticas na grafia, chamam-se homógrafas.
HOMO + FONO = fonemas iguais (mesma pronúncia) HÉTERO + GRAFO = grafias diferentes Então, os Homófonos Heterógrafos nada mais são do que palavras com a mesma pronúncia, mas com grafias diferentes. Podem ser chamadas, também, de Homônimos Homófonos ou, simplesmente, de Homófonos.
Quando as palavras têm a grafia idêntica, é possível chamá-las de homônimas homógrafas. Já as palavras que têm a pronúncia idêntica e diferem na escrita são chamadas de homônimas homófonas. Há, ainda, as homônimas perfeitas, em que a grafia e a pronúncia são idênticas, mas os significados são diferentes.
Constituída de distintos significados, assim como a sonoridade, as palavras homógrafas são aquelas que apresentam a mesma grafia. Exemplos: Apoio (suporte) e apoio (verbo apoiar); Boto (golfinho) e boto (verbo botar);
O que são Homônimos e Parônimos? [Aula com Exemplos]
O que é homografia exemplo?
Diz-se que são homógrafas as palavras que se escrevem da mesma maneira, mesmo que tenham pronúncia e significado diferentes. Por exemplo: «Entre marido e mulher não se mete a colher»; «Vais colher os ventos da tempestade que semeaste».
Homônimos são palavras que têm pronúncia e/ou grafia idênticas, mas significados diferentes. Veja a seguir: Esta manga está deliciosa! No primeiro enunciado, a palavra “manga” refere-se à fruta adocicada de cor amarela, laranja e vermelha.
A palavra “homógrafa” tem origem grega (homographos) e significa “igual escrito”, isto é, são aquelas palavras que possuem a mesma grafia/escrita, mas têm significados e pronúncias diferentes.
Finalmente, as homónimas, que têm a mesma forma e o mesmo som, mas significados diferentes: rio (verbo rir) e rio (curso de água), canto (esquina, ponta) e canto (verbo cantar).
As heterógrafas são palavras que têm grafias diferentes mas o som é o mesmo. Lead, pronuncia-se /LED/, significa um elemento metálico. Compreender as diferenças entre todos eles pode parecer um pequeno pormenor, mas pode fazer uma grande diferença na comunicação.
Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. Estas relações de homonímia são estudadas pela semântica e você poderá conferir neste resumo que preparamos.
Por isso as palavras homônimas podem ser: a) Homônimas Homófonas que tem som igual e significados diferentes: paço e passo, cassar e caçar, etc. b) Homônimas Homógrafas que tem escrita igual e significados diferentes: colher e colh(é)r, (ô)lho e (ó)lho etc.
O termo “homônimo” vem do grego e possui dois morfemas, sendo “HOMOS”, que significa igual, e o “ONYMA” que significa nome. Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação.
Assim, homógrafas são as palavras escritas de maneira idêntica, mas que sugerem sentidos e contextos de utilização diferentes. Com relação à pronúncia de palavras homógrafas, em alguns casos, mantém-se inalterada, em outros, há alteração em sua prosódia.
O que é sinônimo? Trata-se de palavras de mesma classe gramatical que possuem significados idênticos ou muito parecidos. Sinônimos são palavras que possuem significados idênticos ou muito parecidos.
As palavras homófonas são aquelas que soam da mesma forma, mas têm significados diferentes e grafias diferentes. Por exemplo: Cozer (verbo “cozinhar”)/ coser (verbo “costurar”). Nós (pronome pessoal)/ noz (fruto da nogueira).
Nomes homônimos são literalmente o mesmo nome, ou seja, o que diferencia essas pessoas são os seus documentos pessoais, como CPF, RG e Inscrição perante o INSS.
A polissemia é um fenômeno linguístico em que uma mesma palavra ou expressão apresenta dois ou mais sentidos. Por exemplo, o termo “vela” pode ser utilizado nos seguintes contextos: Acendi a vela quando a luz acabou. Içamos a vela, e o navio partiu.
Dispensa e despensa são consideradas palavras parônimas. Ou seja, possuem uma grafia semelhante, a pronúncia é próxima, mas o significado é bastante diferente.