Portanto, se o veículo conta com dois ocupantes (motorista e um passageiro), a calibragem recomendada para pneus de medida 175/65r14 é de 28/29. Porém, se você for viajar com muito mais peso, seja por uma quantidade de pessoas ou por conta de um bagageiro cheio, esse número varia um pouco, indo para 28/30.
Resumindo tudo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 significa que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.
A calibragem correta dos pneus de aro 14 pode variar dependendo do veículo e das recomendações do fabricante. No entanto, como uma referência geral, a pressão recomendada para pneus de aro 14 geralmente varia entre 28 e 34 libras por polegada quadrada (psi).
A medida 175/65R14 indica que o pneu tem 175 milímetros de largura e a sua altura (da borracha que toca o chão até a roda) é de 65% desse valor — ou seja, 113,75mm. O R14 se refere ao raio da roda, que, neste caso, é de 14 polegadas — ou 355,6mm.
O pneu 175/65R14 82T tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 175 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 65 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.
Qual a diferença entre o pneu 175 65 r14 e o 175 75 r14?
Qual é a diferença entre o pneu 175 65 r14 e o 175 75 r14? A única diferença entre os pneus é a largura, sendo que o pneu 175 65 r14 possui 10mm a menos de largura do que o 175 75 r14.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Passo 1: Encontre a calibragem recomendada para seus pneus
Não procure a calibragem recomendada nos flancos dos seus pneus, ela não está lá! Normalmente, você encontrará a calibragem recomendada: Em um adesivo na porta do motorista ou na parte de trás da tampa do tanque de combustível.
Portanto, um carro que tem pressão recomendada de 35 libras (como o Onix) e estiver com 28, será considerado dentro do normal, o que torna o produto inútil nesse caso.
Para rodar na estrada, carro com mais peso, considerando que a especificação dos pneus seja: pneu Pirelli 185/65 R14, a pressão ideal, para os pneus dianteiros é : 2.1 bar ou a equivalente 31 psi, e para os traseiros 2.7 bar ou a equivalente 39 psi.
A pressão dos pneus é expressa PSI (pounds per square inch). Baseia-se no peso e no tamanho de um veículo e é importante usar exatamente a pressão recomendada pelo fabricante para o seu veículo. Isso garantirá segurança e desempenho ideal.
Para o Ka com pneus 195/55 R15 e 175/65 R14, considere: •carga normal: 30 lbf/pol² (bar) nos dianteiros e nos traseiros; •carga total: 35 bar nos dianteiros e nos traseiros. Já para o estepe, use sempre 35 bar.
-Pneus 175/70 R14: Com carga normal, a pressão recomendada é de 33 psi tanto para os pneus dianteiros quanto para os traseiros. Com carga máxima, a pressão deve ser ajustada para 35 psi em ambos os conjuntos de pneus.
Portanto, se o veículo conta com dois ocupantes (motorista e um passageiro), a calibragem recomendada para pneus de medida 175/65r14 é de 28/29. Porém, se você for viajar com muito mais peso, seja por uma quantidade de pessoas ou por conta de um bagageiro cheio, esse número varia um pouco, indo para 28/30.
Em resumo: quando vemos o código 175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31 quer dizer que: quando o carro tem um jogo de pneus radial de aro 14, com 175mm de largura e 70% disso de altura da banda de rodagem, a calibragem ideal é de 30 PSI na frente e 31 PSI na traseira.
Por exemplo, um pneu de índice de carga standard deve poder suportar 2.4 bars, mas é comum encontrar pneus que se acomodam com uma pressão com até 3 bars. Estes valores estão no livrete do veículo e no autocolante da porta do condutor.
A Continental é conhecida por sua excelência em pneus, e no segmento 175 65 r14, destacam-se dois modelos: o Continental ContiEcoContact 5 e o Continental PremiumContact 6. O ContiEcoContact 5 é um pneu econômico, que proporciona baixa resistência ao rolamento e excelente aderência em pisos secos e molhados.
E sim, é possível trocar os pneus do seu carro por modelos de outro tamanho, desde que estejam ainda dentro dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante e que sejam adequados às rodas. O essencial é que os quatro pneus sejam do mesmo tamanho.