São eles: o texto prescritivo e o injuntivo. O chamado texto prescritivo, que nos remete à noção de prescrever, trata-se de algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, digamos assim.
Nesta unidade, estudaremos o texto prescritivo (ou injuntivo), que se carac- teriza pela apresentação de comandos para a realização de determinada ativida- de e/ou de normas para direcionar práticas sociais.
Enquanto o texto injuntivo forneceria instruções sem buscar evidenciar uma imposição ao leitor – tornando-se mera instrução, como em manuais ou receitas –, o texto prescritivo estabelece uma atitude coercitiva, proibindo comportamentos ou indicando a única maneira de realizar algo, a qual deve submeter-se o ...
De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: tipo narrativo, tipo descritivo, tipo dissertativo, tipo expositivo e tipo injuntivo. Neste artigo você vai ver a tipologia textual de cada tipo de texto e suas principais características.
O texto injuntivo é uma tipologia textual que serve para instruir ou sugerir ações ao leitor, possuindo como principal elemento uma explicação ou método que esclarece o passo a passo de uma ação a ser realizada.
Com o texto preditivo, você pode escrever e completar frases inteiras com apenas alguns toques. Enquanto digita no teclado do iPhone, você vê opções de palavras, emojis e informações que você provavelmente digitaria em seguida (não está disponível para todos os idiomas).
A análise descritiva é responsável por mostrar como estão os dados agora. A preditiva, como o nome indica, prevê futuros possíveis com base nos dados coletados no passado. E a prescritiva quais as melhores decisões que podem ser tomadas de acordo com cada cenário.
O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.
Um texto dissertativo é um tipo de redação que tem como objetivo expor e discutir ideias sobre um determinado tema de forma clara e organizada. Esse texto é caracterizado pela apresentação de argumentos, evidências e análises que sustentam uma tese ou ponto de vista.
Os textos prescritivos, literalmente nos remetendo à noção de prescrever, caracterizam-se por algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, especificamente dizendo.
O tipo textual dissertativo é aquele em que há o posicionamento do autor em defesa de um tema ou assunto. Por buscar persuadir o leitor, esse tipo textual depende da apresentação de argumentos, justificativas, conceitos, exemplos, dados, conceitos filosóficos, operadores argumentativos etc.
O chamado texto prescritivo, que nos remete à noção de prescrever, trata-se de algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, digamos assim.
Uma frase injuntiva é uma frase que exprime uma ordem, dada ao locutor, para executar (ou não executar) tal ou tal acção. As formas verbais específicas destas frases estão no modo injuntivo e o imperativo é uma das formas do injuntivo.