Como fazer: antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou um recipiente fundo com água. O que observar? Se o ovo estiver bom, vai afundar. Se boiar, o alimento possivelmente está estragado.
"Não há maneira de saber se um ovo está contaminado por bactérias, porque elas não se veem", diz a investigadora. "Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.
Se ele boiar, é sinal de que está estragado e deve ser descartado. Se afundar na vertical, está quase estragando e precisa ser consumido logo. Mas se afundar na horizontal, pode ficar tranquilo: o ovo está fresco e perfeito para o consumo!
Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água. Ambos os testes funcionam porque o ovo é um alimento composto principalmente de água e com casca porosa.
Como fazer: antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou um recipiente fundo com água. O que observar? Se o ovo estiver bom, vai afundar. Se boiar, o alimento possivelmente está estragado.
COMO SABER SE O OVO ESTA ESTRAGADO PODRE TESTE DA ÁGUA ( VERDADEIRO OU FALSO)
Quando o ovo boia na água?
O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.
Quanto mais velho o ovo, mais ar entra, formando uma pequena bolsinha de ar dentro dele. Essa bolsa faz o ovo ficar mais leve e, por isso, ele acaba flutuando. Agora, atenção: ovo de codorna boiando não é um sinal automático de que ele está estragado. Isso só quer dizer que ele não está fresquinho.
Nesse sentido, é preciso saber que os ovos guardados na geladeira permanecem aptos para consumo entre 3 e 5 semanas a partir da data da compra, desde que mantidos a uma temperatura constante de aproximadamente 4 °C.
Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.
Mas quando o ovo boia na água, significa que ele está velho ou passado. Ou seja: boiar não garante que o ovo realmente esteja ruim, mas sim que ele já tem bastante tempo. Nesse caso, vale a pena abrir o ovo em um compartimento separado e checar suas características, assim como explicaremos mais adiante.
A data de validade é indicativa e está tanto nas caixas como marcada nos próprios ovos. Comer ovos fora do prazo não é sinal, à partida, que estejam estragados, por isso podem ser usados para cozinhados. Só se estiverem estragados é que será problemático. A salmonela é uma das consequências.
Essa avaliação consiste em checar se o ovo vai afundar ou flutuar, caso afunde é novo, se flutuar é velho. Outra dica é quebrar o ovo, depois observar se a gema se mantém no centro, sem se misturar com a clara. Se ela continuar centralizada o ovo está fresco, caso contrário sua produção é antiga.
Embora não seja ótimo ter que fazer isso quando o ovo está cru, ainda é a coisa certa a fazer. Outro método que você pode usar é ferver os ovos, descascar as cascas e depois armazenar os ovos podres cozidos no freezer para quando você tiver lixo de comida suficiente para ir para a sacola de comida.
Nutricionista recomenda cuidado ao armazenar ovos para manter frescura. Temperatura estável é essencial para evitar contaminação por microrganismos. Geladeira conserva frescor por mais tempo, mas porta não é ideal.
De acordo com os nutricionistas, o consumo de até três ovos por dia é considerado normal. Em alguns casos, essa quantidade pode ser elevada, chegando a algo entre cinco e sete ovos por dia, mas sempre com orientação médica e de forma alinhada à necessidade de cada metabolismo.
No entanto, se ele não for armazenado corretamente ou usado dentro do período de validade, pode causar prejuízos à saúde. Ao consumir ovo estragado, qualquer pessoa pode correr riscos de infecção alimentar, especialmente pela contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo.
Basta colocar o ovo em um copo com água e observar: ❌ Se boiar: Pode descartar! O ovo está estragado. Isso acontece porque, com o tempo, ele perde umidade e ar entra pela casca, formando uma bolsa de ar que o faz flutuar.
“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo.
Quanto tempo para cozinhar um ovo depois que a água ferve?
O ponto de cozimento do ovo para aqueles que gostam de gema dura, mas não passada, é de 12 minutos. 12 minutos para ovo bem cozido com gema dura. Agora, se você quer o ponto do ovo com gema cremosa, mas não crua, e a clara bem cozida, o tempo de fervura é de 7 minutos. 6 a 7 minutos para ovo cozido com gema cremosa.
Em suma, o teste do ovo pode ajudar a perceber se um ovo está fresco ou não, e não se deve consumi-lo caso flutue, mas o facto de não flutuar não garante que não possa estar contaminado por patogénicos.
Qual o tempo de cozimento de um ovo? O tempo de cozimento de um ovo depende do grau de cozimento desejado: gema mole: 4-6 minutos; Gema média: 6-8 minutos; Gema dura: 8-10 minutos. Como saber se o ovo cozido está pronto?