Quando o SENHOR viu que Lia não era amada, permitiu que ela tivesse filhos; Raquel, porém, era estéril. Lia engravidou e deu à luz um filho. Chamou-o de Rúben, pois disse: “O SENHOR viu minha infelicidade, e agora meu marido me amará”. Pouco tempo depois, Lia engravidou novamente e deu à luz outro filho.
Lia, a filha mais velha, porém, “tinha olhos baços” (Gn 29:17). Literalmente, “olhos caídos”, “sem brilho” ou “fracos”. Alguns têm assumido que sua visão era deficiente. A passagem, contudo, não diz que Lia tinha olhos deficientes, mas Raquel podia ver bem.
Há outras mulheres estéreis destacadas no Antigo Testamento. Raquel, casada com Jacó, só via filhos nascerem para ele de sua irmã Lia e de suas servas. E Bíblia diz que “Deus se lembrou de Raquel, ouviu sua prece e lhe abriu o útero”.
Aparência. Lia é descrita como tendo um “olhar terno” (em hebraico: ועיני לאה רכות) quando é apresentada em Gênesis 29:16-17. É debatido se o adjetivo "terno" (רכות) foi usado para significar "delicado e suave" ou "fraco". Algumas traduções indicam que "olhar terno" pode significar que Lia possuía olhos azuis ou claros ...
Era uma história marcada pela falta de amor, desprezo, e qualquer demonstração de afeto; em determinado momento, eu questionei minha mãe: “Por que Jacó não amava Lia?” e a resposta foi: “Deus tinha um próposito maior na vida dela”.
A história de Lia na Bíblia | episódio 3. Jacó amava Raquel muito mais do que amava Lia. Como Raquel não podia ter filhos, ela culpou seu marido e depois permitiu que sua serva, Bila, gerasse filhos no lugar dela.
A mulher com sete filhos foi uma mártir judia descrita em II Macabeus 7 e em outras fontes. Embora seu nome não tenha sido citado no texto bíblico, ela é chamada popularmente de Ana (Hannah), Míriam e Salomônia. 1863.
- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.
O que são olhos tenros no hebraico? Podem indicar tanto suavidade e delicadeza quanto inocência ou falta de força. Então, na situação de Lia e Raquel, talvez o olhar de Lia não fosse tão marcante quanto o da irmã.
Você as verá transformadas em glória, em gozo e louvor ao Senhor. Gênesis 29:31 nos diz que "... Lia era desprezada." Ela sofria porque tinha um pai enganador e sem princípios, tinha uma irmã que a desprezava e um marido que não a amava.
O que acontece com Lia e Raquel? Enquanto Jacó parte para o Egito para encontrar José e viver até aos 147 anos, Lia (Ingra Lyberato) continua ligada aos sete filhos que teve com Jacó, até sua morte, antes do marido.
Quando o Senhor viu que Lia era desprezada, fez com que ela fosse fecunda, ao passo que Raquel era estéril. Assim, Lia ficou grávida e deu à luz um filho, a quem deu o nome de Rúben, pois disse: — O Senhor viu a minha aflição. Por isso, agora meu marido vai me amar.
É uma tradição para defender que não houve ato sexual. Tanto Joaquim quanto Ana já eram idosos, não podia ter filhos e, nesse sentido, Maria foi concebida não por vias biológicas", explica.
Curiosamente, Rute não havia concebido em seu casamento anterior de dez anos. Podemos supor que ela era estéril durante esse tempo, mas Deus abriu seu ventre neste momento para dar à luz. Ela faz isso com um menino chamado Obede, que se torna o avô do grande rei Davi.
As situações de infertilidade sempre estão rodeadas de conflitos entre as mulheres: Sara é infértil enquanto que Hagar engravida de Abraão (Gn16); Raquel tem ciúme de Lia, pois esta engravida dando descendência a Jacó (Gn 30); Ana é infértil e por isso, tem conflitos com Penina, a outra mulher de Elcana (1 Sm1).
A Bíblia não menciona explicitamente a fertilização in vitro ou outros tratamentos modernos de fertilidade, pois essas tecnologias não eram conhecidas no momento em que foi escrita. No entanto, os cristãos recorrem frequentemente aos princípios bíblicos para orientar a sua compreensão.
Por isso deram a ele o nome de Jacó. Isaque tinha sessenta anos de idade quando Rebeca deu à luz. Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um caçador habilidoso, e vivia pelos campos.
18 Então disse Lia: Deus me deu a minha recompensa, pois dei minha serva ao meu marido; e chamou o seu nome Issacar. 19 E Lia concebeu outra vez, e deu a Jacó um sexto filho. 20 E disse Lia: Deus me deu uma boa dádiva; desta vez morará comigo o meu marido, porque lhe dei seis filhos; e chamou o seu nome Zebulom.