Fita para curativos: diversas opções As fitas, tanto esparadrapos quanto micropores, são materiais indicados para fixação de bandagens e ataduras, curativos, rótulos de soro, identificação de seringas, fechamento de embalagens de papel, entre outros.
A Fita Micropore Nexcare Bege é a melhor escolha para fixação de curativos ou gazes. Isso porque, além de proteger o ferimento, ela mantém a pele respirando, não deixa resíduos ou irritações na pele e é resistente à água.
Cubra a ferida com gaze seca e prenda-a com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias. 4. Caso o corte seja grande ou esteja sujo, é aconselhado passar solução antisséptica, como iodopovidona, até o fechamento da ferida, para evitar infecção.
NÃO COLOCA ESPARADRAPO NO CURATIVO - VEJA O PORQUÊ!
O que colocar na ferida para não grudar?
A compressa não aderente é um tipo de curativo desenvolvido para ser aplicado diretamente sobre a área afetada. A diferença é que ele não gruda na ferida durante a fase de cicatrização.
O primeiro passo é lavar o ferimento imediatamente com água corrente e sabão neutro. Seque o local com um pano limpo. Se o machucado for superficial, passe o soro fisiológico e tampe com gaze.
Fixação de curativos: A fita crepe hospitalar é frequentemente usada para fixar curativos e bandagens em feridas ou incisões cirúrgicas. Ela fornece uma maneira segura de manter os curativos no lugar, evitando deslocamentos indesejados e protegendo a área afetada.
A Fita Micropore Nexcare Bege é a escolha número um em fitas hospitalares. Ela foi projetada para ter o máximo de suavidade, não interferindo nas funções normais da pele e permitindo que ela transpire para melhor conforto. É perfeita para a fixação de curativos, gazes, cateteres, sondas e curativos de drenos.
Em casos em que o corte já parou de sangrar e não há risco de contaminação, pode não ser necessário o uso de gaze, bastando apenas um band-aid para proteger a área. Aplique antisséptico: Caso o corte seja grande ou esteja sujo, é indicado passar solução antisséptica, até o fechamento da ferida, para evitar infecção.
É melhor cobrir o machucado ou deixar ele respirar?
Não tem crença popular mais conhecida do que aquela que diz que a ferida tem de “tomar ar” para sarar. Você certamente já deve ter ouvido isso muitas vezes da sua mãe ou da sua avó quando se ralava no chão. Infelizmente, deixar o ferimento “respirar” não acelera a cicatrização.
Os esparadrapos são fitas que possuem uma parte adesiva, que se fixa firmemente na pele, sendo muito utilizados em curativos e primeiros socorros de forma geral. Por outro lado, o micropore é um tipo de fita adesiva mais fina e respirável, que não apresenta tanta fixação quanto os esparadrapos.
Para machucados mais simples, uma maneira fácil de fazer o curativo em feridas abertas é colocar uma gaze que cobre a área e fixar o material com esparadrapo. Se quiser uma proteção a mais, você pode enfaixar a parte machucada. O uso de pomadas também é adequado para a cicatrização da ferida³.
A Fita Transparente Nexcare® é a escolha número um em fitas hospitalares: é uma fita transparente que deixa sua pele respirar. É perfeita para a fixação de curativos ou gazes para rápidas aplicações sem deixar resíduos ou irritações na pele, fixação de cateteres, sondas e curativos de drenos.
Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico; Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo; Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.
A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.
O tradicional é envolver o curativo com plástico filme, depois enrolar uma toalha, e então colocar sacolas plásticas e fechar com fita adesiva. Um processo trabalhoso e que pode ser falho, pois as sacolas de mercado tendem a serem pouco resistentes e a fita adesiva pode machucar a pele no momento de retirar.
Espuma. Os curativos de espuma são uma alternativa segura à gaze e costumam ser mais úteis nos estágios iniciais da cicatrização. A espuma ajuda a acelerar a cicatrização, pois mantém a ferida selada e reduz, assim, a perda de sangue em torno da lesão.
Para fazer a bandagem, é necessário contar com água ou solução estéril para limpar o machucado, pomada hidratante, analgésica ou com antibiótico tópico, para proteger a região e aliviar a dor, e gaze, faixa ou curativo hidrocoloide para queimaduras.
Alguns cicatrizantes naturais, como o barbatimão, possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias. Ao serem utilizados como ingredientes de produtos para o tratamento de lesões, podem ajudar a diminuir a inflamação e estimular a regeneração da pele, acelerando a cicatrização de feridas.