Aplicar várias camadas de selante ou verniz impermeável não apenas aumenta a proteção contra a umidade e manchas, mas também proporciona uma cobertura mais duradoura e resistente às condições climáticas.
O que passar na madeira para proteger da humidade?
Escolha o verniz da cor desejada e aplique-o na madeira. Existem diferentes tons disponíveis, e além da função de proteção e impermeabilização, o verniz pode oferecer um acabamento brilhante ou fosco, proporcionando ganhos estéticos à porta de madeira.
Para proteger melhor a madeira contra umidade é necessário que ela seja mantida fora do contato direto com o solo e a água, que não haja circulação de ar em áreas úmidas e as madeiras expostas sejam protegidas com tintas, vernizes ou outros tipo de cobertura.
Como impermeabilizar madeira para não entrar água?
Nesse caso, a solução ideal deve ser preparada à base d'água e pode ser chamada de selante ou vedante. Existem diversos produtos que podem ser utilizados na hora de impermeabilizar madeiras. Porém, é importante colocar uma série de ações em prática para garantir que esse processo seja realmente efetivo.
na área externa, que pega chuva ou que molha quando você lava seu piso, você vai utilizar uma garrafa pet transparente. cortada ao meio. e um secador de cabelo ou um soprador térmico. Você vai esquentar essa garrafa, ela vai retrair e se moldar no pé do seu móvel, assim protegendo.
Selante ou verniz impermeável adequado para madeira. Panos limpos. Luvas de proteção. Máscara facial (se estiver trabalhando em ambientes fechados com pouca ventilação)
Óleo de linhaça refinado. O óleo de linhaça é usado há séculos para proteger e acabar madeira. É sem dúvida um dos acabamentos para madeira mais populares do mundo. Protege a madeira, seca lentamente e dá um acabamento quente com lustro discreto que acentua os veios da madeira.
As aplicações do verniz na madeira impede a absorção de água ou qualquer tipo de umidade, aumentando assim consideravelmente a sua vida útil. Com o verniz, a vida útil da peça aumenta em até quatro vezes. Já uma peça sem acabamento está mais frágil e, por isso, poderá apodrecer facilmente.
De forma geral, ambos oferecem proteção, a maior diferença está em suas características. O verniz cria uma camada durável sobre a madeira que impermeabiliza a peça, tornando-a mais resistente a danos causados pelo uso diário ou exposição ao sol pois possui diferentes níveis de filtro solar.
Existe no mercado uma série de tipos de resinas para madeira, ou resinas impermeabilizantes e as mais conhecidas são as resinas acrílicas, base água ou base solvente, resina de poliuretano e a resina epóxi.
Você pode usar uma solução de água e vinagre ou uma solução de água sanitária diluída, aplicando-a nas áreas afetadas e esfregando suavemente com uma escova de cerdas macias. Após a limpeza, enxágue a área com água limpa e seque completamente.
É comum encontrar opções de óleo para impermeabilizar a madeira. Os óleos de linhaça, tungue e noz são os mais utilizados para fazer esse procedimento. Vale destacar que o óleo é mais indicado para pequenos projetos, então, quando se pensa em reformas maiores, o óleo só deverá ser usado quando for de ótima qualidade.
O verniz acrílico é resistente às intempéries como sol e chuva e pode ser usado em ambientes internos e externos. Como principal característica, possui alta resistência no acabamento de paredes, pedras e tijolos, evitando desbotamento e manchas, contribuindo para a durabilidade da pintura.
Proteção contra umidade: A umidade é um dos principais inimigos da madeira, pois pode causar apodrecimento e deformações. Certifique-se de que sua construção de madeira esteja protegida contra a umidade. Utilize vernizes, seladores ou impermeabilizantes adequados para criar uma barreira protetora.
O stain oferece alta durabilidade e facilidade de manutenção. Ele não descasca e permite reaplicações sem a necessidade de remover camadas antigas. Já o verniz proporciona uma barreira protetora eficiente, aumentando a resistência e a vida útil da madeira.
Por sua vez, o verniz é uma película viscosa que, ao ser aplicada sobre a superfície, forma uma película protetora contra intempéries naturais, exposição à chuva e luz solar direta. Da mesma forma, realça o aspecto natural da madeira, conferindo mais brilho e durabilidade.
Ainda na primeira demão, após alguns minutos da aplicação, deve ser usada trincha para uniformizar o acabamento. O intervalo entre demãos é de pelo menos 12 horas. É indicado não manipular stain em dias muito frios, com temperaturas abaixo dos 10°C, nem aplicá-lo sobre madeiras verdes ou molhadas.
Ao contrário do verniz, o selador não cria uma película protetora sobre a madeira. Por isso, se aplicar só o selador, o acabamento não será tão bonito e impecável. Pra ter um bom resultado, é importante passar três camadas de selador e lixar a madeira entre uma aplicação e outra.
O mais indicado é o verniz. Ele conserva a superfície, valorizando o aspecto natural. Nossos vernizes à base de água são mais sustentáveis que os de outras marcas que não contam com essa composição.
A superfície da madeira deve ser limpa, seca e livre de poeira e resíduos antes da aplicação do verniz. Se necessário, a superfície pode ser lixada para remover imperfeições e proporcionar uma base lisa para o verniz.
Para a aplicação do impermeabilizante, você pode utilizar pincéis e rolos de pintura em madeira ou uma pistola de tinta. A escolha depende da sua preferência e do tipo de superfície a ser tratada.
O verniz cria uma barreira impermeável na superfície da madeira, impedindo a penetração de líquidos e protegendo o material contra danos causados pela umidade. Isso é especialmente importante em móveis que ficam expostos a ambientes úmidos.
Qual produto passar na madeira para impermeabilizar?
Esmalte Suvinil Cor & Proteção Base Água. Após usar um dos produtos citados acima, você pode completar o processo para impermeabilizar madeira com o Esmalte Suvinil Cor & Proteção Base Água. Ele é sustentável e emite menos poluentes para atmosfera em sua fabricação!
Os impregnantes, também conhecidos com stain, trabalham de uma forma um pouco distinta. Ao contrário do verniz, ele penetra na madeira e deixa seus poros dela abertos, nutrindo as suas fibras, e permitindo que a madeira “respire”.