Qual é o principal objetivo do CAPS?
Ele tem como principal objetivo manter os indivíduos perto de suas famílias e comunidades enquanto realizam o tratamento de forma humanizada. Hoje, os Centros de Atenção Psicossocial atendem pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, além daquelas que sofrem com a adição de álcool e outras drogas.O que o CAPS oferece aos pacientes?
Estes locais oferecem atendimentos para crianças, adolescentes e adultos com diferentes necessidades na área da saúde mental, incluindo acolhimento em ocorrências de crises, intenso sofrimento psíquico e situação aguda de dependência química.Quais os tratamentos que o CAPS oferece?
Podemos citar entre as diversas atividades médicas e terapêuticas realizadas pelo CAPS:
- Tratamento Médico: Tratamento com medicamentos psicoativos ou psicofármacos controlados.
- Atendimento psicoterápico: Sessões individuais ou em grupo onde são colocados em prática os conhecimentos e as técnicas da psicoterapia.
O que é oferecido no CAPS?
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.CAPS promove ação sobre saúde mental no Terminal Central
Quais serviços o CAPS oferece?
Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPSad, possuindo até 05 (cinco) leitos para acolhimento noturno.O que o CAPS faz?
O CAPS também atua no acolhimento às situações de crise, nos estados agudos da dependência química e de intenso sofrimento psíquico. A internação hospitalar só é indicada quando esgotadas todas as possibilidades terapêuticas disponíveis no CAPS.Quais atividades o CAPS pode realizar?
4.1.1 - A assistência prestada ao paciente no CAPS I inclui as seguintes atividades: a - atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); b - atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras);Quais são os 5 tipos de CAPS?
Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi).Quais doenças são tratadas no CAPS?
Os CAPS atendem pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão severa, além de indivíduos com dependência de álcool e outras drogas. Eles também oferecem suporte a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, por meio do CAPS Infantojuvenil (CAPSi).Qual o papel estratégico do CAPS?
Consiste em um dispositivo estratégico para a superação do modelo asilar, no contexto da reforma psiquiátrica, e para a criação de um novo lugar social para as pessoas com a experiência de sofrimento, decorrentes de transtornos mentais, incluindo aqueles por dependência de álcool e outras drogas.Quais são os transtornos mentais graves e persistentes?
Dados fornecidos por estudo realizado pela Universidade de Harvard indicam que, das dez doenças mais incapacitantes em todo o mundo, cinco são de origem psiquiátrica: depressão, transtorno afetivo bipolar, alcoolismo, esquizofrenia e transtorno obsessivo-compulsivo (MURRAY E LOPEZ, 1996 apud BRASIL, 2003).Quais são os princípios básicos do CAPS?
- Autonomia – ampliação dos laços sociais e afetivos, fortalecimento da. rede social e de apoio.
- Redução de Danos - práticas voltadas para minimizar as consequências. globais de uso de álcool e drogas, que não tenham a abstinência total.
- Desinstitucionalização – processo de desmontagem da lógica e da. estrutura manicomial.