Danos à pele: O bronzeamento artificial pode causar queimaduras, irritações, ressecamento da pele e até mesmo alergias devido aos produtos químicos presentes nos autobronzeadores.
Diminui fungos e bactérias. Minimiza dores musculares. Disfarça estrias, celulites, cicatrizes. E é claro deixa a pele com lindo bronzeado da cor do pecado rs 🤫🙄
A resposta é não. A Dra. Andrea Bannach, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e gerente médica da franquia de dermatologia no Aché Laboratórios, explica que qualquer exposição ao sol que promova bronzeamento é considerada uma agressão à pele, não sendo um hábito seguro.
Além de um efeito cosmético, a exposição a radiação ultravioleta do sol e de as câmaras de bronzeamento, danifica o DNA das células da pele. Ao longo da vida, seja no trabalho, nos momentos de lazer este dano é cientificamente reconhecido.
A pele fica desidratada e sensível e, em muitos casos, temos a morte celular com descamação intensa nos dias seguintes”, explica Dra. Monalisa Nunes, dermatologista. As queimaduras podem aparecer apenas como uma vermelhidão até a formação de bolhas. Algumas pessoas podem apresentar febre, calafrios e dor de cabeça.
Não é uma boa aparência. Além do risco de desenvolver câncer de pele, o bronzeamento artificial pode causar estragos estéticos em sua pele. Em vez do “brilho saudável” frequentemente citado pelos defensores do bronzeamento, o bronzeamento artificial pode desidratar e envelhecer prematuramente a pele.
O bronzeamento (ou queimadura) da pele depende exclusivamente da incidência de radiação ultravioleta (UV). E, na praia, ela não vem apenas de cima para baixo, como pode parecer, mas também de baixo para cima, já que é refletida na areia e na água do mar. "É por isso que dizemos que o mormaço queima", diz a médica.
As câmaras de bronzeamento predispõem ao câncer de pele e ao envelhecimento cutâneo, pois são uma potente fonte de radiação ultravioleta A (UVA). Esta radiação é o principal responsável pelo envelhecimento precoce , além de aumentar as chances de desenvolver câncer de pele.
Além disso, as câmaras de bronzeamento artificial emitem três vezes mais raios UV do que o sol. Por isso são tão eficientes, mas também por isso fazem tão mal.
De forma geral, a recomendação para adultos saudáveis de pele branca é de 15 a 20 minutos de banho de sol, três vezes por semana. Esse tempo aumenta à medida que a pele escurece, com recomendações de 30 a 40 minutos para quem tem pele morena e até 1 hora para quem tem pele negra.
Logo, para bronzear a pele muito branca, é preciso ter paciência. Invista em um bronzeado gradual, com uso constante e diário do protetor solar, juntamente com os cuidados pós-sol. É possível também usar um autobronzeador para conquistar um bronzeado temporário, se houver pressa.
A exposição solar nas horas de menor calor, evitando o horário entre as 10 e 16 horas, também é uma forma de obter um bronze saudável e duradouro, mas sempre com o uso de protetor solar com no mínimo FPS 30.
Benefícios Adicionais do bronze no sol: Além de um belo bronzeado, a exposição ao sol pode melhorar o humor e aumentar os níveis de energia e vitamina D 🌈. Máquina: As camas de bronzeamento artificial oferecem conveniência e controle sobre o tempo de exposição, ideal para quem tem uma agenda agitada. 💼
Apesar de ser uma forma prática e rápida de ter a pele bronzeada, os resultados do bronzeamento a jato não são muito duradouros, podendo durar até 10 dias após a aplicação.
Para bronzear mais rápido deve-se tomar sol com protetor solar adequado para o tipo de pele, fazer uma alimentação rica em betacarotenos e hidratar muito bem a pele diariamente. Estes cuidados devem ser iniciados antes de tomar sol e mantidos ao longo do tempo em que se está exposto ao sol.
Quanto tempo pode ficar na máquina de bronzeamento?
Após os produtos já aplicados, a cliente vai para a máquina, onde o tempo da sessão vai variar de acordo com o tom de pele, sem exceder 40 minutos; Depois do tempo estipulado pelo profissional, a cliente não pode tomar banho pelo período de 1 hora, pois nesse período ainda existe um processo de autobronzeamento.
Nossa pele é renovada em média a cada 21 dias, mas, tomando todos os cuidados citados acima e dependendo do seu tipo de pele, o seu bronzeado pode durar ainda mais. Em algumas pessoas o bronze pode durar até 60 dias!
Portanto, embora a pele bronzeada seja atraente, é necessário se atentar à exposição descuidada ao sol. Proteger a pele do rosto da exposição excessiva ao sol é indispensável para evitar esses riscos, e o uso de protetor solar para o rosto diariamente é uma das melhores maneiras de garantir essa proteção.
Quantas vezes por semana posso fazer bronzeamento artificial?
Aqui no Spazzio Bronze Danick as sessões do procedimento são feitas uma vez por semana. Este é o período ideal, pois existe o tempo correto de exposição para que a pele fique com a coloração bronzeada, sem causar danos.
Um dos métodos que pode auxiliar na camuflagem dos vasinhos é o bronzeamento artificial, pois com este procedimento é possível escurecer o tom da pele, proporcionando uma coloração bronzeada que faz com que as imperfeições da pele sejam minimizadas ao evidenciar o bronze.
A utilização aumenta o risco de câncer de pele – que é o campeão em ocorrências no Brasil –, incluindo o melanoma, que, embora mais raro, é o que oferece risco maior de metástase e morte.
Os horários de antes das 10h e depois das 16h são considerados mais saudáveis para se tomar sol porque neles a radiação UVB, que provoca queimaduras e aumenta o risco do desenvolvimento de câncer de pele, é menor.
A luz solar indireta, como a que se reflete na areia, na água, ou até mesmo quando você está sob uma sombra parcial, ainda contém raios UV suficientes para bronzear a pele. O bronzeado será mais gradual e uniforme, o que pode ser mais saudável a longo prazo.
A praia exerce o maior efeito de reflexão dos raios UV por ter areia ou água em toda a sua extensão, mas outros locais também podem oferecer o mesmo resultado.