A segunda verdade que aprendemos com a Ceia do Senhor diz respeito ao propósito da morte de Jesus. Conforme Mateus, o cálice representava “meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados” (Mt 26.28).
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte!
O objetivo da Santa Ceia é mostrar que você é salvo através de Jesus e acredita nisso. Portanto, para você participar deve acreditar fielmente no que está fazendo. De maneira idêntica, no próximo versículo (28) o apóstolo Paulo instrui que cada um deve tomar a decisão por si de participar ou não.
É a celebração da vitória, da graça do amor em Cristo Jesus. Por isso, afirmamos que a Santa Ceia é muito mais símbolo, descreve uma realidade que pode ser experienciada pela fé. Algo que penetra no coração humano e traz profunda satisfação que nos faz viver e gostar da vida como um dom de Deus.
Jesus respondeu: — Quem vai me trair é aquele que come no mesmo prato que eu. Pois o Filho do Homem vai morrer da maneira como dizem as Escrituras Sagradas; mas ai daquele que está traindo o Filho do Homem! Seria melhor para ele nunca ter nascido!
O que podemos aprender com a Santa Ceia do Senhor?
A Ceia do Senhor é ato sério e solene que traz à nossa memória o sacrifício vicário e expiatório que Jesus fez por nós na cruz, para perdoar os nossos pecados e restabelecer a comunhão entre o homem pecador e Deus santo!
Ao participarmos da Ceia do Senhor devemos entender que Jesus sabe de todas as coisas, conhece nossas fraquezas e dificuldades. Precisamos nos dedicar trabalhando para a obra de Deus, fazer tudo com respeito e obediência visando o melhor para o Reino de Deus.
A Ceia do Senhor é uma participação nos emblemas do corpo e do sangue de Jesus como expressão de fé Nele, nosso senhor e salvador. Nessa experiência de comunhão, Cristo está presente para encontrar-Se com Seu povo e fortalecê-lo.
Qual é a mensagem bíblica para o dia da Santa Ceia?
Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha". v.23: O mais precioso e definitivo pacto com a humanidade foi instituído na pior noite da humanidade: a noite da traição. v.24: Se agradece pelo pão, antes de comê-lo. Devemos em tudo dar graças.
BENEFÍCIOS DA SANTA CEIA DO SENHOR. INTRODUÇÃO: A Ceia do Senhor deve ser para nós um ato de profunda reverência e temor a Deus, onde nós como seu povo, expressamos nossa gratidão pelo maior ato de amor registrado pela história do homem – a entrega do Filho Unigênito.
Enquanto Jesus estava ainda à mesa com os Doze, tomou um pão e tendo reverentemente dado graças e pela bênção o santificado, deu um pedaço a cada um dos apóstolos, dizendo: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”; ou de acordo com a narrativa mais extensa: “Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de ...
Qual o significado da oração de Jesus no Jardim de Getsêmani?
Na oração de Jesus ao Pai, naquela noite terrível e estupenda do Getsêmani, a “terra” se torna “céu”; a “terra” da sua vontade humana, tomada pelo medo e pela angústia, foi assumida pela vontade divina, assim que a vontade de Deus se realizou sobre a terra.
O rompimento entre a religião e Ele serve para nos ensinar que não podemos nos comprometer com nenhum sistema, pois estes se corrompem facilmente. Apenas a Palavra de Deus nos conduz a caminhos eternos. São discípulos de Jesus aqueles que verdadeiramente estão dispostos a colocar em prática tudo que Ele ensinou.
Na última ceia, Jesus se entrega a Deus por nós mediante o pão e o vinho. Faz do pão o seu corpo (“Isto é o meu corpo, que é entregue por vocês, façam isto em memória de mim”) e faz do vinho o seu sangue (“Tomem isto e façam passar entre vocês… Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vocês”).
Qual é o significado do pão e vinho na Ceia do Senhor?
A Missa da Ceia do Senhor é repleta de simbolismo e significado espiritual. O pão e o vinho, transformados no Corpo e no Sangue de Cristo durante a consagração, representam o próprio Cristo, que se oferece como alimento espiritual para seus seguidores.
“Nesta celebração nós aprendemos a humildade. O Senhor lava os pés dos seus discípulos para nos dar o exemplo; e institui o mandamento do amor: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, nisto vocês serão conhecidos como meus discípulos”.