O que vai substituir o SAT?
CF-e-SAT será substituída pela NFC-e em 2026.O processo de transição do CF-e-SAT para a NFC-e é influenciado pela Emenda Constitucional 132/2023, que criou o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) .
O SAT ainda é obrigatório?
ATENÇÃO - UTILIZAÇÃO DO SAT E NFC-eO Artigo 25 da Portaria CAT-147/2012 foi revogado e, portanto, não se torna mais obrigatório ao contribuinte possuir um SAT reserva Ativo.
É obrigatório ter SAT para emitir NFC?
Sim. Por ser um documento eletrônico com validade jurídica, a emissão de NFC-e exige a segurança proporcionada pelo certificado digital.Quais SATs vão parar de funcionar?
A partir de agosto de 2024, a comunicação dos aparelhos SATs que utilizam protocolos SSL 3.0 será desligada, enquanto que a partir de outubro do mesmo ano, o mesmo acontecerá com os aparelhos que utilizam os protocolos TLS 1.0. Isso significa que esses aparelhos deixarão de funcionar para fins fiscais.Novas Mudanças NFCe em São Paulo Revogada Exigência do SAT
Quando o SAT vai acabar?
A partir de 1º de janeiro de 2026, o CF-e SAT será completamente descontinuado no estado de São Paulo, sendo substituído pela NFC-e como único modelo autorizado para a emissão de documentos fiscais.Qual o melhor SAT fiscal?
Sua excelente estabilidade e desempenho impecável colocam o Sat Fiscal Elgin Smart no topo da lista. Comparando-o com outros produtos concorrentes, como Bematech e Tanca, fica claro que a Elgin fez um trabalho incrível ao desenvolver este modelo.Tem como emitir Nota Fiscal sem o SAT?
Isso significa que os contribuintes não precisam mais possuir um SAT para emitir NFC-e. Eles podem optar por utilizar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) como meio de registro e transmissão de suas operações.O que é aidof?
A AIDF, Autorização para Impressão de Documentos Fiscais, é o meio pelo qual o contribuinte solicita impressos de documentos fiscais.Qual o prazo para inutilizar uma NFC?
A inutilização de número de NF-e/NFC-e e CT-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à Sefaz, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e/NFC-e e CT-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e/NFC-e e CT-e.O MEI precisa de um SAT?
Contribuinte optante pelo Regime do Simples Nacional na condição de Microempreendedor Individual (MEI) deve ter auferido receita bruta de até R$ 60.000,00 no ano calendário anterior (R$ 81.000,00 a partir de 01/01/2018) e, portanto, não está obrigado à substituição da Nota Fiscal modelo 2 pelo CF-e-SAT.Qual a diferença entre o SAT e a NFC-e?
As vantagens do uso do equipamento SAT estão principalmente na redução de custos com a emissão de cupons em papel. Além disso, você pode cancelar um cupom em até 30 minutos em caso de erro, algo que não é possível com a NFC-e. Por outro lado, para emitir uma NFC-e, o contribuinte não terá custo algum com equipamentos.Tem como fazer o SAT em casa?
A prova SAT continua sendo presencialEmbora o teste seja digital e você possa realizá-lo em um dispositivo próprio, você não poderá realizá-lo em casa. Ainda será necessário comparecer ao local de prova escolhido para realizar o SAT.
O SAT não é mais obrigatório?
Por que não é mais obrigatório o uso do SAT e o que utilizar no seu lugar? Foi publicada em 27 de dezembro de 2023, a Portaria SRE-84/2023, que revoga o Artigo 25 da Portaria CAT-147/2012. Dessa forma, não se torna mais obrigatório ao contribuinte possuir um SAT reserva ativo.É possível fazer o SAT no Brasil?
Para realizar o SAT, é necessário se inscrever por meio do site do College Board. Na página, é possível ver os centros de aplicação do exame no Brasil, bem como as próximas datas de realização. Atualmente, no Brasil, a prova é aplicada cerca de sete vezes ao ano em centros oficiais em todas as regiões.Como posso ativar um SAT desativado?
A ativação do SAT pode ser feita pelo Aplicativo Comercial ou pelo software de ativação fornecido pelo fabricante. Consulte o manual do equipamento SAT ou o fabricante para obter instruções. Importante: Verifique se o firewall da empresa está configurado para permitir a comunicação do SAT com a SEFAZ.Quem precisa solicitar a AIDF?
O produtor rural deve utilizar o Sistema da AIDF Eletrônica para solicitar a confecção de impressos fiscais modelo 4.O que é AEDF e?
Observação: É necessário ter uma autorização chamada AEDF-e (Autorização para Emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos) que é feito pelo Sistema de Geração de Notas Fiscais Eletrônicas da SMR (Secretaria Municipal da Receita).Como posso solicitar a AIDF?
Como emitir uma AIDF?
- Entre no site da Secretaria de estado em que o estabelecimento está sediado;
- É preciso fazer login por meio do SIARE – Sistema integrado de administração da Receita Federal, no módulo controle de Documentos Fiscais.