Sobrecarregar a tomada com múltiplos aparelhos ou usar um cabo que não é compatível com a demanda de energia do micro-ondas pode gerar o superaquecimento e o derretimento do cabo.
Se o plug está derretendo é porque vocês estão tentando ligar aparelho em uma rede elétrica que não suporta a corrente. Não. Não é isso que tem que fazer. Se a tomada derreter, tem que trocar ela.
Isso precisa ser muito bem observado, pois o forno de microondas consome energia elétrica considerável. Qualquer folga ou uso de fiação com bitola inferior ao recomendado provoca aquecimento e até incêndios.
Tomada Do Microondas Derretendo - Problema Solucionado
O que devo fazer quando a tomada do meu micro-ondas está derretendo?
Certifique-se de que a tomada não esteja sobrecarregada. Tomadas aquecendo podem ser resultado do uso de dispositivos que consomem muita energia ou que estão acima da capacidade da tomada. Desconecte dispositivos extras e tente usar um dispositivo diferente para verificar se o problema persiste.
Se seu produto for 110V, precisará de uma tomada de 20A; se for 220V, uma tomada de 10A. Providencie o aterramento conforme a norma NBR5410, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O fio terra do produto não pode ser ligado ao neutro da rede elétrica nem a canos de água ou de gás.
Já um chuveiro 127V e 5500W de potência pode usar um cabo de 10 mm². Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. Dependendo das características da sua rede elétrica, o cabo de 4 mm² também pode funcionar.
A maioria dos micro-ondas no Brasil opera em 110V, mas em algumas regiões e residências, a voltagem pode ser de 220V. Se você conectar um micro-ondas de 110V em uma tomada de 220V, pode causar danos irreparáveis ao aparelho.
Ele se chama fusível, é um componente, é só um fio fino, hora que a corrente fica acima de certo valor, digamos 10 amperes, esse fio fino dentro do fusível aquece a ponto de derreter, e desliga o circuito protegendo de eventuais curtos maiores internamente.
Com cautela, o benjamin pode ser utilizado como um item provisório para uma ligação de energia pontual. Por que não utilizar benjamin? Queda na qualidade da energia: O uso de benjamins pode comprometer a qualidade da energia fornecida aos dispositivos conectados.
É comum o plugue ficar quente, mas não realmente quente. Isso também é um risco de incêndio, e o motivo pelo qual você nunca deve usar aquecedores elétricos em extensões.
É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.
O que acontece é que, ao puxar o plugue, uma faísca salta no ar entre os pinos e as tomadas, e essa faísca queima a tomada. Você pode saber que esse é o caso, pois as queimaduras estão apenas no lado da carga e não no neutro.
Tomadas de porcelana/ceramic com aluminio pode resistir a alta temperatura Silastic picos de 500Cº e resistir a alta tensão 220/600V 35A pode resistir ao ácido, alcaloide e pressões mecânicas.
Usar um cabo de 4mm para uma tomada de 20 amperes pode ser considerado desperdício de recursos, a não ser que o cabo já esteja disponível de uma obra anterior. Deve-se ter cuidado ao inserir um cabo mais grosso na tomada e considerar que este cabo suportaria uma carga maior do que a prevista para a tomada.
Qual a amperagem que um microondas de 127V suporta?
A potência média de um forno microondas é de 1500 watts, o que conduz uma corrente aproximada de 12 amperes, se utilizado em uma rede de 127 V; e 7 amperes, se utilizado em redes de 220 V.
Você já notou que as tomadas de alguns eletrodomésticos como microondas e secadores de cabelo possuem um plug com pinos mais grossos? 🤔 Isso ocorre pela diferença de amperagem entre os aparelhos, e por uma questão de segurança também!
Pode ligar o microondas na mesma tomada da geladeira?
Nunca conecte a sua geladeira em extensões ou adaptadores com outro eletrodoméstico na mesma tomada — isso pode prejudicar seu funcionamento, provocar sobrecarga elétrica e acidentes com fogo.
E com qualquer coisa menos que perfeita, ele vai ficar muito quente e derreter as coisas. O excesso de calor no plugue/tomada é devido a uma má conexão, isso pode ser a fiação da tomada, as partes internas da tomada em si, a conexão entre o plugue e a tomada, ou do fusível dentro do plugue.
Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especifícação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.
Quando o plugue não encaixa é preciso trocar a tomada. E tem mais: você precisa saber se o cabo que alimenta esse ponto tem 2,5 mm², bitola que suporta até 23 A. Apesar de esse tipo de fio ser frequente, adote a recomendação do Inmetro e peça a um eletricista que avalie a instalação.
Se houver uma resistência maior que o normal, a tomada pode aquecer. Inspecione a tomada e o plugue e substitua-os se necessário ou entre em contato com um eletricista.