Como evitar que o ar entre nos canos Uma maneira eficaz de prevenir a entrada de ar nas tubulações é fechar o registro principal quando o fornecimento de água for interrompido. "Se isso não for possível, especialmente quando não estamos em casa, uma alternativa é instalar uma válvula bloqueadora de ar", diz Felipe.
E para prevenir a entrada de ar no cano, lembre-se de fechar o registro geral sempre que houver cortes de água no imóvel ou for realizada alguma manutenção ou conserto. Só volte a abrí-lo 20 minutos depois do retorno da água ou do fim do conserto. Isso evita que a água empurre o ar para dentro da tubulação.
Sim, você deve deixar as torneiras abertas para remover o ar das tubulações. Ao abrir as torneiras, especialmente a mais alta e outras ao longo do caminho de volta para a fonte principal, você permite que o ar preso nos canos seja empurrado pela água e eventualmente expulso pelo fluxo.
Vazamentos nas Tubulações: Quando há vazamentos nas tubulações, pode ocorrer uma entrada de ar no sistema, o que resulta em bolhas de ar nas torneiras. Manutenção ou Reparos: Durante serviços de manutenção ou reparos na rede de água, o sistema pode ser aberto, permitindo que o ar entre nas tubulações.
COMO RETIRAR O AR DA TUBULAÇÃO DE ÁGUA EM 1 MINUTO (RÁPIDO E FÁCIL)
Por que entra ar nos canos?
O principal fator que causa ar na tubulação é a interrupção do próprio fluxo hídrico, ou seja: a falta de água ou cortes. Esse desvio deixa uma parte de água parada durante muito tempo, formando alguns espaços vazios. Assim, nada consegue passar pelos canos e é necessário eliminar a pressão que surgiu.
Normalmente acontece em prédios, na linha vertical por onde passam os canos de esgoto. Mais uma vez, o motivo é que a água está com muita pressurização, fazendo, inclusive, com que os tubos hidráulicos cheguem a trepidar.
Uma maneira eficaz de prevenir a entrada de ar nas tubulações é fechar o registro principal quando o fornecimento de água for interrompido. "Se isso não for possível, especialmente quando não estamos em casa, uma alternativa é instalar uma válvula bloqueadora de ar", diz Felipe.
Uma das técnicas mais eficazes para tirar ar do cano que vem da rua é despressurizar o sistema. Para isso, você deve fechar a torneira principal e abrir todas as torneiras da casa, começando pela mais alta. Isso permitirá que o ar acumulado escape, enquanto a água é drenada.
O que significa a presença de bolhas de ar no cano de água?
Se a caixa d'água está criando bolhas de ar no encanamento, será necessário instalar um tubo de ventilação, conhecido por suspiro, extrator de ar ou coluna de ventilação. É uma peça simples e que o encanador consegue colocar rapidamente.
Uma maneira eficaz de como tirar o ar do encanamento de água é abrir todas as torneiras da casa. Comece pelas torneiras mais baixas, como as do térreo, e depois vá subindo para as torneiras dos andares superiores. Deixe a água correr por alguns minutos, permitindo, assim, que o ar preso seja liberado.
De forma geral, as válvulas de retenção são instaladas no início das linhas de tubulações, entre a saída das bombas e dos registros. O objetivo é que consigam proteger as bombas de golpe de aríete, ação que ocorre devido a cessação brusca do escoamento, em casos especiais por falta de energia elétrica.
Para acabar com as frestas da janela e reduzir a entrada de calor é ideal o uso de um Veda Frestas. Um perfil de borracha e com instalação por adesivo, o Veda Frestas faz a vedação da sua janela, acabando com o vão e impedindo que haja a entrada de calor.
Segundo Felipe, a entrada de ar na tubulação ocorre comumente durante a instalação, manutenção e vazamentos, e pode ser ocasionado pela falta de instalação de suspiro na tubulação da caixa d'água e variações na pressão da rede de abastecimento.
Aquamax® é uma válvula que bloqueia a entrada de ar que chega no hidrômetro. Sua tecnologia faz com que o ar retorne a tubulação da rua sem ser contabilizado, ou seja, você vai pagar somente pela água consumida e não mais pelo volume de ar.
A Cesan diz que não proíbe os bloqueadores, mas não os recomenda. A Companhia de São Paulo, a Sabesp, também diz que a entrada de ar na rede é uma 'exceção'. Para ela, os bloqueadores de ar são 'podem trazer problemas ao abastecimento do imóvel e não têm sua eficiência comprovada.
Segundo Ricardo, o ruído pode ser reduzido ou amenizado com o isolamento estrutural, desvinculando o emissor de ruído da estrutura. "Para isso, é preciso fixar a tubulação à estrutura e, ao mesmo tempo, isolá-la para evitar que o barulho seja transmitido.
Encanamentos de água sofrem mudanças de pressão e temperatura. Quando a água está correndo e é repentinamente desligada, o líquido fica acumulado. Como ele não tem para onde ir, começa a bater contra a válvula de fechamento. O processo é chamado de golpe de aríete (ou martelada) e provoca um som alto e estrondoso.
Canos mal instalados ou soltos podem causar ruídos significativos. Isso ocorre porque a água que flui rapidamente pode fazer com que os canos vibrem e batam contra estruturas próximas. Nesse caso, a melhor solução é ter um encanador profissional para verificar e corrigir a instalação dos canos.
Depois de observar pontos básicos da parte hidráulica de um imóvel, e comprovar que a falta da pressão, vazão e velocidade está no posicionamento da caixa d'água, usar uma bomba pressurizadora será a solução. O pressurizador é um equipamento que consegue dar a força necessária para a água chegar nas torneiras.
O que devo fazer quando a água não sobe para a caixa d'água?
Pode estar entrando ar no tubo; A válvula de pé pode estar entupida; O injetor da bomba pode estar obstruído; A bomba utilizada não ser a correta para o sistema.