Informações sobre a cor preta. Como o preto é cientificamente o resultado da ausência de luz, ele normalmente representa a noite e a escuridão. No espectro RGB o preto é obtido com 0 de vermelho, 0 de verde e 0 de azul. Já no espectro CMYK é o resultado de 0% de ciano, 0% de magenta, 0% de amarelo e 100% de preto.
O preto significa, de facto, a ausência de luz. Por conseguinte, de um ponto de vista científico, o preto não é definido por um comprimento de onda da luz como as outras cores. O preto não é, portanto, tecnicamente uma cor. O preto representa a ausência de luz ou a absorção de todas as cores.
É neste dualismo que se expressa a cor preta que remete para a ausência de luz e, simbolicamente, de esperança na salvação. Mas é também a cor que indica o resultado da punição de Deus cuja justiça envia os descrentes e os pecadores para a eterna condenação, marcando-os com o sinal punitivo da cor preta.
O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional. Além disso, é considerado um tom masculino e impessoal.
No Feng Shui, preto é a cor do elemento água e representa sabedoria, profundidade intelectual, despertar de insights e forte conexão espiritual. Nos ambientes – tanto em perspectiva quanto em disposição, preto é uma cor que indica sensação de profundidade. Ele pode ser muito elegante e sofisticado.
Eles citam escrituras como Gálatas 3:28, 29: “Não há judeu nem gentio, nem escravo nem livre, nem há homem e mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus”.
A mais poderosa e neutra das cores, o preto é associado à força, formalidade e elegância. Uma cor versátil, sugere mistério e curiosidade, podendo ser relacionado a medo e memória emocional.
A cor preta também é neutra, porém poderosa. Geralmente está associada a: sofisticação, formalidade, poder, elegância, riqueza, mistério, estilo, sexualidade. A cor também representa vários conceitos negativos, como: medo, tristeza, mal, remorso e raiva.
O preto é um dos mais antigos pigmentos existentes. Inicialmente extraído do carvão ou ossos queimados, era amplamente utilizado pelos povos paleolíticos em pinturas nas cavernas [foto acima].
Tecnicamente, o verdadeiro preto não é uma cor. Ele é considerado a ausência de cor e é desprovido de coloração. Isto porque, quando a luz atinge um objeto preto, o objeto absorve todos os comprimentos de onda da luz.
Apesar de a luz branca ser normalmente encarada como “sem cor”, na realidade ela contém todas as cores do espectro visível. Quando a luz branca atinge um objeto, ele absorve algumas cores e reflete outras; e nós, observadores, enxergamos as cores que não foram absorvidas pelo objeto.
"Certamente ele era moreno, considerando a tez de pessoas daquela região e, principalmente, analisando a fisionomia de homens do deserto, gente que vive sob o sol intenso", comenta o designer gráfico brasileiro Cícero Moraes, especialista em reconstituição facial forense com trabalhos realizados para universidades ...
O primeiro é o oficial da corte etíope (Atos 8:27) que é batizado. Ele pode muito bem ser o início da igreja etíope na antiguidade. O segundo é Simão Niger (Níger significa “negro”), um dos líderes da Igreja em Antioquia. Pode haver mais negros na Bíblia.
Adão e Eva foram formados do pó da terra (Gênesis 2:7). E como o solo geralmente é de cor marrom, isso significa que eles também tinham pele marrom? Bem, sua pele “não era nem branca nem pálida, mas avermelhada, brilhando com a rica tonalidade da saúde” (Ellen White, Last Day Events 291.4). Não apenas isso.
O coloração preto pode comunicar um senso de sofisticação, elegância ou até mesmo rebeldia, dependendo de como é empregado. Ao alinhar o uso da cor preta com a imagem e a mensagem desejadas pela marca, as empresas podem evocar emoções específicas e se relacionar com seu público-alvo de forma mais eficaz.
É uma cor capaz de transmitir seriedade e formalidade, mas é também, historicamente falando, uma cor associada ao mal. Na Espanha, é uma cor que representa o luto.
Para fins legais, o Estatuto da Igualdade Racial estabelece que são consideradas pessoas negras as que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pelo IBGE e que possuam traços físicos, também chamados de fenotípicos, que as caracterizem como de cor preta ou parda.
Psicólogos explicam que essa cor reflete uma forte identidade pessoal, podendo transmitir elegância, mistério e criatividade, além de influenciar como os outros percebem quem a veste. A cor preta tornou-se a preferida para roupas, pois é um tom versátil, fácil de combinar, que oferece elegância e sofisticação.
De acordo com o antropólogo Messias Basques, doutor em antropologia pelo Museu Nacional, que pesquisa raça, questões raciais e povos indígenas, não há essencialmente uma diferença entre usar preto ou negro.