Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu. Os hebreus estabeleciam uma divisão entre o povo, que definiam como eleito por Deus, e os gentios, posteriormente denominados pagãos. Os povos Europeus que se converteram ao Cristianismo, nos seus primórdios, eram considerados gentios.
A palavra gentio (feminino: gentia) designa um não judeu ou israelita e deriva do termo latino gens (significando "clã" ou um "grupo de famílias") e é, muitas vezes, usada no plural. Os tradutores cristãos da Bíblia usaram esta palavra para designar coletivamente os povos e nações distintos do povo Israelita.
Os povos asiáticos e europeus que se converteram ao cristianismo, nos seus primórdios, eram considerados gentios. Eles podiam, porém, conviver com os judeus, fazendo negócios e morando entre eles. A Lei de Moisés não permitia maltratar estrangeiros (Lev 19,33-34).
Mateus 6:7-8 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) “Ao orar, não repitam frases vazias sem parar, como fazem os gentios. Eles acham que, se repetirem as palavras várias vezes, suas orações serão respondidas.
Nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.
Tratava os grupos minoritários com dignidade e mostrava compaixão pelos angustiados. O resultado de Sua missão foi que ninguém cuja vida Ele tocou permaneceu do mesmo jeito.
Nesse sentido – de serem pecadores, de terem transgredido a lei de Deus e de necessitarem da graça divina para a salvação – os judeus e os gentios eram iguais.
Eram os principais mestres nas sinagogas, o que os favoreceu como elemento de influência dentro do judaísmo após a destruição do Templo. São precursores por suas filosofias e ideias do judaísmo rabínico.
Deus instituiu este ato para distinguir o seu povo de outros povos, sendo que o homem deveria obedecer ao mandado Dele. Uma outra interpretação aponta para uma prática de higiene, para poupar o povo a doenças indesejáveis, tornando-a uma prática de fé.
Os descendentes de Noé são: Jafé, cujos descendentes são os gentios; Cão, cujos descendentes incluem os cananeus; e Sem, de quem procedeu Pelegue, em cujos dias foi dividida a Terra.
Somente após um arrebatamento, uma visão e uma palavra direta de Deus, é que Pedro admitiu a idéia de pregar aos gentios. Paulo, porém, era um judeu romano. Isso facilitava sua visão rumo aos povos não judeus. Deus o escolheu para essa missão: ser apóstolo aos gentios (At.
Inicialmente, acreditavam que os gentios precisavam seguir as leis judaicas para serem salvos. Os apóstolos, porém, reforçaram o ensino de Jesus, afirmando que a salvação é universal, sem distinção entre judeus e gentios (Romanos 3:29-30).
Quando a Bíblia fala dos “gentios”, está aludindo a uma distinção clara entre o povo de Israel — os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó — e todos os outros povos e nações do mundo. Essa distinção entre israelitas e gentios não era meramente geográfica ou racial.
O que uniu gentios e judeus? [Por meio do sangue de Cristo, o muro espiritual figurativo que separava judeus e gentios foi derrubado e os dois grupos se transformaram em “um novo homem” (Efésios 2:15), ou seja, unificaram-se formando um só corpo em Cristo.
Ele veio em sua própria terra e entre seu próprio povo, os judeus, mas ele não foi aceito. Mas a todos que o receberam, aos que creram nele, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, como resultado do desejo humano, mas da vontade de Deus.
Ela existe em todas as religiões, em todos os cultos, porque corresponde ao nosso modo humano de relacionamento com os outros e com Deus. No cristianismo, o costume de repetir a mesma invocação data desde os seus inícios.
Ele o diz na 1ª aos Coríntios (11, 23) ao falar do dogma eucarístico: “Eu recebi do Senhor o que vos transmiti”. O mesmo ele diz a respeito do matrimonio (1ª Cor 7, 10). Sua doutrina ele a recebeu do Senhor para pregar aos gentios, aos quais fora por Deus enviado como mensageiro da salvação.
Como era a salvação dos gentios no Antigo Testamento?
No Antigo Testamento, os gentios que seguiam a Deus não tinham que se tornar judeus para serem salvos, isto é, não precisavam se unir à nação de Israel. Houve pessoas salvas no mundo antes de Abraão, durante os dias de Abraão, e até mesmo após Abraão, que não faziam parte da nação de Israel (e.g., Melquisedeque em Gn.