A bateria estacionária é um tipo de bateria projetada para fornecer energia de forma constante e duradoura em situações em que a carga e descarga ocorrem lentamente, como em sistemas de backup de energia e fontes ininterruptas de energia.
Diferente das baterias automotivas, que são feitas para suportar ciclos de carga e descarga rápidos e frequentes, as baterias estacionárias são construídas para uma descarga mais lenta e constante, oferecendo uma reserva de energia confiável por longos períodos.
Uma carga elétrica estacionária cria, ao seu redor, um campo elétrico estacionário. Esse campo possui característica radial e é divergente no caso de uma carga fonte positiva e convergente no caso de uma negativa. Já para cargas elétricas em movimento observamos o surgimento de um campo magnético ao seu redor.
Qual a diferença entre bateria normal e estacionária?
Mais detalhes das diferenças entre elas: Uso: Baterias comuns são versáteis e usadas em uma variedade de aplicações cotidianas, como brinquedos, relógios, controles remotos, etc. Baterias estacionárias são usadas em aplicações específicas que exigem descarga lenta e constante, como sistemas de backup de energia.
Quanto tempo dura a carga de uma bateria estacionária?
Já as baterias estacionárias são feitas de materiais nobres, para uma maior durabilidade e segurança, durando em média de 4 a 5 anos, podendo em alguns casos durar até 8 anos, dependendo de cada caso e do número de cargas e recargas.
Ciclo de vida e profundidade de descarga da bateria estacionária
Qual a vantagem da bateria estacionária?
A bateria estacionária tem um filtro que neutraliza a emissão de gases tóxicos na atmosfera, o que permite a instalação do equipamento em ambientes empresariais, por exemplo, onde há presença de pessoas, sem causar danos à saúde.
Quanto tempo dura uma bateria estacionária de 70 amperes?
A Bateria Estacionária Freedom DF1000, possui capacidade de 70Ah para descarga em 100 horas e nível de tensão de 12Vcc. A linha de baterias estacionárias Freedom possui vida útil projetada superior a 4 anos e garantia de 2 anos contra defeitos de fabricação.
Quanto posso descarregar uma bateria estacionária?
Aliás, vale mencionar que as baterias estacionárias são elaboradas para ciclos de descarga com grande profundidade. Tais equipamentos podem ter uma descarga de até oitenta por cento sem perder com isso qualidade ou tempo de vida útil.
Apesar de a bateria estacionária ser diferente de uma bateria automotiva, é sim possível colocá-la em um carro. A única recomendação é utilizar sempre como bateria de apoio para a automotiva, levando em conta que a estacionária pode ser carregada e descarregada diversas vezes mais que uma automotiva.
Fornecem energia para hospitais, data centers e empresas em casos de queda de energia. Garantem energia em torres de comunicação em locais remotos ou em caso de falta de energia.
A tensão elétrica ou diferença de potencial (ddp) é a quantidade de energia gerada por pilhas ou baterias que move cargas elétricas para o restante do circuito elétrico, sendo de suma importância para o funcionamento dos circuitos. Ela é medida em Volt e calculada por meio da primeira lei de Ohm.
A primeira lei de Ohm aponta que se uma diferença de potencial é aplicada a um resistor com temperatura constante, ele será atravessado por uma corrente elétrica. Ela demonstra a relação entre tensão elétrica, resistência elétrica e corrente elétrica.
Estrutura: enquanto a bateria comum é constituída de muitas placas em paralelo, apresentando uma espessura mais fina e fornecendo uma grande corrente por um curto período de tempo, a bateria estacionária possui a espessura maior e é utilizada em aplicações de períodos mais extensos.
Qual a voltagem para carregar bateria estacionária?
Para baterias estacionárias, os valores de tensão de recarga devem ser controlados por estes equipamentos, sendo que, para recargas, a tensão deve ser limitada a 15,5V, e após o fim da recarga, manter a tensão de flutuação entre 13,2 e 13,8 Volts.
Qual a diferença entre uma bateria estacionária e uma bateria normal?
Uma bateria estacionária é feita para aguentar ciclos de carga muito mais fortes e frequentes em comparação ao de um automóvel. Enquanto uma bateria automotiva pode ser carregada somente algumas vezes antes de ser inutilizada, uma bateria estacionária consegue ser carregada e descarregada centenas de vezes.
Cada tipo de bateria possui funções específicas. No caso da estacionária, é importante evitar usá-la em carros, já que ela é projetada para suportar uma carga diferente da bateria automotiva. Além disso, tê-la como fonte principal do automóvel pode até causar problemas e, consequentemente, dores de cabeça.
Uma característica das baterias VRLA é que é permitido que sejam armazenadas deitadas sem a ocorrência de vazamentos. Dentre as vantagens do modelo temos maior vida útil, assim como a nobreak está livre de manutenção.
Qual a diferença entre bateria e bateria estacionária?
As baterias estacionárias conseguem realizar o acúmulo de energia para quando precisam ou são requisitadas e dessa maneira, possuem como principal característica a capacidade de fornecimento de energia de maneira constante. E essa acaba sendo a principal diferença entre a bateria estacionária e a bateria automotiva.
Qual a profundidade de descarga de uma bateria estacionária?
Normalmente, dimensionamos o banco de baterias para que tenha uma profundidade de descarga média de 25%, de forma que a vida útil seja próxima a 4 anos, com autonomia para até 3 dias sem sol.
O que significa a capacidade C10 em uma bateria estacionária?
Comercialmente, as baterias estacionárias geralmente vêm com informações como C100 (capacidade em 100 horas), C20 (capacidade em 20 horas) e C10 (capacidade em 10 horas). Esses valores indicam a capacidade da bateria em diferentes regimes de descarga.
As baterias estacionárias são projetadas para ciclos de descarga mais profundos. Elas possuem placas de chumbo que são mais espessas e suportam quantidades maiores de ciclos de carga e descarga. Desta forma, a depender da aplicação, as estacionárias sofrem até 100% (10,5V) de descarga sem prejudicar a sua vida útil.