São pápulas pedunculadas e amolecidas que surgem a partir da superfície da pele. Únicas ou múltiplas, elas variam entre 2mm e 10mm, com tendência a crescimento progressivo, sem involução espontânea.
Essa é uma das lesões cutâneas que aparecem naturalmente com a idade. Por isso, são mais comuns a partir dos 40 anos. E tem um fator genético: há famílias que as apresentam em maior frequência. Mas vale destacar que, muitas vezes, o aparecimento está relacionado a sobrepeso, obesidade e diabetes tipo 2.
Entre os riscos cosméticos, potencial para remoção incorreta e risco muito real de não tratar adequadamente um câncer de pele perigoso, o Dr. Sarnoff diz que tentar remover uma verruga em casa é altamente desaconselhável. “Eu nunca recomendaria a remoção de verrugas ou marcas de pele em casa”, diz ela.
As causas do fibroma variam de acordo com cada tipo. Geralmente eles se desenvolvem quando o crescimento celular descontrolado ocorre por uma razão desconhecida, ou como resultado de uma irritação ou lesão local. Os fibromas podem se formar em qualquer parte do corpo.
A causa exata do surgimento dos fibromas ou miomas ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores genéticos desempenhem um papel significativo. A principal hipótese médica é que os miomas estejam relacionados à alta produção dos hormônios estrogênio e progesterona.
VERRUGUINHAS NO PESCOÇO, PELES PENDURADAS NO PESCOÇO, FIBROMA MOLE, PINTAS NA PELE
Como eliminar fibroma mole?
Uma vez que se trata de uma lesão benigna, a técnica dermatológica mais comum é a técnica de corte. Trata-se de um procedimento simples, feito em consultório, que não necessita de pontos. Quase nunca precisa de anestesia e é utilizado um laser ou bisturi que corta o fibroma pela base e fica automaticamente coagulado.
Os sintomas de fibroma mole podem incluir a presença de pequenas protuberâncias na pele que são macias ao toque. Frequentemente, essas protuberâncias ocorrem em áreas do corpo onde a pele esfrega contra a própria pele ou roupas, como axilas, pescoço e virilhas.
O médico pode recomendar a administração de medicamentos e/ou aconselhar a realização de uma cirurgia. Os remédios mais usados para o tratamento dos fibromas são os inibidores de estrogênio e progesterona, como os anticoncepcionais, que podem ajudar a controlar o sangramento.
São lesões benignas da pele, geralmente localizadas no pescoço, axilas, colo e virilha. Sabe-se que seu aparecimento está relacionado com o avançar da idade, obesidade, gravidez, menopausa e alguns distúrbios endócrinos.
Quais são os sintomas de um dermatofibroma inflamado?
Os dermatofibromas são inofensivos e geralmente não causam sintomas, exceto possível coceira ou ulceração (feridas) após lesões menores. Em geral, não necessitam de tratamento, a menos que se tornem incômodos ou aumentem de tamanho. Um médico pode extraí-los cirurgicamente se necessário.
O laser é a técnica mais utilizada para resolver este problema. Alguns sinais nascem connosco mas outros vão surgindo ao longo da vida. Têm origem nos melanócitos, células produtoras de melanina (responsável pela pigmentação da pele).
Os fibromas podem possuir a mesma tonalidade da pele ou serem um pouco mais escuros e possuem diâmetro progressivo, ou seja, podem aumentar ao longo do tempo de acordo com as condições da pessoa. Ou seja, quanto maior a resistência à insulina, por exemplo, maior a tendência de crescimento do fibroma.
Apesar de assustador, o fibroma é um tumor benigno que pode crescer em qualquer lugar onde haja tecido conjuntivo. Muito comum no útero, onde recebe também a denominação de fibromioma, cresce nas paredes musculares desse órgão, no seu interior ou projetando-se para fora.
Os pólipos na pele, também conhecidos como acrocórdon, são crescimentos benignos que podem estar relacionados a fatores genéticos, excesso de peso, diabetes ou gravidez.
Se o sinal sangra ou produz secreção, ou se é muito diferente das suas outras pintas, também é recomendada a opinião especializada para descartar câncer de pele.
No caso de sinais benignos, uma opção segura e eficaz para a sua remoção é o Laser CO2 Fracionado. Outras modalidades terapêuticas para o tratamento deste tipo de sinais incluem curetagem, cauterização e excisão cirúrgica da lesão (com ou sem necessidade de sutura, a depender do caso).
Em alguns casos, pode ser indicada a extração do milium por meio de uma pequena cirurgia feita pelo dermatologista. Neste caso, o médico normalmente usa uma agulha e instrumentos especiais estéreis para a remoção das bolinhas com segurança.
Fibro-histiocitoma maligno é o sarcoma de tecidos moles mais encontrado em jovens. Raramente confina-se com exclusividade à pele e ao subcutâneo. O diagnóstico, na maioria das vezes, só é feito após excisão e estudo da peça cirúrgica. É agressivo, apresentando alto grau de recorrência local e metástases.
Devem ser removidas apenas as lesões que justifiquem a remoção, evitando cirurgias desnecessárias e as cicatrizes resultantes. Em geral, toda “pinta” ou sinal apresenta a possibilidade de transformação em câncer da pele.
Os lipomas são nódulos benignos constituídos por gordura, que se situam habitualmente debaixo da pele. Afetam cerca de 1 em cada 100 pessoas e podem desenvolver-se em diferentes partes do corpo. Na maioria dos casos não geram sintomas, mas podem ainda assim ser removidos.
A remoção do fibroma é geralmente o melhor tratamento. Mesmo que a maioria dos fibromas seja quase sempre benigna, o dentista pode determinar que a remoção do tecido como precaução é uma boa ideia. O dentista então enviará uma amostra de tecido para biópsia a um patologista especializado nesse tipo de amostra.
O Dermatofibroma é uma doença de pele benigna, que geralmente aparece nas pernas, braços ou tronco. Embora seja inofensivo, pode causar coceira, desconforto e uma aparência irregular na pele.