Um dermátomo é uma área definida de pele que possui inervação sensitiva derivada de um nervo espinal específico. Todos os dermátomos do ombro para baixo levam informações sensitivas para o SNC através dos nervos espinais. Os miótomos são análogos aos dermátomos, mas dizem respeito à inervação motora.
A palavra dermátomo possui origem grega, significando “áreas da pele”. Os dermátomos são na verdade áreas teóricas específicas do corpo humano, que são derivadas de células de um certo sómito. As áreas se espalham de acordo com o nervo espinhal dominante responsável por sua inervação.
Dermátomos dos membros superiores - Braços e mãos: são inervados pelos nervos que saem das vértebras C5 a T2; Dermátomos lombares e dos membros inferiores - Pernas e pés: contêm as regiões inervadas pelos nervos que saem das vértebras L1 a S1; Glúteos: é a área inervada pelos nervos que estão no sacro, em S2 à S5.
Quais são os sintomas de nervos inflamados no corpo humano?
A dor de um nervo inflamado é descrita como um tipo de dor intensa e lancinante que pode atingir a região lombar, glúteo, panturrilha ou pernas. Normalmente, ela vem junto de outros sintomas como limitação de movimentos e dor para realizar tarefas simples como sentar, deitar, levantar e manter a coluna reta.
Utilize um pincel como o que se encontra na pega da maioria dos martelos de reflexos e acaricie as regiões dos dermátomos, tanto no membro afetado como no não afetado, e pergunte ao doente se sente diferenças entre os locais.
O teste do miótomo da extremidade superior é efectuado com o doente na posição sentada. Como em praticamente qualquer avaliação, compare os resultados de ambos os lados. Com o doente na posição sentada, pedir-lhe para abduzir os braços até aproximadamente 90° e, em seguida, aplicar pressão para baixo nos braços.
Pré-ganglionar: esse conjunto está situado no sistema nervoso central e tem conexões com o outro conjunto situado nos gânglios fora do sistema nervoso central. Pós-ganglionar: esse conjunto tem fibras eferentes que vão dos gânglios aos órgãos efetores (ver figura Sistema nervoso autônomo).
A desnervação crônica refere-se à perda ou interrupção contínua da função dos nervos ao longo do tempo. Isso pode resultar em sintomas como fraqueza, dormência, dor e diminuição da sensibilidade na área afetada devido à falta de comunicação adequada entre os nervos e o cérebro.
O plexo cervical proporciona as ligações nervosas com a cabeça, o pescoço e os ombros. O plexo braquial proporciona as ligações com o tórax, os ombros, os braços, os antebraços e as mãos. O plexo lombar proporciona as ligações com as costas, o abdômen, a virilha, as coxas, os joelhos e as panturrilhas.
Dermátomo Elétrico é o nome dado ao equipamento para corte de pele a ser utilizado em um transplante de pele. Onde o tecido biológico transplantado é chamado de enxerto de pele.
Esclerótomo, formado da parte ventral e medial de um somito, desenvolve a coluna do embrião; Miótomo, forma músculos flexores e extensores; Dermátomo, desenvolve o tecido conjuntivo subjacente à epiderme começando por um espessamento dorsal e se espalhando por todo o corpo.
Considera-se Sinal de Lasègue Invertido Positivo quando o paciente relata dor na parte anterior da coxa, o que pode significar compressão das terminações nervosas lombares superiores e possível presença de hérnia de disco ou outras condições nesta região.
Se uma lesão pós-ganglionar está presente (síndrome periférica de Horner), a pupila do olho afetado se dilata muito mais do que a do olho não afetado porque o músculo dilatador da íris do olho afetado perdeu sua inervação simpática e desenvolveu supersensibilidade adrenérgica. Como resultado, a anisocoria diminui.
A região lombar da coluna é representada pela letra L na terminologia médica. Quando se menciona os níveis L4, L5 e L5-S1, significa a localização dessas vértebras lombares, que desempenham um papel essencial em nosso corpo.
O que significam os resultados de um laudo de eletroneuromiografia?
Os resultados do laudo de eletroneuromiografia podem indicar a presença de alterações na condução nervosa, na atividade muscular ou em ambos. Essas alterações podem ser causadas por diversas condições, como compressão de nervos, neuropatias ou miopatias.
Cada nervo espinhal tem um padrão de distribuição segmentar constante. Estes são responsáveis pela sensibilidade em uma área demarcada (dermátomo) ou por ativar a contração das fibras de um determinado grupo muscular (miótomo).
O sinal de Babinski, ou reflexo de Babinski, é positivo durante os primeiros dois anos de vida do bebê, devido a imaturidade do sistema neurológico. Porém, quando é positivo em adultos, é indicativo de danos neurológicos como AVC, poliomielite ou meningite, por exemplo.
Dermátomo é uma área da pele em que todos os nervos sensoriais vêm de uma única raiz nervosa. Os nervos sensoriais transportam informações sobre sensações como tato, dor, temperatura e vibração desde a pele até a medula espinhal. As raízes da coluna vertebral vêm em pares - uma em cada lado do corpo.
“Entre os principais, está a incapacidade de sentir vibrações e toques, especialmente nas mãos e pés, como se você estivesse usando luvas e meias. Além disso, há a incapacidade de coordenar movimentos, como caminhar ou manter o equilíbrio, quando os olhos estão fechados.
Questão Saúde (Médicos, Enfermeiros etc) Os movimentos associados aos miótomos C6, C7 e C8, são respectivamente: adução dos dedos, abdução dos dedos, flexão do punho.