Como fazer um artigo de revisão sistemática?
Revisão sistemática: Aprenda de uma vez sobre esse processo
- Elabore a pergunta-chave da pesquisa. ...
- Busque referências na literatura. ...
- Selecione os melhores artigos. ...
- Faça a extração dos dados. ...
- Avalie a qualidade metodológica. ...
- Faça a síntese dos dados. ...
- Avalie a qualidade das evidências. ...
- Redija e publique os resultados.
O que é revisão sistemática?
“A revisão sistemática é uma ferramenta usada para resumir, avaliar e comunicar os resultados e as implicações de uma grande quantidade de pesquisas e informações.Qual é a definição de revisão sistemática?
O que é uma revisão sistemática? Uma revisão sistemática, assim como outros tipos de estudo de revisão, é uma forma de pesquisa que utiliza como fonte de dados a literatura sobre determinado tema.Qual a diferença entre revisão sistemática e bibliográfica?
Uma revisão sistemática não é elaborada da mesma forma que a revisão bibliográfica. Na segunda, embora o objetivo também seja o de explorar o conteúdo desses materiais coletados, a forma como essas informações serão demonstradas ao leitor obedece a um processo diferente.INTRODUÇÃO- 10 Passos Fundamentais da Revisão Sistemática
Como saber se o artigo é uma revisão sistemática?
As revisões sistemáticas são desenhadas para ser metódicas, explícitas e passíveis de reprodução. Esse tipo de estudo serve para nortear o desenvolvimento de projetos, indicando novos rumos para futuras investigações e identificando quais métodos de pesquisa foram utilizados em uma área.O que é necessário para fazer uma revisão sistemática?
Assim como qualquer outra investigação científica, uma boa revisão sistemática requer uma pergunta ou questão bem formulada e clara. Ela deve conter a descrição da doença ou condição de interesse, a população, o contexto, a intervenção e o desfecho.Qual é a metodologia da revisão sistemática?
A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identi- ficar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudan- ças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.O que é necessário, no mínimo, para realizar uma revisão sistemática?
Para realizar uma revisão sistemática, é necessário, no mínimo, a opção B: que dois estudos concordem a respeito de uma determinada intervenção. Uma revisão sistemática é uma metodologia de pesquisa que visa reunir, analisar e sintetizar evidências de estudos primários para chegar a conclusões robustas.Quais são as etapas de uma revisão sistemática?
Antes de se iniciar uma revisão sistemática, três etapas precisam ser consideradas, quais sejam: definir o objetivo da revisão, identificar a literatura e selecionar os estudos possíveis de serem incluídos.Como estruturar uma revisão sistemática?
Os métodos para elaboração de revisões sistemáticas preveem: (1) elaboração da pergunta de pesquisa; (2) busca na literatura; (3) seleção dos artigos; (4) extração dos dados; (5) avaliação da qualidade metodológica; (6) síntese dos dados (metanálise); (7) avaliação da qualidade das evidências; e (8) redação e ...Qual é o significado de análise Sistemática?
A análise sistêmica é uma proposta de compreensão da realidade objetiva que tem por objetivo transcender as fronteiras disciplinares e conceituais da teoria cartesiana e reducionista.Qual é a pontuação que um periódico precisa ter para ser considerado B1?
Estrato B1Além de atender aos requisitos dos estratos inferiores, o periódico deve estar indexado em pelo menos 2 (duas) das seguintes bases: LATINDEX, REDALYC, DOAJ ou LISA e possuir um Conselho Editorial Internacional.
Qual é o objetivo de uma revisão sistemática?
A revisão sistemática da literatura é um estudo secundário, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto é possível.Quantas páginas tem uma revisão sistemática?
Máximo 25 páginas. - Artigo de revisão sistemática de literatura ou de metanálise: revisões sistemáticas e metanálises podem ser considerados métodos de pesquisa e os seus resultados são considerados empíricos.Qual a estrutura de um artigo de revisão?
Quais são as etapas para fazer um artigo de revisão? As etapas incluem escolha do tema, definição do problema de pesquisa, pesquisa bibliográfica, seleção dos artigos, análise crítica, síntese das informações, discussão, conclusão e revisão.Quais são as limitações de uma revisão sistemática?
As principais limitações que podem afetar as RS são o viés de publicação (e outros similares como viés de linguagem), riscos de viés nos estudos primários (limitação metodológica dos estudos primários), além de dificuldades em combinar estudos que podem ter diferenças nas populações, intervenções, comparadores e ...Qual a diferença entre revisão sistemática e integrativa?
Em segundo lugar, a revisão sistemática tem como marco, principalmente, a utilização única de fontes primárias; enquanto isso, a revisão integrativa é formada tanto pela utilização de fontes primárias quanto pela utilização de fontes secundárias.Onde cadastrar revisão sistemática?
Registro da revisão sistemática no PROSPERO: análogo ao ClinicalTrials.gov, o PROSPERO é uma base de registro de revisões sistemáticas. O registro é simples e gratuito.Quais são os elementos essenciais de um artigo científico?
O artigo científico costuma apresentar os seguintes elementos em sua estrutura:
- Título: descreve de forma concisa o conteúdo do artigo.
- Resumo: destaca brevemente os principais pontos do estudo.
- Palavras-chave: são termos que representam os temas principais abordados.
Qual a diferença entre revisão sistemática e metanálise?
Metanálise é o tratamento estatístico dos dados quantitativos obtidos na revisão sistemática. Toda metanálise exige uma revisão sistemática prévia. Ocorre quando a literatura publicada não é representativa dos estudos completados.Como devo escrever os resultados de uma revisão sistemática?
Os resultados da revisão sistemática são divididos em três partes: a) descrição dos estudos; b) qualidade dos estudos; c) resultado das variáveis. A primeira e segunda parte dos resultados são descritivas (quadro 9-5 e serão detalhas na aula 12 - Formato da Revisão Sistemática).O que é o PICOT em uma revisão sistemática?
O processo de uma revisão sistemática. PICOT: P: população; I: intervenção/exposição; C: grupo de comparação; O: desfecho (do inglês outcome); e T: tipo de desenho do estudo. Um único estudo de intervenção, diagnóstico ou prognóstico provavelmente não representa a totalidade das evidências.Como fazer metanalise?
Para fazer metanálise É possível desenvolver a metanálise do seu trabalho a partir de 5 etapas:
- Identificar o problema de pesquisa. ...
- Faça a pesquisa bibliográfica. ...
- Defina os critérios de seleção e inclusão. ...
- Extração de dados. ...
- Realizar a metanálise básica.