Suprailíaca: Feita em direção oblíqua, a aferição de dobras cutâneas supra ilíaca é a medida na lateral abdominal, em ponto a 1 cm sobre a crista ilíaca anterior superior, sobre o quadril e em posição diagonal.
A dobra cutânea suprailíaca é obtida obliquamente em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre o último arco costal e a crista ilíaca, sobre a linha axilar média. Para isso, é necessário que o avaliado afaste o braço para trás para permitir a execução da medida.
Muitos pesquisadores, enfermeiros, médicos, farmacologistas e outros não sabem que o tamanho padrão de manguito é ideal para braços cujas circunferências estão entre 30 e 33cm. Além do mais, eles não sabem como correlacionar idade, índice de massa corporal e circunferência do braço às dimensões do manguito.
Suprailíaca: Feita em direção oblíqua, a aferição de dobras cutâneas supra ilíaca é a medida na lateral abdominal, em ponto a 1 cm sobre a crista ilíaca anterior superior, sobre o quadril e em posição diagonal.
O sinal da prega é realizado utilizando os dedos polegar e indicador para fazer uma “prega” na pele do paciente. Em seguida, observa-se se a pele volta ao estado normal imediatamente, lentamente (até dois segundos) ou muito lentamente (mais de dois segundos). Quanto maior a demora, maior indicativo de desidratação.
15 a 24 anos — 54,8 a 62,3 (homens) e 40,0 a 44,9 (mulheres); 25 a 34 anos — 56,6 a 63,5 (homens) e 40,0 a 45,4 (mulheres); 35 a 44 anos — 58,4 a 63,6 (homens) e 40,1 a 45,3 (mulheres);
Para realizar essa medição, marque o ponto anatômico na crista ilíaca. Pinçar a dobra cutânea verticalmente, entre o dedo polegar e o indicador, cerca de 2 cm acima do ponto marcado. Certifique-se de que a dobra está sendo pinçada apenas entre o tecido adiposo e a pele.
A leitura do valor expresso no adipômetro é sempre em unidades de milímetros (mm). O valor em mm representa a espessura da dobra cutânea mensurada pelo aparelho. Nos modelos científicos com 2 ponteiros, a leitura deve ser iniciada pelo ponteiro menor, que representa as dezenas da espessura da dobra cutânea.
As sete dobras utilizadas no protocolo de Jackson e Pollock são: tríceps, peito, sub-axilar, subescapular, abdominal, supra-ilíaca e coxa. Estão demonstradas a seguir: Tríceps: face posterior do braço, no ponto médio entre o processo acromial da escápula e o processo do olécrano da ulna.
A avaliação de dobras cutâneas ou exame das sete dobras busca analisar indiretamente o índice de gordura corporal no paciente. O exame considera medidas das dobras cutâneas dos tríceps, bíceps, abaixo das escápulas, tórax, região axilar média, suprailíaca (entre o peitoral e o abdômen), abdominal e coxas.
Os exames mais comuns são a bioimpedância, que se trata de uma máquina em que o paciente sobe e ela faz uma avaliação clínica completa da composição corporal, e a medição da espessura das pregas cutâneas com uma espécie de “pinça”, em que se determina a relação da gordura localizada nos depósitos debaixo da pele e a ...
Para a redução de gordura corporal, além da adequação da ingestão energética, é fundamental aumentar seu gasto energético, ficar mais ativo (6.000 a 10.000 passos diários) e fazer exercício físico regularmente (natação, corrida, ciclismo, remo, canoa, futebol, basquete, tênis, beach tênis).
Quantos por cento de gordura para aparecer o abdômen?
🔢 Geralmente, acima de 15%, a gordura esconde boa parte das linhas musculares. 💪 Mas isso varia bastante, dependendo da quantidade de massa muscular e da densidade dos grupamentos. Por exemplo: Uma pessoa com 15% de gordura pode ter um abdômen bem aparente devido à musculatura densa e desenvolvida.
A localização da dobra cutânea suprailíaca fica na interseção de duas linhas: a linha que liga o ponto ilioespinal à margem anterior da axila e a linha horizontal marcada na crista ilíaca. Ponto ilioespinal: ponto ântero-superior da espinha ilíaca.
A fórmula utilizada para o cálculo é: IMC = Peso ÷ Altura x Altura, e a sua unidade de medida é kg/m². De acordo com uma tabela firmada pela Organização Mundial da saúde, o resultado mais indicado para homens adultos com idade entre 20 e 59 anos estaria entre 18,5kg/m² e 25 kg/m².
Qual é a diferença entre bioimpedância e antropometria?
O adipômetro pode subestimar o nível de gordura corporal, enquanto a bioimpedância pode apresentar taxas mais altas do que as reais. O ideal é usar o mesmo método antes e depois. No caso do adipômetro, medições devem ser feitas com o mesmo avaliador.
A perimetria corporal consiste na mensuração de perímetros corporais pré-determinados. A mais importante na avaliação da obesidade é a relação cintura/ quadril, que ajuda a diferenciar a obesidade abdominal (androide, central, “em forma de maça”) da obesidade periférica (ginecoide, “em forma de pera”).