A firmeza deve ser feita do lado de fora da casa, geralmente do lado esquerdo. Pode conter itens como uma imagem, tridente ou vela para representar Exu. É importante cuidar da firmeza toda semana, limpando e trocando a vela.
Possa sentar Exu em casa. Você pode fazer o que você sabe na sua casa. Se você sabe trabalhar em casa, assim como eu sei porque eu tenho um terreiro, sou um pai de santinha umbanda, você vai fazer em casa. Se você não sabe fazer nada cê não pode fazer nada.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre firmar Exu dentro de casa, mas a verdade é que não há nenhum problema nisso. Exu é força de realização, prosperidade e progresso, e sua presença em nosso lar só potencializa essas energias.
Conhecido como dono das encruzilhadas e mensageiro dos orixás, é considerado o mais humano deles, sendo comparado equivocadamente ao diabo. O assentamento é uma representação do orixá no mundo material, pois segundo o sagrado não há representações humanas dos orixás na religião iorubá.
Feito com muito Axé, a firmeza ou assentamento de Exu, serve para você reforçar e firmar a energia do seu Exu no local, sendo assim, muito mais axé, muito mais força na esquerda.
Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados. Pense bem: imagine a quantidade de espíritos que circulariam no seu lar, cada vez que sua energia fosse interrompida; ela seria inabitável.
Acenda a vela, coloque-se de joelhos ou em atitude de reverência, eleve a vela acima de sua cabeça, e recite estas palavras: "Amado Deus, meu pai, meu protetor, agradeço a vós pelos sagrados Orixás e guias que tem me amparado e protegido na minha caminhada.
Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo a já famosa farofa (Padê). Para os Exus: vinhos, cachaça, charutos, velas, conhaque, gim, cervejas e até Whiskey refinados são sempre bem-vindos.
Uma das oferendas que pode ser dada a Exu é o padê, um prato à base de farinha, dendê e pimenta. Na umbanda, entidades como Tranca-Rua e Zé Pelintra, embora chamadas de Exu, não são consideradas Orixás.
Para fazermos a firmeza do Anjo da Guarda é necessária apenas uma vela de 7 dias branca (pode ser substituída por velas palito, a diferença que essa vela palito será acesa uma nova a cada dia. Antes de acender uma vela verifique se o local oferece segurança para isso.
Claro que sim. A gente pode acender vela sim pra Exu dentro de casa a gente compreende que Exu é o nosso é um ancestral nosso e ancestral a gente cultua onde a gente tiver eh dentro da nossa casa também se ele não puder tá na nossa casa não pode tá em lugar nenhum assim como a gente compreende aqui.
Já uma chama que tremula muito pode indicar instabilidade ou que existem obstáculos no caminho do seu pedido ou oração. Se a chama está fraca e pequena, pode significar que há dificuldades em seu propósito ou que você precisa ter mais força e foco para alcançar seus objetivos.
Todo médium deve firmar o seu exu e a sua pomba-gira em casa. Pensem no seguinte: Para que a casa fique harmonizada precisamos de um pólo irradiador (altar) e um pólo absorvedor (tronqueira pessoal). O médium vive em choque com energias negativas, então a firmeza de exu servirá como um ponto de descarrego pessoal.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
nós dizemos que todo dia após as dezoito é dia de Exu, mas tem a segunda feira. Segunda feira é o dia que guarda mais força e poder. pra acender ou pra cultuar Exu e pomba gira, que pode ser feito na sua casa, basta você ter a tua tronqueira ou o teu local de culto.
O Ônix é a Pedra do Poder e da Cura Energética. Ele nos dá força para atingirmos nossas metas, aumenta o autocontrole e a autoestima e fortalece os processos de cura.
Exu tem a generosidade extraordinária de fazer de tudo para ajudar os demais. Os seres humanos, em contrapartida, frequentemente confundem inteligência com esperteza, fazem de tudo para passar a perna em seus semelhantes e podem condenar os outros pelo que os outros têm.