O rebaixamento do lençol freático, associado ao bombeamento excessivo, pode levar à subsidência do solo, isto é, ao afundamento gradual e irregular da superfície terrestre, fenômeno que pode ser exacerbado por condições climáticas e geológicas.
O processo de subsidência corresponde ao movimento, relativamente lento, de afundamento de terrenos, devido à deformação ou deslocamento de direção, essencialmente, vertical descendente. O colapso apresenta a mesma definição, porém apresenta-se como um movimento brusco do terreno.
As causas mais comuns de ocorrência de subsidência estão relaci- onadas às intervenções humanas e ao uso indiscriminado dos recursos naturais. em áreas urbanas e circunvizinhanças.
Subsolo é a camada da crosta terrestre que fica abaixo do solo. No subsolo encontramos muitas riquezas minerais como ouro, prata, cobre, pedras preciosas, entre outros. Encontramos dois importantes combustíveis: o carvão mineral e o petróleo.
Subsidência (ou ainda abatimento), em geologia, geografia e topografia, refere-se ao movimento de uma superfície (geralmente a superfície da Terra) à medida que ela se desloca para baixo relativamente a um nível de referência, como seja o nível médio do mar.
Subsidência do Solo em Áreas Urbanas - André_CONIC
O que são camadas subsuperficiais do solo?
A subsuperficial é geralmente mais densa e compacta do que a camada superficial do solo, e pode conter uma variedade de minerais e materiais orgânicos. Além disso, a subsuperficial também pode conter água subterrânea, que é armazenada em aquíferos e pode ser acessada por meio de poços e fontes.
A subsidência é um evento geológico exógeno, comum em áreas de relevo cárstico. Subsidências corresponde ao abaixamento do terreno devido à ruptura do teto de cavidades subterrâneas ocasionado, muitas vezes, pelo peso exercido em superfície ou pela dissolução das rochas pela água (SILVA, 2008).
No Brasil, não vige mais o sistema de acesso, em que o proprietário do solo é também proprietário do subsolo; b) os recursos minerais no subsolo pertencem à União. Em consonância com o inciso IX do art.
Abaixo do subsolo encontra-se uma camada sólida de rocha que, entre outras coisas, protege toda água contida em camadas. Para retirar a água do subsolo é preciso cavar um poço até atingir um lençol de água subterrânea.
Quais são as principais causas do desgaste e destruição do solo?
Existem diferentes causas para a degradação do solo, porém, há três em específico que se destacam: queimadas, desmatamento e ações do homem. A vegetação é de suma importância para que o solo fique protegido e os nutrientes continuem a circular nele. Quando há ausência dela, a terra fica desprotegida.
Como mencionado anteriormente, a adoção de métodos inadequados nas práticas agrícolas é a principal causa da salinidade do solo. Normalmente, os métodos de irrigação são usados desviando ou ajustando cursos d'água para produzir culturas específicas.
A lixiviação é um processo que consiste na lavagem superficial dos sais minerais para as camadas mais profundas do solo, principalmente pelo escoamento das águas superficiais.
Um carste ou karst é um tipo de relevo geológico caracterizado pela dissolução química (corrosão) das rochas cuja composição é predominantemente de minerais carbonatados, que leva ao aparecimento de uma série de características físicas, tais como cavernas, rios subterrâneos, paredões rochosos, dolinas, etc.
nome masculino. [ Geologia ] Deslizamento de uma placa tectónica para debaixo de outra, numa zona de convergêngia. Origem etimológica: latim subductio , -onis, acção de puxar os navios para a praia.
As águas subterrâneas são formadas pelo excedente das águas das chuvas. Nem toda água que está embaixo da terra é considerada como água subterrânea por haver uma distinção daquela que ocupa o lençol freático, que é chamada de água de solo e tem maior interesse para a agronomia e botânica.
O solo é feito de camadas, que se erguem a partir da rocha sólida, chamada rocha matriz. Sobre a rocha matriz há uma camada de rocha fragmentada, parte da qual pode ter ajudado a formar o solo que está acima. O solo acima da camada de rocha quebrada é o subsolo, que contém principalmente minerais e um pouco de húmus.
BRASÍLIA — Pela primeira vez uma Constituição brasileira incluirá entre os bens da União os recursos minerais e o subsolo. A decisão, toma- da com o voto de 392 constituintes, resultou de acordo que garante, no capítulo da Ordem Económica, a posse das riquezas minerais extraídas para quem detiver a concessão da lavra.
Conforme descrito no art. 55 da Lei dos Crimes Ambientais (esfera penal) (Lei 9.605/1998), “executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida” pode gerar pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.
Direitos do proprietário do solo em caso de mineração em seu terreno: O empreendedor minerário ficará responsável por ressarcir o proprietário pelo uso do solo, que receberá indenizações, arrendamento e royalties, caso sejam descobertas jazidas em sua propriedade.
O preço de uma tonelada de óxido de neodímio, uma das terras raras mais valiosas, pode chegar a US$ 75.000, enquanto o preço do minério de ferro gira em torno de US$ 120 por tonelada.
Solos de ambientes cársticos são mal desenvolvidos, apresentam argilas avermelhadas de baixa atividade normalmente. No Brasil os estudos deste tipo de ambiente são escassos, mas alguns trabalhos desenvolvidos em áreas cársticas trazem algumas informações básicas sobre os solos.
A litosfera, também chamada de crosta terrestre, é a camada mais externa da Terra. Ela é formada por porções terrestres e oceânicas, sendo não estática, uma vez que nela ocorrem diversos fenômenos geológicos, como o tectonismo e o vulcanismo.
Responsável pelos falhamentos geológicos, a epirogênese é caracterizada pelo soerguimento ou rebaixamento de extensas áreas dos continentes. A orogênese, por sua vez, ocorre pelo choque de placas tectônicas e resulta na formação dos dobramentos modernos, como é o caso da Cordilheira dos Andes.