“Aleluia”, portanto, significa “Louvai a Deus”! Os salmos 113-118 eram chamados de “Hallel” pascal, porque usado pelos hebreus na celebração da Páscoa, concluído pelo canto do salmo 136, o “grande Hallel”, uma solene profissão de fé.
É uma expressão para louvar a Deus e era usada para chamar a congregação à participar dos cânticos, louvar em grupo. No Salmo 149, o rei Davi usa essa palavra não como uma sugestão de “louve quando você quiser”. Ele a usa como uma ordem, “LOUVEM O NOME DO SENHOR”.
Etimologia. Uma transliteração do termo hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluyamoderno ou Halləlûyāh tiberiano), cuja primeira parte é "Hallelu" (הַלְּלוּ), que significa "Louvai! Adorai!" ou "Elogio"; e a segunda parte "Yah" (Jah) (יָהּ), uma forma abreviada do nome de Deus.
O Hallelujah (Aleluia) faz parte do oratório Messiah (Messias), que é a obra mais famosa do compositor alemão. Oratório é um gênero de composição musical basicamente cantado, sendo bastante utilizados, além da orquestra, solos vocais e coro. Em geral narra temas bíblicos.
Antes de mergulharmos na questão do significado da música Hallelujah, precisamos entender que "hallelujah" é uma palavra de origem hebraica cujo significado quer dizer "louvai a Deus".
A forma correta de escrita da expressão é a Deus, sem acento indicador de crase. A expressão à Deus, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes da palavra Deus porque Deus é um substantivo masculino e nunca ocorre crase antes de substantivos masculinos. Anotou essa dica, então, GLÓRIA A DEUS!!
O termo aleluia encontramos 24 vezes na Bíblia Hebraica e quatro vezes (só aqui que aparece) na transliteração grega do Apocalipse de João no Novo Testamento. (Ap 19, 1.3. 4.6).
Não tem sentido a utilização do termo “aleluias”. O Aleluia no plural não permite uma tradução correta, nas Sagradas Escrituras não encontramos o termo no plural. Deus abençoe você.
Yeshua Hamashia significa Jesus o Cristo ( do grego Χριστός (Khristós) ) ou Messias ambas palavras que traduzem UNGIDO. Um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje.
O que caracteriza a glória de Deus é a Sua presença carregada de bondade, graça e compaixão (Ex 33,19). O NT confirma o uso da palavra kabod, glória, tal como no AT. A glória de Deus também se manifesta em Jesus (2Co 4,6), e o testemunho da Igreja Primitiva é que Ele é o Senhor da Glória (1Co 2,8).
Pode ser traduzido, do hebraico, para "assim seja", e na maioria dos rituais de cada religião, a expressão é dita diversas vezes, como forma de confirmar que os fiéis acreditam em tudo que está sendo falado. Esta expressão passou da ordem jurídica israelita para a ordem litúrgica cristã e islâmica.
O substantivo feminino aleluia, que tem origem hebraica e significa «louvai o Senhor», também se emprega no plural: as aleluias. Note-se, contudo, que está dicionarizado o substantivo feminino plural aleluias (Aurélio) = direitos de estola (contribuições que os crentes deviam aos vigários).
Por isso, mesmo ao fim da leitura, diz-se: “Palavra do Senhor”. E a assembleia responde: “Graças a Deus!”. No Evangelho, quando ouvimos “Palavra da Salvação”, respondemos: “Glória a vós, Senhor”, glorificando o Cristo que falou.
A primeira parte, Hallelu, pode ser traduzida como louvai ou elogiai. Já a segunda parte, Jah ou Yah, é uma abreviação para Yahweh, que significa Deus. Hallelujah, portanto, é comumente traduzida como louvado seja Deus.
Hoje clássica, "Hallelujah" levou anos e muitas páginas para ser composta por Leonard Cohen e foi, ao longo do tempo, remodelada pelo autor e seus intérpretes: agora tem quatro estrofes fixas e outras três adicionais, combinadas ao gosto de quem canta.
Compartilhe nos comentários a sua melhor lembrança e prepare-se para viver tudo isso e muito mais no Festival Halleluya em 2025! Já tem data marcada! 23 a 27 de Julho, você tem um encontro marcado na Arena Halleluya!
Qual é o significado da palavra aleluia no original?
interjeição. 7. Expressão usada para exprimir alegria, júbilo. Origem etimológica: latim eclesiástico alleluia, do hebraico hallelu yah, louvai o Senhor.