Quando uma placa oceânica colide com uma placa continental, a placa oceânica, como é mais densa, mergulha por baixo da placa continental. Este processo denomina-se subducção. Quando ocorre a subducção podem ocorrer também sismos de focos profundos, fenómenos de vulcanismo ou formação de montanhas.
Na subducção, que ocorre quando há um choque entre uma placa oceânica e uma placa continental, ocorre o mergulho da primeira e o pressionamento da segunda no sentido oposto a seu deslocamento.
Em certos casos, ocorre um bloqueamento da subducção, principalmente quando uma placa continental é arrastada sob um arco insular. A crosta oceânica deixa de se afundar sob um continente e, ao contrário, tende a cavalgá-lo. Este fenómeno denomina-se obducção.
Uma zona de subducção, região de subducção, zona de Benioff-Wadati é uma área onde se destrói continuamente a terra, área de convergência de placas tectónicas, na qual uma das placas desliza para debaixo da outra, num processo designado por subducção.
As zonas de subducção são de dois tipos: subducção oceano-continente, onde a densa litosfera oceânica mergulha sob o continente menos denso, ou subducção oceano-oceano, onde a crosta oceânica mais antiga, mais fria e mais densa desliza sob a crosta oceânica menos densa.
Qual o nome do limite que é chamado quando as placas estão se afastando indo em sentido diferente?
Em um limite divergente, em que há colisão entre placas tectônicas, quando uma placa oceânica mergulha sob a outra, há a formação de uma forma de relevo chamada de fossa oceânica.
No caso do Japão, a placa mais densa é a placa do Pacífico e passa sob a placa menos densa, que são as ilhas que constituem o território japonês, comenta a Dra. Liz Cottrell, geóloga do Museu Nacional de História Natural do Smithsonian, nos Estados Unidos.
Subdistrito é um tipo de divisão administrativa de um distrito, muito comum em municípios brasileiros. O subdistrito é criado muitas vezes para facilitar a administração municipal, ou ainda, tomar decisões administrativas mais localizadas.
Como a teoria da tectônica de placas explica a ocorrência de tais fenômenos?
A Teoria das Placas tectônicas parte do pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico. Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do no interior da Terra.
As placas tectônicas se movimentam lenta e sucessivamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha. Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco.
O que é orogênese? Também chamada de movimento orogenético e orogenia, a orogênese é um tipo de movimento tectônico que acontece nas zonas de convergência entre diferentes placas tectônicas, que consistem nas regiões de maior instabilidade da crosta terrestre.
San Andreas é a maior dessas rachaduras e, potencialmente, a mais perigosa por marcar o limite entre as duas maiores placas tectônicas do planeta. Ela se prolonga por cerca de 1.300 km e marca uma divisão característica entre a placa do pacífico e a placa norte americana.
Embora tremores sejam incomuns no Brasil, eles não são impossíveis. Os terremotos ocorrem a partir das movimentações das placas tectônicas, gigantes porções de terra que estão dispostas no globo. Quanto mais próximo o encontro de duas placas, maior é a chance de terremotos, como ocorre no Japão e no Chile.
Tem mais depois da publicidade ;) Placa do Pacífico – É a maior placa oceânica, presente na maior parte do oceano Pacífico e apresentando uma extensão de 70 milhões de quilômetros quadrados.
nome masculino. [ Geologia ] Deslizamento de uma placa tectónica para debaixo de outra, numa zona de convergêngia. Origem etimológica: latim subductio , -onis, acção de puxar os navios para a praia.
A subducção é causada por duas forças tectónicas: uma que provém da pressão das dorsais oceânicas (inglês: ridge-push) e outra, mais significativa, que é consequência da pressão exercida pelas placas (inglés: slab-pull). A subducção provoca sismos recorrentes de grande magnitude, e que se originam na zona de Benioff.
O tectonismo – também conhecido como o movimento das placas tectônicas – exerce transformações que podem ser diretamente percebidas pelas pessoas na superfície terrestre, tais como os terremotos, a movimentação dos continentes, a formação dos vulcões e também o surgimento das montanhas.
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos.
O país se encontra sobre a placa eurasiana em um ponto do planeta onde ocorre o encontro de várias placas tectônicas, esse fator eleva a possibilidade da incidência do desenvolvimento de fenômenos como vulcões, abalos sísmicos e tsunamis.