O que acontece se tirar as escoras da laje antes do tempo?
🚨 Você sabia que um erro no escoramento pode comprometer toda a estrutura? ❌ Retirar as escoras antes do tempo certo pode gerar deformações permanentes na laje do primeiro teto e comprometer a segurança da obra.
LAJES: 1 - RETIRAR 2/3 DAS ESCORAS AOS 15 DIAS. 2 - MANTER 1/3 DO ESCORAMENTO RETIRADO AOS 15 DIAS ATÉ A RETIRADA DE 2/3 DO ESCORAMENTO DA LAJE SUPERIOR. PILARES: 1 - RETIRAR FORMAS AOS 5 DIAS.
As lajes convencionais geralmente requerem que as escoras sejam mantidas por um período de 10 a 15 dias antes de serem retiradas. Isso é importante para permitir que o concreto atinja cerca de 70% de sua capacidade de resistência.
Quantos dias após a concretagem é permitido retirar o escoramento?
Em geral, no entanto, o cimbramento é geralmente removido após um período de cura adequado do concreto. Normalmente, o período mínimo recomendado para a cura do concreto é de 28 dias.
Na maioria das vezes, as infiltrações não estão visíveis aos olhos de um leigo. Afinal, a água da chuva pode percorrer alguns caminhos até penetrar na laje. No entanto, o vazamento na laje quando chove, ocorre devido a alguma falha no processo de impermeabilização do espaço.
Em quanto tempo pode retirar o escoramento? Segundo a NBR 15696:2009, o escoramento remanescente só deve ser retirado quando o concreto atingir a resistência para a qual foi projetado. Em obras mais comuns, isso costuma acontecer em aproximadamente 28 dias.
É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.
Quanto tempo demora para secar uma laje com infiltração?
O tempo necessário para consertar uma laje com infiltração pode variar dependendo da gravidade do problema e das soluções aplicadas. Geralmente, o processo pode levar de algumas semanas a alguns meses, incluindo o tempo de secagem e cura dos materiais.
O escoramento deve ser retirado quando o concreto da capa atingir 70% de sua capacidade. O prazo mínimo é de 21 dias. OBS: Lajes especiais ou com altura maior que 20cm necessitam de definição especifica de escoramento, a partir do projeto estrutural da obra.
A maior parte pode ser deformada após 21 dias, exceto vigas e arcos que apresentam um vão superior a 10 metros, que precisam esperar pelo menos 28 dias.
Por fim, é preciso aguardar 4 dias de cura do concreto para depois realizar a retirada da estrutura provisória, mantendo a parte fixa por até 28 dias após a concretagem. Após o escoramento da laje, é necessário fazer a impermeabilização como prevenção contra infiltrações.
07 - Molhar a laje após o término da concretagem, e repetir esta operação 3 vezes ao dia durante 7dias consecutivos, no mínimo. Esta é a fase importante chamada de “cura do concreto”, que impedirá ou diminuirá o surgimento de fissuras na superfície do concreto.
A laje Radier do tipo protendido é usada no caso da obra de muitas casas ou edificações mais altas. Nesses casos, se comparado ao concreto armado, tende a se ganhar 30% de economia. Sua cura é feita por meio da aplicação contínua de água com um intervalo de sete dias, entre o processo de concretagem e a protensão.
O cimbramento está relacionado à sustentação temporária das formas de concreto durante a construção, enquanto o escoramento refere-se ao suporte temporário de cargas em uma estrutura já existente durante trabalhos de reparo ou modificação.
Em primeiro lugar, as linhas de escora sempre devem manter distâncias iguais entre si, que é definida pelos cálculos de cada projeto. Normalmente, o limite de espaçamento é de 1,30m, mas isso não é uma regra. Caso as lajes sejam mais altas, pode ser indicado considerar até 1,00m.
Outro aspecto de perigo é o desrespeito às especificações de engenharia, quanto ao carregamento e distribuição de concreto recomendadas, que podem sobrecarregar a laje, causando seu colapso. A falta de supervisão e inspeção adequadas durante o processo de concretagem também pode resultar em erros críticos.
As fissuras e trincas aparecem na laje quando existe algum tipo de tensão no local e esta força (tensão) no material é maior que a sua capacidade de resistência mecânica, desta maneira aparecem aberturas na superfície que são formas de aliviar as tensões.
Eles podem ocorrer por diversos motivos, incluindo impermeabilização inadequada, obstrução das calhas e danos na estrutura, entre outros fatores que podem causar infiltração. Por isso, é fundamental que o profissional que lida com construção saiba lidar com cobertura para laje com vazamento.