Foliculite ou pelo encravado estão entre as causas mais comuns de caroço na vagina. Esses são, sem dúvidas, um dos tipos mais conhecidos! Geralmente, aparecem depois da depilação, seja com lâmina, cera ou pinça. São aqueles carocinhos vermelhos ou mesmo pequenas espinhas que, caso inflamem, também dão pus.
O que fazer quando a parte íntima está com bolinhas?
Infecções primárias por herpes simples genital são tratadas com um medicamento antiviral, como aciclovir, valaciclovir ou fanciclovir (consulte a tabela Alguns medicamentos antivirais para infecções por herpesvírus). Todos os três antivirais podem ajudar a melhorar os sintomas e a encurtar a duração da doença.
Podem surgir pequenas pústulas, principalmente nas extremidades da erupção cutânea, que podem ser acompanhadas de coceira ou de ardor intensos. Uma erupção cutânea provocada por Candida em torno do ânus pode ser pruriginosa, esbranquiçada ou avermelhada e ficar em carne viva.
As espinhas ao redor da área genital feminina são uma condição comum. A inflamação provocada por elas pode ser incômoda e irritante, mas geralmente as espinhas não são graves e podem ocorrer devido ao excesso de oleosidade na pele.
Os grânulos na cor branca podem ser as chamadas glândulas de Bartholin, que em alguns casos podem inflamar e até infeccionar. Por fim, e muito mais raro, caroços na região genital podem estar relacionados a doenças autoimunes ou até do sistema linfático (gânglios).
Bolinhas na Vagina: Quando você DEVE SE PREOCUPAR?
O que são acrocórdons nas partes íntimas?
Os acrocórdons na vulva, também conhecidos como skin tags ou “fibromas pendulares”, são pequenas protuberâncias benignas que aparecem na pele da região genital. Eles são compostos por tecido de colágeno e geralmente têm uma aparência semelhante a verrugas, sendo de cor semelhante à da pele ou levemente mais escura.
Geralmente atinge regiões mucosas e úmidas,sendo que a localização mais comum é a fúrcula seguida dos pequenos lábios, vestíbulo e grandes lábios. Geralmente são sésseis, macias, únicas ou múltiplas que se fundem formando lesões vegetantes extensas assumindo aspecto de couve–flor.
É possível descobrir que a mulher está infectada pelo HPV quando apresenta essas lesões, as quais são detectadas pelo exame clínico no ginecologista. Pode-se também descobrir a infecção pelo vírus quando é colhido o Papanicolau, um dos exames responsáveis por diagnosticar o HPV.
Uma vagina saudável deve ter um pH de valor entre 3,8 a 4,5. Ou seja, por conta desses habitantes, ele é ácido. Um pH saudável estimula as boas bactérias e controla as ruins ajudando no bom funcionamento da vagina.
Pode haver coceira ou ardência na vagina e na vulva, e essa sensação pode ser especialmente intensa durante a relação sexual. A área genital pode tornar-se vermelha e inchada. A mulher pode ter uma secreção branca, muitas vezes espessa e semelhante a uma coalhada.
O diagnóstico se faz através do exame colpocitológico de Papanicolaou, usado para rastrear o câncer de colo do útero. Consiste em um esfregaço ou raspado das células esfoliadas da região cervical e vaginal [3].
Espinhas na vagina são relativamente normais. Elas podem surgir devido a inflamações causadas por oleosidade excessiva na pele, mudanças hormonais ou hábitos alimentares. Na região íntima, o contato com preservativos, sêmen, produtos inadequados ou fluidos corporais pode desencadear esse problema.
Os sintomas da candidíase cutânea englobam coceira intensa, vermelhidão, descamação da pele, pequenas lesões ou manchas brancas e sensação de queimação. Em casos mais graves, as lesões podem se tornar feridas abertas, e a infecção pode se espalhar para áreas adjacentes.
Bartolinite é uma condição ginecológica que ocorre quando as glândulas de Bartholin, localizadas na entrada da vagina, ficam obstruídas e inflamam. Essas glândulas têm a importante função de lubrificar a região vaginal e vulvar, mas, quando bloqueadas e inflamadas, podem formar cistos dolorosos e incômodos.
Verrugas genitais podem ser sinal da infecção por HPV. O condiloma acuminado – também conhecido como verruga genital – é um dos sinais da infecção pelo HPV, infecção sexualmente transmissível (IST) que pode causar câncer de colo do útero e no ânus.
Qual remédio caseiro para inflamação nas partes íntimas?
O banho de assento de tomilho e alecrim é rico em substâncias antifúngicas e antibacterianas como timol, carvacrol e cânfora, que agem impedindo a multiplicação de fungos e bactérias ajudando a reduzir o desconforto e a inflamação na região íntima, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para a vulvovaginite.
A limpeza deve ser realizada suavemente, em movimentos que se iniciam na frente e seguem para trás, na direção do ânus. Além disso, o indicado é que uma ducha seja usada para limpar a região após o uso do papel. Se não tiver chuveiro, é possível molhar um outro pedaço de papel e passar suavemente na área.
Só o local não é suficiente para identificar a causa. Uma verruga de HPV tem um visual semelhante à uma couve-flor, sendo formada por várias bolinhas bem pequenas e unidas. Muitas vezes são tão pequenas que não conseguimos enxergar como foi mostrado na foto acima, mas é possível senti-las com os dedos.
A Foliculite trata-se de doença infecciosa dos folículos pilosos da pele humana ocasionadas por bactérias que pode ocorrer de forma espontânea ou facilitada por fatores como excesso de umidade da pele, pequenos traumas que serviriam como porta de entrada como a depilação e raspagem dos pelos.
Costuma ser mais avermelhado que o resto da pele, com uma pontinha que é mais branca ou mesmo amarelada. Alguns pelos encravados podem eliminar sangue e pus, enquanto outros podem coçar mais do que o normal.
Apareceu um caroço na vagina? Calma, pois isso pode surgir por várias razões - e geralmente não graves. Por exemplo, um pelo encravado ou mesmo furúnculo. De qualquer forma, sintomas adicionais como coceira, queimação ou dor exigem atenção.
O principal sintoma de HPV é a presença de verrugas irregulares de tamanhos variáveis na região genital do homem e da mulher, que também podem aparecer na boca ou na garganta. Eventualmente, o paciente ainda pode sentir coceira e ardência no local.
Um caroço ou bolinha na vagina é quase sempre sinal de inflamação das glândulas de Bartholin ou de Skene, que ajudam a lubrificar o canal vaginal. No entanto, também pode ter causas mais simples, como um pelo encravado ou uma espinha, por exemplo.