A denominação sal-gema é empregada para definir a ocorrência de cloreto de sódio (NaCl) contida em estratos sedimentares em subsolo formando camadas contínuas ou domos.
No entanto, o sal-gema é também uma matéria-prima versátil para a indústria química. É empregado, por exemplo, na produção de soda cáustica, ácido clorídrico, bicarbonato de sódio, sabão, detergente e pasta de dente, enfim, na fabricação de produtos de limpeza e de higiene e em produtos farmacêuticos.
Enquanto o sal-gema é retirado por uma perfuração subterrânea, o sal marinho está na superfície da terra e é extraído a partir da evaporação da água do mar.
O sal-gema é uma rocha composta basicamente por halita (NaCl) e não pode ser confundido com sal de potássio (KCl), geralmente usado para produzir fertilizantes. A extração é feita de duas formas: quando as camadas são mais superficiais e horizontalizadas o sal é lavrado com maquinário no subsolo.
SAL-GEMA - Conheça esse Mineral, que é Extraído em MACEIÓ, sua FORMAÇÃO, CORES e Importância. Halita
Onde tem sal-gema no Brasil?
A produção interna de sal-gema no ano de 2007 permaneceu praticamente a mesma de 2006, acompanhando o comportamento mundial: foram 1.621 mil toneladas, enquanto a de 2006 totalizou 1.624 mil toneladas. Os estados de Alagoas e Bahia continuam sendo os únicos produtores do Brasil.
A exploração da sal-gema normalmente ocorre em depósitos subterrâneos onde o mineral se acumulou ao longo de milhões de anos, formando camadas espessas. Para acessar essas camadas, são utilizados métodos de mineração subterrânea, como a perfuração de poços ou a criação de galerias e túneis.
sal comestível do Himalaia é uma escolha melhor para uso na culinária do que o sal de mesa branco regular. É sal não processado e livre de produtos químicos que possui muitas qualidades associadas a ele. Ajuda na absorção de minerais no corpo e também melhora a digestão.
Denomina-se por sal-gema o cloreto de sódio, acompanhado de cloreto de potássio e de cloreto de magnésio, que ocorre em jazidas na superfície terrestre.
Diferentemente do sal de cozinha comum, extraído do sal marinho, o sal-gema é utilizado para a produção de soda cáustica e é fonte de cloro para produzir tubos de PVC. Em Maceió, a companhia de mineração Braskem realizou a extração do sal-gema que ocasionou rachaduras no solo.
No início da tarde de domingo, 10 de dezembro, a mina 18 da Braskem se rompeu na lagoa de Mundaú, no bairro de Mutange, em Maceió. Este, que já é considerado o maior crime ambiental ocorrido em solo urbano em curso no país, teve início com terremotos em 2018 e, hoje, atinge boa parte do território da cidade.
O sal azul persa é um sal fóssil, ou sal-gema, cujos cristais formaram se há 100 milhões de anos nos mares pré-cambrianos. A extrema pressão exercida pelos movimentos tectónicos das placas causou a formação de cristais de uma estrutura muito especial.
O Sal Mineral BOVINO 40 é um mineral recomendado para bovinos de corte a campo na fase de engorda. O Sal Mineral BOVINO 40 proporciona a suplementação mineral necessária para o animal se desenvolver e aumentar sua produtividade, mantendo o animal saudável e com suas necessidades fisiológicas supridas.
Qual é a diferença do sal grosso para o sal marinho?
O sal grosso, comumente usados em churrasco, também é considerado um sal marinho, mas que já passou por um processo de moagem para reduzir o tamanho de seus cristais, mas não por tratamento químico.
O sal marinho contém a mesma quantidade de sódio que o sal refinado. No entanto, esse tipo de sal não passa pelo processo de refinamento, contendo um pouco mais minerais que o sal refinado. Além disso, o sal integral não possui aditivos e sua textura varia entre flocos, grãos grossos ou finos.
A principal jazida fica em Conceição da Barra, mas também há registros nas cidades de Ecoporanga e Vila Pavão. Em 2021, 11 áreas de sal-gema no Espírito Santo foram leiloadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e foram arrematadas por quatro empresas, por um valor de aproximadamente R$ 170 milhões.
Quais as consequências da exploração de sal-gema em Maceió?
Porém, quase cinco décadas depois, a área se tornaria palco de uma das maiores tragédias socioambientais do Brasil: a extração de sal-gema causou o afundamento do solo em áreas residenciais, provocando o deslocamento de 60 mil pessoas de cinco bairros pelo risco de desabamento de imóveis a partir de 2018.
O sal-gema é extraído principalmente por dois métodos: a lavra por solução e a lavra subterrânea convencional. No primeiro método, o sal é dissolvido em água e posteriormente extraído, enquanto no segundo, ocorre a mineração convencional em minas subterrâneas.