Um padrão de beleza é um conjunto de normas estéticas que formatam o corpo de um indivíduo, de acordo com processos culturais localizados em um determinado espaço e tempo histórico. É uma construção social, ou seja, não é algo que sempre existiu na natureza, não é universal nem imutável.
A tendência atual é ter um corpo extremamente esculpido, seco, sem excesso de curvas, levemente malhado, porém considerado “lindo e saudável” segundo a maioria das pessoas. Essas mensagens estão sendo divulgadas em todos os lugares como o padrão de beleza ideal.
Uma pessoa padrão é a que atende uma série de características físicas/comportamentais que são consideradas parte de um arquétipo de beleza/conservadorismo.
Afinal, o que é padrão de beleza? É considerado um modelo de beleza idealizada por uma determinada sociedade, ou seja, é um conjunto de características físicas necessárias para que uma pessoa seja considerada bonita ou não de acordo com um contexto, tais como: Cor de pele. Tipo de cabelo.
Segundo dados da ONU Mulheres, em uma pesquisa feita em 2020, pelo estudo TODXS, o padrão de beleza feminino idealizado no Brasil ainda é uma mulher branca, magra, com curvas, cabelos lisos e castanhos.
Consequências da busca pelo padrão de beleza idealizado
Elas são inúmeras e incluem a angústia, depressão, distúrbios alimentares como bulimia e anorexia, obsessão pela magreza e procedimentos cirúrgicos estéticos.
Atualmente, o padrão de beleza é, ainda, o de um corpo magro, alto, sem defeitos e um cabelo extremamente sedoso — assim como nas passarelas. Herdou-se das décadas passdas o volume de seios maiores, o que faz da cirurgia de mamoplastia de aumento ainda muito popular nas clínicas.
Você sabia que a maior parte das mulheres brasileiras tem o padrão retangular (76%) e não o corpo “violão” (padrão triangular) como muitos pensam? Quem afirma é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e serve para indicar a padronagem das roupas femininas no país inteiro.
Grécia Antiga A primeira tentativa de padronização da beleza humana de que se tem registro parte da Grécia Antiga (tanto que a palavra estética tem origem grega e significa "compreensão pelos sentidos"). O modelo de beleza ideal deveria combinar harmonia e equilíbrio, valorizando as medidas proporcionais.
Portanto, destaca-se que os padrões de beleza construídos socialmente, têm influenciado as pessoas por uma busca excessiva em se igualar ao modelo corporal idealizado, e assim, acaba por influir em determinadas patologias, como a depressão, bulimia, ansiedade social, transtorno dismórfico corporal, entre outras.
Muitos asiáticos têm pálpebras simples, nariz baixo e rostos ligeiramente arredondados. No entanto, embora essa característica não possa ser especificada como o rosto de todos os asiáticos, muitos ídolos coreanos têm pálpebras duplas, nariz reto e rosto em formatos de V.
Qual o padrão ideal de beleza feminina e masculina?
Os pesquisadores descobriram que as mulheres consideradas mais desejáveis tinham cabelos loiros, eram brancas, com a pele bronzeada, olhos castanhos e corpos esbeltos. Enquanto isso, o homem "ideal" apresentava olhos escuros, abdômen definido e traços marcantes no rosto dignos de uma harmonização facial.
Conceitos básicos. Uma expressão regular (ou, um padrão) descreve um conjunto de cadeias de caracteres, de forma concisa, sem precisar listar todos os elementos do conjunto.
Um padrão, além do uso do termo para significar template, é uma discernível regularidade no mundo ou em um design feito pelo homem. Isto posto, os elementos em um padrão repetem-se de maneira previsível. Qualquer um dos cinco sentidos pode observar padrões diretamente.
Um padrão pode ser considerado como um conjunto de características semelhantes. Ele também pode ser a descrição de um problema recorrente para o qual existe uma solução que pode ser reutilizada diversas vezes em situações diferentes.