A oliveira-brava representa a “severidade” de Deus frente à incredulidade do mundo (Romanos 11:22-23). Os gentios, sem ter o privilégio dos israelitas, são galhos da oliveira-brava.
É uma alegoria que descreve a nação eleita por Deus, representada pelo judaísmo, sua cultura e seu povo. Nela foram enxertados os cristãos gentios, a quem Paulo chama de zambujeiro (oliveira brava), passando a ser participantes de sua raiz e de sua seiva Romanos 11:16-24.
Qual a diferença entre a oliveira e a oliveira brava?
A oliveira cultivada vem da oliveira brava, que é menor e mais espessa, com galhos espinhosos. Ela dá frutos semelhantes a azeitona, mas menores. Pode ser encontrada em áreas do Mediterrâneo e, embora se adapte bem a diferentes solos e temperaturas elevadas, é muito sensível a geadas.
é considerada uma árvore sagrada. Ela é citada em várias passagens da Bíblia. No Gênesis há referências a um óleo extraído do seu fruto. Na passagem sobre a arca de Noé, a oliveira representa o recomeço, o início de um novo tempo para a humanidade.
A oliveira é, pela primeira vez, mencionada em Gn 8.11, quando a pomba voltou para a arca de Noé com um ramo daquela árvore. Havia na Terra Santa muitas oliveiras, quando os israelitas tomaram posse dela (Dt 6.11) – e acham-se associadas com as vinhas como sendo uma fonte de riqueza (1 Sm 8.14 – 2 Rs 5.26).
Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras. Em todos os termos terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira.
O fruto apresenta-se como uma drupa, pouco carnudo, elipsoide e preto. Trata-se de uma espécie endémica da ilha da Madeira, característica do Zambujal. Esta planta aparece também na ilha do Porto Santo e nas ilhas Desertas. Apresenta floração entre Março e Junho.
É uma planta invasora bastante freqüente, infestando lavouras anuais, pomares e jardins. Trata-se de uma infestante agressiva, dominando muito rápido as áreas onde ocorre.
A oliveira é uma árvore com grande significado para os judeus e para Israel: o próprio símbolo do Estado é uma menorah (candelabro de sete braços) ladeada por dois ramos de oliveira, já para não falar de uma das primeiras histórias do Antigo Testamento – a da arca de Noé – e da simbologia da pomba que trouxe no seu ...
Pela importância da Oliveira e por ser considerada uma árvore sagrada, sempre esteve presente em lugares energeticamente importantes. Segundo a tradição, Jesus subiu o Monte das Oliveiras para orar e meditar logo depois da ceia em que anunciou sua morte em iminência.
E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
A oliveira, como símbolo de Israel, vem na parábola apresentada por Paulo em Romanos 11.17-27. Os judeus são a boa oliveira (v 24), os gentios são a oliveira brava ou zambujeiro (v 17).
De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.” O Salmo 128 fala sobre a benção para a família que teme a Deus.
O zambujeiro (Olea europaea subsp. europaea var. sylvestris) é também vulgarmente conhecido como oliveira-brava, zambujo-bravo, azambujeiro e oliveira. É uma espécie nativa em Portugal, com grande representatividade na bacia do Mediterrâneo e que possui uma grande longevidade, pois pode atingir mais de 3000 anos.
A figueira-brava ocorre, naturalmente, em diver- sos tipos de solos. Colheita e beneficiamento: os frutos (figos) devem ser colhidos diretamente da árvore, quan- do iniciarem a queda espontânea ou recolhidos no chão, sob a planta-mãe, logo após a queda.
E o que significa Zaqueu nesta história? No início deste Estudo vimos que as propriedades da FIGUEIRA BRAVA, ou SICÔMORO, eram de ser uma Árvore que produzia Frutos com dificuldade e de qualidade inferior, apesar de ter raízes profundas e ramos fortes.
A figueira brava é uma variedade de figueira selvagem, também pertencente ao gênero Ficus. Em muitas regiões, a figueira brava é menos cultivada comercialmente e pode não produzir frutos comestíveis, diferindo da figueira comum.
Alguns galhos da oliveira cultivada foram quebrados, e um galho de oliveira brava foi enxertado nela. Pois vocês, os não judeus, são como aquela oliveira brava e agora tomam parte na força e na riqueza espiritual dos judeus. Portanto, vocês não devem desprezar os galhos que foram quebrados.
O fruto da oliveira – sim, azeitona é fruta – é conhecido por um amargor que traz mais personalidade e sabor em diferentes pratos, inclusive na forma do delicioso e aromático azeite de oliva.
Qual é a diferença entre um zambujeiro e uma oliveira?
A oliveira é a variante cultivada para produção de azeitona e de azeite, enquanto o zambujeiro cresce de forma espontânea. O zambujeiro pode ter aspeto de arbusto ou de árvore (porte arbustivo ou arbóreo) e tem folhas mais pequenas e acinzentadas do que a oliveira. Os seus frutos também são menores.
O Monte das Oliveiras é um lugar sagrado por várias razões. Primeiro, é o lugar onde Jesus passou muito tempo ensinando e orando. Segundo, é o lugar de sua prisão e ascensão. Terceiro, é o lugar onde Ele chorou por Jerusalém e profetizou sua destruição.
Sabemos que três tipos de azeite eram separados. O primeiro é mais puro era entregue a Deus no templo. O segundo era usado pelas pessoas. O terceiro era usado em lamparinas.