O protocolo Profinet (Process Field Network) é um padrão de comunicação industrial desenvolvido para permitir a transmissão de dados em tempo real em ambientes de automação industrial. Assim, ele opera sobre a infraestrutura Ethernet, proporcionando alta velocidade e confiabilidade.
O PROFINET permite que sensores e atuadores sejam conectados a um sistema de controle central, facilitando o monitoramento em tempo real de variáveis de processo, como temperatura, pressão e nível. Isso é útil em aplicações onde é necessário garantir a segurança e a eficiência dos processos industriais.
Profinet é um padrão de comunicação para troca de dados entre controladores, como os CLPs (Controladores Lógico Programáveis), e dispositivos, como blocos de E/S ou drives. É baseado em Ethernet e compatível com todos os seus componentes, integrando facilmente sistemas e equipamentos, possibilitando a automação.
💻 Ethernet: Usado em escritórios e casas, ideal para ambientes controlados. ⚙ PROFINET: Criado para ambientes industriais desafiadores, suportando temperaturas extremas, vibrações e interferências. É o que você precisa para garantir estabilidade e confiança nos seus projetos!
Para que ocorra a comunicação entre dois ou mais dispositivos em uma rede, eles devem falar a mesma linguagem, o que significa que eles devem utilizar o mesmo protocolo. Deve existir pelo menos um canal, um emissor e um receptor garantindo que seja utilizado um protocolo em comum.
ENTENDA COMO FUNCIONA UMA REDE PROFINET E QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Qual é a função do protocolo?
2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROTOCOLO
Portanto, compete ao protocolo receber, registrar, classificar e encaminhar os documentos ou processos à autoridade competente conforme o assunto ou o endereçamento.
Quais são os principais protocolos de comunicação?
Alguns dos protocolos fundamentais que mantêm a internet funcionando incluem o HTTP, HTTPS, SMTP, POP3 e IMAP. O HTTP é a base da comunicação de dados para a web, enquanto o HTTPS oferece uma versão segura com criptografia.
O Modbus é um protocolo de comunicação da camada de aplicação (modelo OSI) e pode utilizar o RS-232, RS-485 ou Ethernet como meios físicos - equivalentes camada de enlace (ou link) e camada física do modelo.
A rede PROFIBUS DP é uma rede de token com vários mestres – o que significa que há dois ou mais mestres no sistema, um token dando o direito de falar para os equipamentos de campo é passado de mestre para mestre e cada um recebe uma parte do tempo de comunicação.
Basicamente, há dois tipos de redes PROFINET: PROFINET IO e PROFINET CBA; O PROFINET IO é utilizado em aplicações em Tempo Real (RT); O PROFINET CBA é utilizado em aplicações onde o tempo não é crítico, por exemplo, na conversão para rede PROFIBUS-DP.
Para sermos um pouco mais técnicos, ethernet é um protocolo de conexão que gerencia como os dispositivos e computadores se comunicam em uma rede local (LAN). Esse protocolo facilita o acesso e a troca de informações e arquivos entre máquinas que estão na mesma rede.
PROFINET é um protocolo para comunicação de redes industriais que utiliza o padrão Ethernet como meio físico e camada para enlace de dados. É desenvolvido pela SIEMENS e apoiado pela fundação Profibus International (associação de empresas e universidades do setor de automação industrial).
Basicamente, o PROFIBUS é um protocolo digital tradicional baseado na comunicação serial. Já o PROFINET é um novo protocolo baseado na Ethernet Industrial. Resumindo, eu diria que o PROFINET suporta uma comunicação mais rápida com mais largura de banda.
Qual o protocolo de comunicação utilizado no PLC e remotas?
O controlador lógico programável (PLC ou CLP) é uma espécie de pequeno computador que permite a programação e a execução dos códigos de automação. Nesse sentido, o protocolo mais adotado é o Modbus.
O Modbus envia dados numéricos ou discretos, como Bits de entradas e saídas digitais ou analógicas. Trata-se de um tradicional e popular protocolo em rede de CLPs (Controlador Lógico Programável) para comunicação com dispositivos e periféricos externos via rede.
O PROFIBUS é um padrão de rede de campo aberto e independente de fornecedores, onde a interface entre eles permite uma ampla aplicação em processos, manufatura e automação predial. Esse padrão é garantido segundo as normas EN 50170 e EN 50254.
O protocolo HART é um protocolo de comunicação mestre-escravo, o que significa que, durante a operação normal, cada envio de dados do escravo (dispositivo HART) é iniciadoa por uma solicitação (ou comando) do dispositivo de comunicação mestre (host).
O barramento de campo é uma tecnologia que possibilita a interconexão de diversos equipamentos de campo (sensores, atuadores, transmissores) num meio compartilhado. Para saber qual é o modelo de acoplador ideal de acordo com a sua aplicação fale com a EQUIPE DE ESPECIALISTAS da DJP.
Modbus é um Protocolo de Comunicação Serial. Isso significa que ele é utilizado para a transmissão de informações sobre redes seriais entre dispositivos eletrônicos. Ele é aplicado em Controladores Lógico Programáveis, os CLPs.
O UART é um dos mais antigos protocolos seriais. As portas seriais, antes quase universalmente utilizadas, geralmente eram baseadas em UART; e dispositivos utilizando interfaces RS-232, modens externos, etc. são alguns exemplos comuns de locais em que UART é utilizado.
O Modbus RTU é mais suscetível a essas interferências, o que pode causar falhas na comunicação e perda de dados. Já o Modbus TCP é menos vulnerável a essas interferências e possui uma camada de segurança que o torna mais seguro em relação ao Modbus RTU.
HTTP (Hypertext Transfer Protocol): que lida com a comunicação entre um servidor web e um navegador web; HTTPS (HTTP Secure): que lida com a comunicação segura entre um servidor da web e um navegador da web; FTP (File Transfer Protocol): que lida com a transmissão de arquivos entre computadores.
Qual o protocolo atualmente mais utilizado em uma rede?
HTTP: o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) é a base da Rede Mundial de Computadores, a internet com a qual a maioria dos usuários interage. Ele é utilizado para transferir dados entre dispositivos.
Topologias como malha e híbrida oferecem maior confiabilidade, enquanto topologias como barramento e anel podem ser mais suscetíveis a falhas. Se sua aplicação demanda uma operação constante e ininterrupta, a confiabilidade é um tópico de extrema importância no momento de escolher a topologia de rede.