Ouça o texto abaixo! A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado iniciado em 9 de julho de 1932, liderado pelo estado de São Paulo, que defendia uma nova Constituição para o Brasil e atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas.
A ideia de constitucionalismo está associada a garantia de direitos, separação de poderes e princípios de governo limitado, em contraposição ao absolutismo medieval, combatendo o poder ilimitado do estado encarnado em seu “líder” e dando maior participação política ao cidadão.
A Revolução Constitucionalista de 1932 completa 92 anos nesta terça-feira (9), data considerada magna no estado de São Paulo por ter marcado o conflito armado entre forças paulistas que tinham por objetivo derrubar o governo de Getúlio Vargas.
Movimento político surgido com a Revolução Francesa ou doutrina jurídico-política baseada na Constituição, opondo-se a autocracia, com o escopo de estabelecer o regime constitucional, ou seja, com governos moderados, tendo sua ação e seus poderes limitados por uma Constituição escrita.
Quais são os objetivos do movimento constitucionalista?
O objetivo era derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e promulgar uma nova Constituição para o Brasil. Quando assumiu, Vargas nomeou interventores nos Estados. Os paulistas não aceitaram um interventor de fora e se rebelaram contra os novos rumos da política brasileira.
Toda a caracterização do Constitucionalismo ao longo da história se funda na pluralidade de teorizações e práticas jurídicas construídas em torno do pressuposto de limitar os poderes do Estado e defender os direitos fundamentais do ser humano.
O constitucionalismo no Brasil, assim como nos demais lugares, tem como principal intuito garantir os direitos e deveres do povo, seguindo a linha do documento que rege o país. Essa limitação do poder tem como objetivo permitir que as garantias fundamentais sejam mantidas, bem como a ordem do Estado.
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um levante armado protagonizado por São Paulo e iniciado em 9 de julho de 1932. O levante manifestou a insatisfação dos paulistas com o governo de Getúlio Vargas, sobretudo pela centralização de poder imposta pelo governo.
Quais foram os principais pontos da Constituição de 1934?
A Carta de 1934 dava amplos poderes aos estados e assegurava preponderância do Poder Legislativo, além de ter instituído o voto secreto, o voto feminino e a Justiça do Trabalho.
No conceito de Canotilho o constitucionalismo surgiu com a ideia de limitar o poder dos órgãos governamentais e garantir direitos fundamentais, tendo como objetivo central: Limitar o poder; Estruturar o Estado; Disciplinar Direitos Fundamentais.
Entendem da necessidade de todo Estado ter uma Constituição. Essa abrange os princípios jurídicos que designam os órgãos do Estado, os modos de sua cría- ção, suas relações mútuas, fixam o círculo de sua atuação e a situação de cada um deles no Estado.
51), o constitucionalismo “é a teoria (ou ideologia) que ergue o princípio do governo limitado indispensável à garantia dos direitos em dimensão estruturante da organização político- social de uma comunidade”.
O constitucionalismo consiste na divisão das funções do poder, já que o poder é único e, o que há, é a organização do Estado para o exercício desse poder, para que se evite o arbítrio e a prepotência, e representa o governo das leis e não dos homens, da racionalidade do direito e não do mero poder.
No neoconstitucionalismo, a leitura clássica do princípio da separação de poderes, que impunha limites rígidos à atuação do Poder Judiciário, cede espaço a outras visões mais favoráveis ao ativismo judicial em defesa dos valores constitucionais.
Pode-se extrair dos conceitos mencionados que o Constitucionalismo está associa- do necessariamente a três idéias básicas: garantia dos direitos, governo limitado e separa- ção dos poderes estatais, a qual terá como suporte o sistema de freios e contrapesos.
Qual a diferença entre o constitucionalismo e o neoconstitucionalismo?
De qualquer modo, o constitucionalismo não pode ser entendido senão integrado com as correntes filosóficas, ideológicas, políticas e sociais dos séculos XVIII e XIX. Por outro lado, o neoconstitucionalismo é uma ruptura com o constitucionalismo liberal de previsão meramente formal de direitos.
Qual é a relação entre o constitucionalismo e a democracia?
que, enquanto a democracia permitiria à maioria decidir da forma que melhor lhe conviesse, o constitucionalismo insere determinadas normas de difícil alteração, as quais resistem, inclusive contra a vontade da maioria.
"A constituição é a declaração da vontade política de um povo, feita de modo solene por meio de uma lei que é superior a todas as outras e que, visando a proteção e a promoção da dignidade humana, estabelece os direitos e as responsabilidades fundamentais dos indivi- duos, dos grupos sociais, do povo e do governo” ( ...
Ao longo de 1937, Vargas atuou no sentido de neutralizar todos os políticos opositores e, apoiado no Exército, optou por explorar o temor que havia, sobretudo nas classes médias, do comunismo.
Com a Declaração de Independência concluída, o Segundo Congresso Continental votou para adotá-la em 4 de julho de 1776. Ela foi recebida com grande alarde, e o dia 4 de julho, e não 2 de julho, é comemorado como o aniversário da independência norte-americana.