Segundo esse entendimento, Gogue seria a Rússia. Gogue e Magogue estão no “extremo norte” (Ez. 38:15), o que reforça a interpretação de que se trata da Rússia, uma vez que se traçando uma linha reta para o norte, a partir de Jerusalém, capital de Israel, chega-se nas proximidades de Moscou, capital russa.
Não há nação particular associada com eles, nem nenhum território particular além do norte de Israel. No livro Antiguidades Judaicas, o historiador judeu, Flávio Josefo identifica Magogue com os citas, nome que era usado na antiguidade para definir um número de pessoas provenientes do norte do Mar Negro.
Ezequiel 38–39 fala de uma grande batalha que ocorrerá em Israel nos “últimos dias” e que envolverá um povo de “Magogue” liderado por um rei chamado Gogue. Ezequiel descreveu que essa guerra seria travada nos “montes de Israel” contra os filhos de Israel reunidos nessas terras.
A profecia de Gogue e Magogue refere-se a uma grande guerra mundial centrada na Terra Santa e Jerusalém, e aparece pela primeira vez no livro de Yechezkel (Ezequiel). De um lado estavam Israel, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha. Do outro, Irã, Rússia, China, Síria e Coréia do Norte.
PASTOR fala sobre a BATALHA de GOGUE MAGOGUE - LAMARTINE POSELLA
Que país representa Gogue?
Explique aos alunos que Gogue era o rei (ou príncipe e chefe) de uma terra chamada Magogue, localizada ao norte de Jerusalém. Ezequiel usou Gogue simbolicamente para representar um líder iníquo ou os líderes que vão buscar destruir o povo de Deus nos últimos dias.
Gogue e Magogue estão no “extremo norte” (Ez. 38:15), o que reforça a interpretação de que se trata da Rússia, uma vez que se traçando uma linha reta para o norte, a partir de Jerusalém, capital de Israel, chega-se nas proximidades de Moscou, capital russa.
O termo Gogue e Magogue é utilizado na Bíblia para indicar que haverá uma batalha contra Israel. Esse exército inimigo será muito numeroso. Sabemos disso porque a profecia diz, metaforicamente: “como a areia do mar”. Será formado por nações inimigas que estão espalhadas pelo mundo inteiro.
Ezequiel 39:11 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) “Nesse dia, prepararei um enorme cemitério para Gogue e suas multidões no vale dos Viajantes, a leste do mar Morto. Ele impedirá a passagem dos que viajam por ali, e eles mudarão o nome do lugar para vale das Multidões de Gogue.
Em Ezequiel 38:15-16, vemos uma profecia sobre uma grande invasão a Israel: “Virás do teu lugar, dos lados do norte, tu e muitos povos contigo, montados a cavalo, uma grande companhia, e um exército numeroso. E subirás contra o meu povo de Israel como uma nuvem”.
TUBAL – É moderna cidade Rússia de tobolsk em (Ez 38.2) Temos a palavra “chefe” tradução do termo rosh, dando idéia do nome Rússia. NAS NAÇÕES ALIADAS – Gômer, Togarma, (Ez 38.6) Gômer veio a ser Germânia (atual Alemanha) e Togarma corresponde a Armênia e a Turquia.
Assim, o Armagedon é o lugar onde acontecerá um conflito entre a humanidade contra Deus e Sua Verdade. Aqueles que conseguirem ver além das mentiras dos espíritos do mal se juntarão ao exército celestial na batalha final entre o bem e o mal.
Já o livro do profeta Ezequiel apresenta Magog como um reino na região do mar Negro sob o governo de Gogue, que, em determinado momento, se levantaria para atacar o povo judeu.
Israel tem aproximadamente 470 km de comprimento e aproximadamente 135 km de largura em seu ponto mais largo. O país faz fronteira com o Líbano ao norte, com a Síria a nordeste, com a Jordânia a leste, com o Egito a sudoeste e com o Mar Mediterrâneo a oeste.
1Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 2Filho do homem, volve o rosto contra Gogue, da terra de Magogue, príncipe de Rôs, de Meseque e Tubal; profetiza contra ele 3e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe de Rôs, de Meseque e Tubal.
Ezequiel mostra o poder das forças inimigas. Porém o exército de Deus demonstra um poder ainda maior. As armas capturadas de Gogue fornecem dois anos de lenha para o povo de Deus. Há tantos cadáveres dos soldados inimigos que são necessários sete meses para enterrá-los.
Comentário devocional: Quando Deus restaura Seu povo, as forças do mal se levantam contra ele. Nos capítulos 38 e 39, temos a história de uma grande aliança do mal que vem guerrear contra a nação restaurada de Israel, Vemos também como Deus lida com o problema.
“Gogue e Magogue” são inimigos futuros, que só atacariam quando Israel estivesse vivendo com segurança em sua terra, em paz com as nações vizinhas, sem sofrer nenhuma ameaça visível (38:11, 12). Bíblia de Estudo Andrews.
Chefe de povos inimigos ao norte de Israel. Inimigo de Deus e Aliado de Magogue. E sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.
Tendo o evento do Carmelo como sua história de fundo, João prevê a batalha do Armagedom em termos de um confronto entre a verdadeira e a falsa religião. Entre o verdadeiro e o falso dia de adoração. Entre o Deus verdadeiro e a falsa representação dele na religião da meretriz e da besta.
10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
Meseque (do hebraico משך, "precioso"), é um personagem bíblico fictício do Antigo Testamento, filho de Jafé e neto de Noé. Seu nome aparece sempre em conexão ao de Tubal. O nome Meseque é associado por algumas correntes com os musku de inscrições assírias, que são mencionados junto com os tabali .
Quais as nações que invadiram Israel na Batalha de Gogue e Magogue?
Persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo” (Ezequiel 38:2,5-6).