Conceituando o Ensaio Marshall Originalmente concebido por Bruce Marshall, na década de 1930, o Ensaio Marshall foi criado para determinar a estabilidade e a fluência de misturas betuminosas a quente de concreto asfáltico, com uso previsto em pavimentações.
O método Marshall indica dois níveis de compactação para misturas diferentes. Para misturas drenantes e abertas, são indicados 50 golpes por face do corpo de prova para baixo volume de tráfego (Norma alemã ZTV Asphalt – StB 94, Page 12 7 MISTURAS ASFÁLTICAS: CONCEITUAÇÃO, MATERIAIS, DOSAGEM - Módulo 4 2001).
Uma das respostas possíveis é ensaios do tipo Marshall, procedimentos amplamente utilizados pelo mundo para análise de amostras de asfalto e outros tipos de misturas betuminosas, em geral derivadas de subprodutos do petróleo.
Quais as diferenças entre as dosagens Marshall e Superpave?
Geralmente as misturas dosadas pelo Método Superpave requerem menos ligante asfáltico quando comparadas com as Dosagens Marshall. Os valores de VAM (Volume de Agregado Mineral) nas dosagens Marshall são superiores aos encontrados na Metodologia Superpave.
Marshall Sample Preparation, sample measurement, and Stability Test
O que é mistura asfáltica?
As misturas asfálticas são compostas por uma mistura de agregados minerais, de vários tamanhos com ligantes asfálticos. Os revestimentos são classificados quanto ao tipo de ligante: a quente com o uso de CAP, ou a frio com o uso de EAP.
O ensaio da massa específica máxima medida (Gmm), conhecido por método Rice, é estabelecido pela razão entre a massa do agregado mais ligante asfáltico e a soma dos volumes dos agregados, vazios impermeáveis, vazios permeáveis não preenchidos com asfalto e total de asfalto.
Quais os tipos de ensaios mais utilizados na pavimentação?
Os ensaios de campo são realizados durante a execução do pavimento e permitem avaliar a qualidade das camadas construídas. Os principais ensaios são: deflexão, regularidade superficial e aderência entre camadas.
Feita a citação, é defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do réu, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituições permitidas por lei.
Este documento, que é uma norma técnica, fixa o procedimento a ser adotado na determinação da densidade aparente em corpos-de-prova preparados em laboratório ou obtidos na pista. Prescreve a aparelhagem e os materiais requeridos e estabelece a condição para obtenção dos resultados.
O Ensaio de Integridade (PIT), é um ensaio de fundação de baixa deformação. É uma técnica não destrutiva que avalia a integridade estrutural de estacas por meio da medição de velocidade de onda gerada por um golpe de martelo manual.
O que é o ensaio de permeabilidade em furos de sondagem?
Os ensaios de permeabilidade em furos de sondagens consistem na medida da vazão, representada pelo volume d'água absorvido ou retirado, durante um intervalo de tempo, em função da aplicação de diferenciais de pressão induzida por colunas d'água, resultante da injeção ou da retirada de água do furo.
Informações adicionais: O ensaio de fadiga pode ser realizado de acordo com a solicitação que se deseja avaliar: tração-compressão, flexão, tração-tração e torção. Geralmente o resultado é apresentado na forma de uma curva que relaciona a tensão pelo número de ciclos, ou também conhecida curva S-N.
Apresenta os procedimentos para a determinação da estabilidade e da fluência de misturas betuminosas de cimento asfáltico, usinado a frio, com emulsão asfáltica catiônica, com emprego da prensa Marshall.
Usa-se a Escala de Marshall (Tabela 1, Imagem 1) para definir as lesões focais e difusas por meio do exame de tomografia de crânio que correlaciona a presença ou não das cisternas basais, o desvio das estruturas da linha mediana e a presença ou não de lesões cirúrgicas menores ou maiores que 25 mL.
A Escala Marshall é uma alternativa estratégica às tradicionais jornadas de trabalho 12x36 e 6x2, amplamente adotada em atividades econômicas que funcionam 24 horas por dia/7 dias por semana.
Estabilidade acidentária exige licença médica superior a 15 dias. Ao sofrer acidente de trabalho sério, que exija afastamento temporário (superior a 15 dias) das atividades, o trabalhador conta com algumas garantias legais. Uma delas é a chamada estabilidade…
A estabilidade no trabalho é definida como um termo técnico utilizado para caracterizar um período de tempo em que o trabalhador não poderá ser demitido sem justa causa ou por motivo de força maior e caso seja demitido, o mesmo, tem direito a indenização ao período proporcional de estabilidade.
492 - O empregado que contar mais de 10 (dez) anos de serviço na mesma empresa não poderá ser despedido senão por motivo de falta grave ou circunstância de força maior, devidamente comprovadas.
CBR > 80%: Solos de excelente qualidade, geralmente areia ou cascalho bem graduados. CBR 20-80%: Solos de qualidade moderada, necessitando de alguma estabilização ou reforço.
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
Para compor o CBUQ, é misturado e compactado, a quente, o agregado mineral graduado, material de enchimento (fíler), ligante betuminoso, CAP – Cimento Asfáltico de Petróleo e em alguns casos, o melhorador de adesividade.
DNIT 427 – ME: Pavimentação – Misturas asfálticas – Determinação da densidade relativa máxima medida e da massa específica máxima medida em amostras não compactadas – Método de ensaio.
Método dos momentos generalizado (GMM, do inglês: Generalized method of moments) é uma técnica econométrica genérica de estimação de parâmetros de uma equação de regressão desenvolvida como uma extensão ao método de momentos.