Durante a Idade Média, acreditava-se que os felinos de pelos pretos eram bruxas transformadas em animais. A sua cor, que era associada às trevas, magia negra e ao “diabo”, dava sentido a uma superstição de que cruzar com um gato preto numa sexta-feira 13 era um tremendo sinal de azar.
O que as pessoas fazem com os gatos pretos na sexta-feira 13?
Acreditava-se que esses animais poderiam trazer má sorte ou serem acompanhados por espíritos malignos. A sexta-feira 13, por sua vez, é considerada um dia de má sorte em muitas culturas, o que intensifica a associação negativa quando combinada com gatos pretos.
Quais as superstições sobre a sexta-feira 13? Para algumas pessoas, a data marca o momento em que a separação entre o mundo dos vivos e dos mortos é menor. Por esse motivo, há quem acredite que o dia é propenso a aparições de entidades sobrenaturais como bruxas, fantasmas e assombrações.
O que significa cruzar com um gato preto na sexta-feira 13?
Hoje é sexta-feira 13, dia que muitas pessoas consideram de azar. Se um gato preto cruzar o seu caminho então... pode ser seu dia de sorte! Pois esses felinos, na verdade, dão muito amor, carinho e aconchego.
A explicação mais aceita, no entanto, é a demonização do dia promovida pela Igreja Católica. A crença pagã tinha a sexta-feira como dia de devoção aos deuses e o número 13 era considerado milagroso.
Por que dizem que cruzar com um gato preto na sexta-feira treze dá azar?
Durante a Idade Média, acreditava-se que os felinos de pelos pretos eram bruxas transformadas em animais. A sua cor, que era associada às trevas, magia negra e ao “diabo”, dava sentido a uma superstição de que cruzar com um gato preto numa sexta-feira 13 era um tremendo sinal de azar.
Para alguns cristãos, a sexta-feira é considerada um dia de azar, pois foi nesse dia da semana que teria ocorrido a a crucificação de Jesus Cristo. Já o frenesi em torno da sexta-feira 13 ganhou força no século 20.
— A 'fama' do número 13 e, consequentemente, da sexta-feira 13, tem origem na Bíblia. Como sabemos, Judas, o discípulo que traiu Jesus, foi o 13º participante da Última Ceia. Também na Bíblia, muitas coisas infelizes aconteceram nas sextas-feiras, incluindo a crucificação de Cristo.
Qual é o significado espiritual da sexta-feira 13?
Para alguns, ele é visto como um presságio negativo, especialmente quando associado à sexta-feira 13, uma data carregada de superstições. No entanto, para outros, o número 13 representa energias positivas e transformadoras, sendo considerado um "número da sorte" que pode trazer mudanças favoráveis.
A cultura ocidental associa tanto o número 13 quanto a sexta-feira ao azar por causa da morte de Jesus Cristo. Isso porque sua última ceia aconteceu em uma quinta-feira, um dia antes da crucificação, com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Porém, entre eles, estava Judas, discípulo traidor.
Por volta de 1690, começou a circular uma lenda urbana dizendo que ter 13 pessoas em um grupo ou em torno de uma mesa dava azar, explica Roud. As teorias por trás da associação de azar com o número 13 incluem o número de pessoas presentes na Última Ceia e o número de bruxas em um clã.
Essa data ficou conhecida como um dia de mau agouro porque teria sido o dia em que Jesus foi crucificado, e na última ceia haviam 13 pessoas sentadas na mesa. É por isso que até hoje existe uma crença popular de que cruzar com gato preto na sexta-feira 13 dá azar, mesmo que não tenha nenhum fundamento nisso.
Muitos relacionam a sexta-feira 13 com as cores mais escuras, como o preto, até citam, por exemplo, o pobrezinho do gato preto. Mas há culturas que falam sobre o uso das roupas vermelhas que também atraem energia negativa. Nesse caso, evite as duas cores e escolha outra peça no seu guarda-roupa.
Quando um gato aparece do nada, significado espiritual?
Não se engane, os gatos precisam de atenção e cuidados próprios e são animais que trazem somente a boa sorte e proteção quando estão por perto. Se um gato aparecer na sua casa, simboliza que ele sentiu que precisava estar ali para trabalhar energeticamente no local.
Para os místicos, alguns hábitos ainda são seguidos, como evitar cortar unhas ou cabelo, lembrar de sair da cama com o pé direito, evitar deixar cair a escova ou pente enquanto se arruma e bater três vezes na madeira, gesto cuja origem permanece desconhecida.
A relação é porque a sexta é considerado um dia em que coisas ruins podem acontecer, ao mesmo tempo que o 13 é o número do azar. Juntando um com o outro, a mística foi construída na cultura ocidental. Porém, há pessoas que tem realmente medo só de ouvir falar no dia.
O dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, é lembrado pela prisão dos cavaleiros templários na França, reinada por Filipe IV. Como castigo, muitos foram queimados, como o grão-mestre dos templários, Jacques de Molay, que morreu em frente a catedral de Notre Dame.
A má fama do número 13 também está relacionada à boa fama do número 12, que indica algo completo, como os 12 meses no ano; as 12 tribos de Israel; os 12 apóstolos de Jesus e os 12 deuses do Olimpo. Aproveitando-se disso, vários filmes de terror surfaram na onda da crença popular.
Se você testemunhar maus-tratos a gatos, especialmente durante a sexta-feira 13, é fundamental agir. Denuncie imediatamente ligando para o 190. Sua ação pode fazer a diferença na vida desses animais e ajudar a proteger aqueles que mais precisam.
Alexandre Nero, Luiz Gonzaga, Thaís Fersoza e as gêmeas Olsen estão na lista. A última sexta-feira 13 do ano chega repleta de mistérios e superstições!
Data associada a superstições, azar e eventos sobrenaturais, a sexta-feira 13 desperta medo e receio em muita gente. Há quem evite passar embaixo de escadas, quebrar espelhos e até abrir o guarda-chuva dentro de casa.
O gato preto também é relacionado, no Brasil, à prática de magia e diz-se que traz má sorte. No entanto, nossas crenças mági- cas não pretendem que bruxas e feiticeiros transformem-se em ani- mais.
Além de senti-las, os gatos absorvem energias negativas e as filtram, principalmente se o propósito é proteger seu dono. Nesse caso, eles costumam ficar ainda mais próximos do seu tutor, para garantir que a carga negativa não afete ou prejudique seu bem-estar.