O que é o livro Razão?

Na contabilidade, o Livro Razão é um registro de escrituração que tem a finalidade de coletar dados cronológicos de todas as transações registradas no Livro Diário e organizá-las por contas individualizadas. Com o Livro Razão, é possível controlar o movimento de todas as contas contábeis separadamente.
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Qual a diferença do livro diário e o Livro Razão?

Vamos direto ao ponto: ✅ Livro Diário → Registra TODAS as transações da empresa, uma a uma, em ordem cronológica, seguindo o método das partidas dobradas. ✅ Livro Razão → Organiza essas movimentações por conta contábil, facilitando a análise de cada uma separadamente.
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É obrigatório registrar o Livro Razão?

De acordo com o item 10, alínea (b), da ITG 2000 e o item 11 do CTG 2001, os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, quando exigível por legislação específica, devem ser autenticados no registro público ou entidade competente.
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Qual a diferença do livro caixa para o Livro Razão?

Livro Caixa é um livro auxiliar dos registros contábeis, onde se anotam todas as movimentações financeiras (entradas e saídas), em ordem cronológica. Livro Razão é o detalhamento do livro diário, sendo obrigatório para empresas que trabalham sob o regime de “Lucro Real”.
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O que o Livro Razão deve conter?

Estão registradas neste Livro todas as movimentações da empresa – constam escritos todas as transações que alteram a situação patrimonial do negócio. O Livro Razão vai conter basicamente os mesmos dados que constam do Livro Diário, mas as informações não estarão organizadas por data e sim por conta.
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O que é Livro Razão e para que serve?

Na contabilidade, o Livro Razão é um registro de escrituração que tem a finalidade de coletar dados cronológicos de todas as transações registradas no Livro Diário e organizá-las por contas individualizadas. Com o Livro Razão, é possível controlar o movimento de todas as contas contábeis separadamente.
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Quais são os dois principais livros utilizados na contabilidade?

Os principais livros utilizados pela Contabilidade são o Livro Diário e o Razão.
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É obrigatório ter o livro caixa?

De acordo com a legislação 9.317/96, somente as empresas optantes pelo Simples Nacional são obrigadas a fazer o registro do livro de caixa com todas as observações feitas pela lei. Existe uma diferença quanto à obrigatoriedade no que diz respeito a outros documentos de registro, como os livros diários, por exemplo.
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Qual a diferença entre o Livro Razão e o balancete?

- Função: o balancete é como um "check-up" das finanças. Ele é usado para verificar se os registros contábeis estão corretos e se o dinheiro está sendo bem gerenciado antes de preparar relatórios financeiros mais detalhados. Já o razonete é como uma lupa.
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O que é o relatório razão contábil?

O relatório Razão é exigido legalmente e traz o registro dos lançamentos contábeis em ordem sistemática e, secundariamente, em ordem cronológica. É também uma forma de controlar a movimentação diária, quando houver, dos lançamentos ocorridos individualmente em cada conta.
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Qual o tempo de guarda do Livro Razão?

Os livros contábeis devem ser guardados por um período de 10 anos.
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Quanto custa para registrar um livro no cartório?

O serviço de registro de obra intelectual custa de R$20 a R$80, de acordo com o tipo de obra e do tipo de pessoa que solicita o registro, se física ou jurídica.
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Quais livros fiscais são obrigatórios?

271, que as pessoas obrigadas a cumprirem com essa obrigação deverão manter nos Estabelecimentos os seguintes livros de Registro:
  • registro de entrada;
  • registro de saída;
  • registro de produção e estoque;
  • registro de impressão de documentos fiscais;
  • registro de utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências;
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Quais livros contábeis são exigidos por lei?

Sem prejuízo de exigências especiais da lei, é obrigatório o uso de Livro Diário, encadernado com folhas numeradas seguidamente, em que serão lançados, dia a dia, diretamente ou por reprodução, os atos ou operações da atividade, ou que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da pessoa jurídica ( ...
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Quanto tempo guardar Balanço Patrimonial?

Tempo para guardar documentos contábeis: 5 Anos

Balanços patrimoniais e demonstrações de resultados: arquivos como o balanço anual e demonstrações de resultados devem ser armazenados por 5 anos, conforme exigências fiscais e contábeis. Esses documentos são essenciais para auditorias e análises financeiras.
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O que substitui o livro Diário?

Além dos demais livros exigidos por lei, é indispensável o Diário, que pode ser substituído por fichas no caso de escrituração mecanizada ou eletrônica.
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Quais são as contas que entram no balancete?

Nos balancetes de verificação estão dispostas contas do ativo, do passivo, do patrimônio líquido e do resultado da empresa.
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Qual é a estrutura de um razonete?

Estrutura. Razonete: Estruturado em forma de "T", com um lado para débitos e outro para créditos. Essa estrutura facilita a identificação de saldos finais e a reconciliação de contas.
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O que é conta do razão?

O livro Razão exibe todos os lançamentos feitos em uma conta contábil, em um determinado período, totalizando os créditos e os débitos da conta e o saldo final. Dessa forma, o razão permite analisar em detalhes os créditos e débitos das contas do balancete.
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O que é lalur e lacs?

O e-Lalur e e-Lacs são registros eletrônicos que integram o Sped. Seu objetivo é demonstrar, respectivamente, a apuração do Lucro Real e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas. Embora tenham finalidades similares, eles tratam de tributos distintos com regras específicas.
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Quais despesas entram no livro caixa?

São dedutíveis, no livro-caixa, as despesas de custeio pagas, necessárias à percepção da receita e à manutenção da fonte produtora. LIVRO-CAIXA. DESPESAS COM VALE TRANSPORTE DE COLABORADORES. Não são dedutíveis despesas com vale transporte de colaboradores sem vínculo empregatício.
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Qual informação não pode faltar no livro caixa?

Para escriturar o livro caixa, é necessário seguir algumas etapas. Assim, o nome da empresa, seu endereço, CNPJ e outros dados importantes são inseridos na parte inicial. Cada página costuma se referir a um mês de atividade, mas isso varia conforme a quantidade de transações financeiras realizadas.
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Qual é a função do Livro Razão na contabilidade?

Livro Razão: Organização das Informações Contábeis

Ele mostra o saldo inicial das contas, os débitos e créditos que ocorreram durante o período e o saldo final da conta.
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Quais são as 3 bases da contabilidade?

Com base na experiência do especialista Altair Alves, podemos identificar três pilares fundamentais para o sucesso de uma empresa contábil: conhecimento técnico, atendimento ao cliente e gestão de negócios. Cada um desses pilares desempenha um papel crucial na construção de uma contabilidade de sucesso.
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