No uso geral, como edição, navegar na internet e assistir filmes, o 4K apresenta uma maior vantagem. Seu hardware também tem que ser levado em conta caso decida migrar para um monitor com resolução mais alta, já que haverá uma maior exigência, independente se você escolher jogar em 120 Hz ou em 4K.
*4K com 240 Hz/165 Hz/144 Hz disponível apenas com jogos conectados a PC que suportam tais especificações (placa de vídeo para PC necessária). O desempenho pode variar.
Para uma experiência de jogo fluida, o ideal é superar os 60 Hz. Os 120 Hz ou 144 Hz oferecem uma jogabilidade mais suave, especialmente em jogos de ação rápida.
Já uma tela de 120 Hz dobra essa frequência. Esse ganho faz imagens com ações rápidas serem reproduzidas de modo mais responsivo e suave. Mas nem sempre taxas acima de 60 Hz são necessárias, e a percepção de fluidez pode depender também do tipo de uso.
O que é melhor: jogar em 4K ou 120Hz? Quais os beneficios?
Quantos Hz tem uma TV boa?
Top Melhores TVs 120 Hz de 2025
Deste modo, essa taxa é medida em Hertz (Hz) e uma das mais altas disponíveis atualmente é a de 120 Hz, que está presente nas televisões mais modernas.
A Smart TV LED 75" Samsung Crystal 4K HDR UN75AU8000GXZD possui uma taxa de atualização de 120Hz. Além disso, essa TV é considerada uma smart TV premium e possui recursos como Modo Jogo, assistentes de voz e melhoramento de áudio e imagem.
Dependendo das condições de iluminação, do campo da visão (periférica ou central), do ângulo aparente do objeto sujeito à cintilação, e do próprio indivíduo, esta freqüência varia de 15 a 100 Hz aproximadamente.
O mais recomendado por especialistas é a escolha de um equipamento com pelo menos 120Hz. Este número apresenta a razão ideal entre a taxa de atualização e o número de quadros por segundo, permitindo a reprodução das imagens com sincronia e conforto para a visão.
Para aqueles que passam tempo em jogos para um jogador e jogos competitivos, 1440p é um ótimo ponto de equilíbrio entre os paroquiais 1080p e as opulentas resoluções 4k+ que vemos cada vez mais nos dias de hoje.
Mas se o seu orçamento for grande e você deseja ter o melhor desempenho de imagem em um modelo gamer, a melhor opção deve ser investir em um monitor OLED, que desempenhará melhor no quesito qualidade do que qualquer outra opção aqui presente.
Portanto, vídeos de 1920×1080 pixels com varredura entrelaçada (conhecidos como 1080i), que são transmitidos no sistema de TV digital brasileiro (ISDB-TB) lançado em 2008, não são considerados Full HD. A resolução Full HD tem como vantagem a maior qualidade de imagem em relação ao HD e SD.
Quando falamos de quadros por segundo em monitores e TVs, muitas vezes encontramos o símbolo Hz (hertz), uma medida de quantos quadros um monitor pode atualizar a cada segundo. No entanto, o FPS é uma medida da capacidade da placa gráfica de desenhar um número de quadros na tela a cada segundo.
No Brasil, os streamings que transmitem em 4K são: Globoplay, Canais Globo (Globosat Play), Amazon Prime, HBO Max e Netflix. Alguns incluem a programação completa e outros apenas alguns canais em 4K, confira!
No início, na versão HDMI 1.0, o cabo suportava resoluções até o Full HD, com uma taxa de atualização de 60 Hz. Hoje, a versão mais moderna, o HDMI 2.1, transmite resolução 8K (7680 x 4320 pixels) a 60Hz e 4K a 120Hz.
O ouvido humano é capaz de perceber sons de frequências entre 20 Hz e 20 000 Hz, embora estes limites não sejam absolutos. Abaixo e acima desta faixa estão infrassom e ultrassom, respectivamente.
Qual é a melhor TV 4K? Entre as melhores opções de TV 4K, modelos como a Samsung QLED 4K e a LG OLED se destacam por suas tecnologias avançadas de imagem, oferecendo cores vibrantes, pretos profundos e excelente desempenho em qualquer ambiente.
O 120Hz serve para melhorar a fluidez e suavidade das imagens em TVs e monitores, especialmente em cenas de ação rápida, jogos e esportes, proporcionando uma experiência visual mais nítida e realista.
Geralmente, os monitores com 60 Hz são mais baratos e ideais para quem trabalha com o PC, assiste a conteúdos, navega na internet ou utiliza softwares gráficos que não exigem altas taxas de atualização.
QLED é considerado mais durável, pois utiliza retroiluminação LED, que não sofre desgaste como os diodos orgânicos do OLED. No entanto, TVs OLED oferecem uma qualidade de imagem superior em ambientes escuros, mesmo com uma vida útil ligeiramente menor.
Atualmente, três tecnologias de imagem se destacam no mercado: OLED, QLED e Neo QLED. Todas oferecem excelente qualidade, mas cada uma se destaca em aspectos específicos, como brilho e contraste.