A Justificação é um conceito teológico presente no cristianismo que trata da condição do ser humano em relação à justiça de Deus. A "Justificação pela fé", também conhecida como sola fide, é um dos conceitos basilares do luteranismo e de todas as denominações cristãs que advém da Reforma Protestante.
A justificação pela fé é o meio pelo qual Deus nos declara justos. A palavra “justificação” significa “ser declarado justo”. É um termo jurídico, que se refere ao veredicto de um juiz. Quando Deus nos justifica, ele nos declara inocentes diante da sua lei, mesmo sendo nós culpados.
Justificação, ser justificado, é um termo legal ou forense, que significa o momento em que a pessoa coloca sua fé em Jesus Cristo, Deus legalmente declara essa pessoa reta diante dEle.
A justificação é um ato soberano de Deus, pelo qual Ele, por causa da nossa fé evangélica depositada em Jesus Cristo nos declara justos no sentido bíblico; isto é, como se nunca tivéssemos pecado; isentos de qualquer culpa diante de Deus.
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
Como, agora, fomos justificados pelo seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus! Pois se, quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele por meio da morte do seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos pela sua vida!
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Segundo, Cristo é o fundamento da nossa fé. Nossa confiança deve estar arraigada em Deus e em seu poder, plenamente manifestado na ressurreição de Cristo, que se entregou por nossos pecados, e nos justificou pela sua graça. Não há mais condenação sobre nós.
Justificado quer dizer declarado justo. Quando a palavra nos fala que somos justificados, isto significa que Deus nos declara justos. Deus já não nos vê como pecadores. Isto é a justificação dos nossos pecados.
A justificação pela fé é outra forma de dizer que não somos justificados pelas nossas obras. A justificação pela fé é o oposto da justificação pelas nossas obras de obediência à lei. Como diz Paulo em Romanos, “sustentamos que alguém é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” ( Romanos 3:28 ).
O que significa ser justificado pelo sangue de Jesus?
Pelo Seu Sangue somos justificados. Ou seja, alguém que era injusto, pecador, é justificado, defendido pelo Sangue de Jesus. Nós somos resgatados pelo Sangue precioso de Jesus Cristo. O cordeiro imolado e sem defeito algum.
Na verdade sei que assim é; porque como se justificaria o homem para com Deus? Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder.
A justificação é tão simples quanto o ABC. A justificação é um ato de Deus. Ela não descreve o modo como Deus regenera e muda interiormente uma pessoa. É, antes, uma declaração legal na qual Deus perdoa o pecador de todos os seus pecados, aceita e considera o pecador como justo diante de si mesmo.
Em Romanos 3:24, é dito: “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”. É pela graça de Deus, através do sacrifício de Jesus, que somos justificados. Ser justificado em Cristo Jesus também implica em ser adotado como filhos de Deus.
“Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão.” Provérbios 17:17 Passando para agradecer todo apoio, amizade, consideração e orações de cada um que está comigo. É muito importante ter amigos nessa caminhada e cada demonstração de amizade tem um valor imensurável pra mim.
Justificação, pois, quer dizer fazer-se reto aos olhos de Deus. Ter-se retidão, é ser como Deus, ter-se o mesmo carácter como o nosso santo e justo Deus.
Somos justificados pela fé em Cristo somente: “Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1:17)
Justificação é o termo jurídico significando que Deus declara justo todos aqueles que creem em Jesus, ou enuncia um veredito favorável em favor do culpado. “Se vocês se entregarem a Ele e O aceitarem como seu Salvador, serão então, por pecaminosa que tenha sido sua vida, considerados justos por Sua causa.