O que é Idiotia? Idiotia é um termo genérico utilizado pelos médicos para designar graus avançados de oligofrenia. Oligofrenia, por sua vez, é outro termo genérico que fala sobre um conjunto de diferentes doenças que afetam o desenvolvimento mental, físico ou emocional de indivíduos.
Grau avançado de atraso mental e em que o coeficiente de inteligência (Q.I.) é inferior a 20 e a idade mental é igual ou inferior ao de uma criança de cerca de 3 anos. Doença hereditário, transmitida com carácter autossómico recessivo, e caracterizada, especialmente, por demência e cegueira progressivas.
define a Idiotia Amaurótica Familiar como condição mórbida caracterizada, do sentido patológico, por degeneração lipóide das células ganglionares do sistema nervoso e, clinicamente, por deterioração mental progressiva, amaurose e desordens do tipo paralítico.
Envolvem as causas genéticas (genes dominantes ou recessivos), comuns na consagüinidade, bem como decorrente de fatores tóxicos, problemas endócrinos (relativo ao mal-funcionamento das glândulas da gestante), traumáticos, nutricionais (como a desnutrição) e ainda infecciosos que tenham afetado o ovo, o embrião ou feto.
A idiotia amaurótica familiar é uma doença hereditária, autossômica, recessiva, que se caracteriza principalmente por cegueira progressiva e demência. Sua principal lesão é a destruição neuronal, pelo fato de se acumular substâncias anormais oriundas do metabolismo cerebral nas células nervosas.
IDIOTA, IMBECIL, RETARDADO: UMA (BREVE) HISTÓRIA CLÍNICA
Qual é a definição de idiotia?
Idiotia é um termo genérico utilizado pelos médicos para designar graus avançados de oligofrenia. Oligofrenia, por sua vez, é outro termo genérico que fala de forma geral sobre um conjunto de diferentes doenças que afetam o desenvolvimento mental, físico ou emocional de indivíduos.
Trata-se de toda maneira de dizer que contraria os princípios gerais da gramática por não poder ser analisada, porém, é aceita no falar normal. O idiotismo vem do grego idios, que quer dizer próprio. Essa concepção é aplicada a uma expressão existente em uma determinada língua sem correspondentes em outras.
A Oligofrenia também conhecida como debilidade mental é uma defi- ciência mental, que pode ter sua origem hereditária ou pode ser adquirida precocemente afetando o desenvolvimento do sistema nervosos central, durante a gestação ou mesmo após o nascimento e pode se prolongar até os dezoito anos de idade.
O cretinismo é uma deficiência mental causada pelo hipotireoidismo congênito, durante o desenvolvimento do recém-nascido. Nesse período, a ausência do hormônio tiroxina atrapalha o amadurecimento cerebral.
A anosognosia é uma condição de nome difícil que se caracteriza pela negação e falta da consciência da própria doença. O maior agravante dessa disfunção é a dificuldade em realizar o tratamento, uma vez que a pessoa acredita não necessitar de acompanhamento por não estar doente.
Tudo que é subtração, erro, desajuste de costumes e comportamentos socialmente aceitos, estranho, incompreensível sob o olhar médico (mestre da loucura) é catalogado como alienação mental e, subsequentemente esquadrinhado nos diversos tipos e formas de doenças mentais.
A oligofrenia pode ter um impacto significativo na vida do paciente, afetando sua capacidade de aprendizado, de trabalho e de relacionamento social. Muitas vezes, indivíduos com oligofrenia enfrentam estigmas e preconceitos, o que pode dificultar sua inclusão na sociedade.
A fenilcotonúria, também chamada oligofrenia fenilpirúvica, pertence ao grupo de distúrbios conhecido como "erros inatos do metabolismo", sendo incluída entre as enzimopatias, isto é, moléstias cm que se reconhece a falta de um enzima identificado.
Silvícola é o habitante das selvas; o ser que vive nas florestas e dos recursos naturais. Esse termo é empregado como sinônimo de indígena ou aborigine, quando aplicado ao ser humano.
CID F71 – Retardo Mental Moderado é observado quando o paciente tem QI entre 35 e 49. Adultos com CID F71 têm idade mental de 6 a menos de 9 anos e precisarão de assistência em grau variado para viver em sociedade.
Como se comporta uma pessoa com retardo mental leve?
Pouca compreensão de pensamentos abstratos, como o significado de metáforas e provérbios; Dificuldade para lidar com dinheiro; Impulsividade; Dificuldade durante interações sociais.
Dito isto, outras cantoras de sucesso como Beyoncé e Shakira que são destaque profissionalmente falando, têm Q.I estimado de 140 ambas. Considerando o sucesso de Anitta (apesar de não gostar do estilo de suas músicas) tenho que reconhecer que seu "perfil", baseado em entrevistas se encaixa em 115 a 130 Q.I (SD 15).
O gênio Albert Einstein, autor da teoria da relatividade, que nasceu na Alemanha e revolucionou a física. Seu QI é estimado entre 205 e 225. 2. Leonardo Da Vinci, pintor, artista, arquiteto, matemático entre muitas outras coisas.
Dessa forma, oligofrenia representaria a ideia de que se tratava de uma categoria sobre os níveis de 'fraqueza mental'. Assim, a debilidade mental passou a ser chamada de 'oligofrenia leve', a imbecilidade, de 'oligofrenia moderada', e a idiotia, de 'oligofrenia grave'.
A noção central em torno da qual giram as discussões ocorridas no curso da primeira etapa é a de “idiotia” elaborada por Esquirol. Deve-se enfatizar que o campo de observação da clínica infantil já existia nessa época.
É o idiotismo que move a filosofia desde sempre, seja na produção de uma nova linguagem, um novo pensamento… É esse idiotismo que, de alguma forma, leva o sujeito a buscar um processo psicoterapêutico que não lhe diga o que é preciso fazer, mas que possibilite construções e reconstruções a partir de uma reflexão.