O que é fungibilidade no direito?

Em sede recursal, a fungibilidade consiste na possibilidade do julgador aproveitar um recurso interposto de forma equivocada pelo recurso adequado, ou seja, a substituição de um recurso por outro para evitar a sua inadmissibilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que significa fungibilidade no direito?

Como o próprio nome sugere, fungibilidade significa troca, substituição, e no âmbito recursal significa receber um recurso pelo outro, mais precisamente receber o recurso que não se entende como cabível para o caso concreto por aquele que teria cabimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bibliotecadigital.stf.jus.br

O que é o princípio da fungibilidade?

6. A aplicação do princípio da fungibilidade pressupõe que, por erro justificado, a parte tenha se utilizado de recurso inadequado para impugnar a decisão recorrida e que, apesar disso, seja possível extrair de seu recurso a satisfação dos pressupostos recursais do recurso apropriado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que é fungível no direito?

Quando o Direito considera as coisas de acordo com o seu género e apenas pela sua qualidade e quantidade, encontramo-nos perante coisas fungíveis. As coisas fungíveis são assim as que valem pelo que há nelas de genérico, de comum com outras do mesmo género e qualidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diariodarepublica.pt

O que é a fungibilidade do pedido?

FUNGIBILIDADE DO PEDIDO E DA CAUSA DE PEDIR

No ordenamento jurídico alguns doutrinadores e julgadores adotaram o princípio da fungibilidade a fim de dar efetividade ao direito material pretendido. O princípio da fungibilidade tem sua natureza no direito material.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.unipar.br

AGU Explica - Princípio da Fungibilidade

Qual o significado da palavra fungibilidade?

Fungibilidade, ou o princípio da fungibilidade, também é uma característica do sistema recursal, significando que se no caso concreto deveria ser interposto um tipo de recurso mas se escolhe outro, esse último pode ser aceito, desde que haja dúvida, na doutrina ou jurisprudência, quanto a qual o tipo correto do recurso ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.wikipedia.org

Quando não cabe o princípio da fungibilidade?

De acordo com a jurisprudência do STJ, o princípio da fungibilidade não pode ser aplicado quando houver expressa previsão legal de determinado meio processual, o que afasta a dúvida objetiva e impõe o reconhecimento de erro grosseiro pela utilização de outro meio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

São exemplos de bens fungíveis?

Os Bens fungíveis são aqueles que podem ser substituídos por outros de mesma espécie, qualidade e quantidade, por exemplo, o dinheiro. O Código Civil, em seu artigo 85, traz a definição de bens fungíveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais são os bens fungíveis?

Conceito. Dispõe o artigo 85 do Código Civil que “ são fungíveis os móveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade ". Assim, segundo o artigo mencionado do Código Civilista, a fungibilidade é uma característica dos bens móveis.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jurishand.com

Qual o significado de infungibilidade?

Infungibilidade é a qualidade de ser o bem infungível, ou seja, são os bens móveis que não podem ser substituídos por outros da mesma espécie, quantidade e qualidade. Os bens infungíveis não admitem substituição por serem considerados em seu todo um bem individual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em direitonet.com.br

O que é risco de fungibilidade?

O objetivo é mitigar o chamado "risco de fungibilidade", quando o dinheiro recebido pelo fluxo dos créditos vendidos passa por uma conta do cedente antes de chegar ao fundo. Com isso, os recursos correm o risco de desvios ou de serem retidos em caso de intervenção ou quebra da instituição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valor.globo.com

O que é juízo de admissibilidade?

O juízo de admissibilidade é uma das ferramentas mais importantes para o aperfeiçoamento da atividade correicional. Dele dependem – em boa parte – a eficácia, a eficiência e celeridade dos procedimentos disciplinares. ❖ a evitar exposição e desgastes desnecessários com os servidores e/ou pessoas jurídicas investigadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.cgu.gov.br

Quando ocorre a preclusão?

Diz-se lógica a preclusão quando um ato não mais pode ser praticado, pelo fato de se ter praticado outro ato que, pela lei, é definido como incompatível com o já realizado, ou que esta circunstância deflua inequivocamente do sistema.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

O que determina a fungibilidade de um bem?

Bens fungíveis são os que se medem, se pesam ou se contam, bem como, podemos dizer que os bens fungíveis não se identificam pela sua individualidade, mas pela quantidade e qualidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como se aplica o princípio da fungibilidade nas ações possessórias?

2021) ensina: “A fungibilidade das ações possessórias, contemplada no art. 554 do CPC, significa a possibilidade, conferida ao juiz, de conhecer e decidir pedido diverso daquele originalmente formulado pelo autor, concedendo-lhe a tutela legal correspondente àquela cujos requisitos estejam provados”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnbsp.org.br

O que diz o artigo 1021 do CPC?

O art. 1.021 reconhece cabimento ao agravo interno contra decisão proferida pelo relator. Trata-se de previsão que tem como objetivo permitir à parte prejudicada impugnar decisão interna do juízo de um Tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que significa fungibilidade?

A fungibilidade é um conceito que se refere à capacidade de substituir uma unidade de um produto por outra unidade deste mesmo produto. Em outras palavras, se algo é fungível, isso significa que suas unidades individuais são idênticas e intercambiáveis, independentemente de quem as possua.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em hedgepointglobal.com

O carro é um bem fungível?

Quanto à Fungibilidade

Por exemplo, o carro é um bem infungível por possuir chassi e número de identificação próprios. Fungíveis (art. 85 CC) - são fungíveis os móveis que podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

O que diz o artigo 98 do Código Civil?

O Código Civil, em seu art. 98, estabelece que “são públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais são os bens não fungíveis?

O que é um bem infungível? Ao contrário dos bens fungíveis, os bens infungíveis ou não fungíveis são aqueles que não podem ser trocados por outros de mesma espécie, qualidade e quantidade. Isso acontece porque eles têm características únicas, o que os tornam individuais. Esse é o caso das obras de artes, por exemplo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em renovainvest.com.br

O que é ação de evicção?

Para o direito civil, evicção é a perda de um bem por ordem judicial ou administrativa, em razão de um motivo jurídico anterior à sua aquisição. Em outras palavras, é a perda de um bem pelo adquirente, em consequência de reivindicação feita pelo verdadeiro dono.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que é uma obrigação fungível?

As prestações fungíveis são aquelas que podem ser realizadas quer pelo devedor quer por terceiro. Por outras palavras, as obrigações de prestação fungível, porque a prestação é o teor da obrigação, são aquelas que podem ser cumpridas quer pelo devedor pes-soalmente, quer por outra pessoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diariodarepublica.pt

Qual recurso vem depois dos embargos de declaração?

É possível interpor agravo em recurso especial após embargos de declaração contra a mesma decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz o artigo 1024?

1.024. O juiz julgará os embargos em 5 (cinco) dias. § 1º Nos tribunais, o relator apresentará os embargos em mesa na sessão subsequente, proferindo voto, e, não havendo julgamento nessa sessão, será o recurso incluído em pauta automaticamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem pode recorrer de uma decisão?

Como já dito, no Processo Penal, tanto o réu quanto a defesa técnica (advogado) podem interpor recurso (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br