A fundoplicatura consiste em um procedimento cirúrgico realizado para tratar doença do refluxo gastroesofágico, a doença esofágica mais prevalente. O refluxo é um sintoma comum que consiste no retorno involuntário do conteúdo alimentar do estômago para o esôfago.
A chamada cirurgia de fundoplicatura a Nissen é realizada preferencialmente por videolaparoscopia, uma forma minimamente invasiva, realizada através de pequenos cortes sob anestesia geral. É realizada uma válvula com o fundo do estômago em volta do esôfago. O procedimento principal dura em torno de 45 a 60 minutos.
A fundoplicatura é particularmente útil quando a hérnia de hiato é grande ou quando os sintomas persistem apesar do uso de medicamentos. Essa intervenção também pode ser considerada quando a hérnia causa complicações como inflamação crônica do esôfago ou dificuldades respiratórias.
A fundoplicatura foi efetiva no tratamento do processo inflamatório esofágico, mesmo quando identificadas subestenose ou estenose de esôfago, no pré-operatório. As complicações identificadas foram esofagite péptica (6/45 pacientes) e necessidade de nova fundoplicatura (2/45 pacientes).
INTRODUÇÃO. Fundoplicatura total ou parcial são os tratamentos cirúrgicos atuais para a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). No entanto, existem circunstâncias em que o procedimento falha devido à avaliação pré-operatória incorreta ou incompleta, fatores técnicos ou características do paciente.
Ele explicou que a cirurgia antirrefluxo (fundoplicatura) custa, em média, R$ 25 mil na rede particular, mas é procedimento invasivo que pode ter efeitos colaterais desagradáveis, como dificuldade para engolir e alteração irreversível da anatomia do estômago.
Qual é o nome da cirurgia para refluxo gastroesofágico?
Cirurgia para Doença do Refluxo Gastroesofágico
A técnica de cirurgia antrefluxo mais utilizada no mundo é conhecida pelo nome de fundoplicatura, tendo várias denominações de acordo com a variação técnica. Esse tipo de cirurgia é realizado com o objetivo de conter o refluxo.
É esperado que após a cirurgia de refluxo gastroesofágico ocorra um inchaço temporário (edema) no esôfago. Sua consequência é o estreitamento do canal desse órgão, o que dificulta os alimentos chegarem até o estômago.
A causa deste distúrbio normalmente não é conhecida, mas a idade, obesidade e tabagismo são fatores comuns. Algumas pessoas não têm sintomas, ou apresentam sintomas leves, como refluxo e indigestão, enquanto outras sofrem sintomas mais sérios, como dor no peito, inchaço, eructação e dificuldade em engolir.
A cirurgia (hiatoplastia com fundoplicatura) consiste no ajustamento do hiato diafragmático alargado ao esôfago e a criação de uma válvula antirrefluxo.
Não existe cura definitiva para o refluxo, mas ele pode ser controlado por meio de mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares, pelo uso dos medicamentos indicados pelo médico (que podem ser antiácidos, inibidores da produção de ácidos, protetores gástricos ou aceleradores do esvaziamento gástrico) e por meio de ...
Após a cirurgia de hérnia de hiato, é comum sentir desconforto na região do abdômen e da garganta nos primeiros dias. Por isso, o paciente deve seguir rigorosamente as orientações médicas, a fim de garantir uma recuperação tranquila.
Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.
O estresse, a ansiedade e outras condições emocionais podem afetar diretamente o sistema digestivo, desencadeando sintomas desconfortáveis e até crises de refluxo.
A esofagite erosiva é classificada de acordo com o grau de inflamação da mucosa esofágica. Os critérios de Los Angeles são os mais utilizados para fazer essa classificação, que vai de A a D, sendo A os quadros de menor gravidade e D os quadros mais graves.
O que é fundoplicatura? A fundoplicatura consiste em um procedimento cirúrgico realizado para tratar doença do refluxo gastroesofágico, a doença esofágica mais prevalente. O refluxo é um sintoma comum que consiste no retorno involuntário do conteúdo alimentar do estômago para o esôfago.
O médico gastroenterologista é quem pode indicar o método, considerado por pesquisas, uma das melhores alternativas para aliviar os sintomas da DRGE. A fundoplicatura endoscópica reforça a junção entre o final do esôfago e o a primeira partetopo do estômago.
A cirurgia de refluxo custa, assim como qualquer outra cirurgia, pode ter custos bem variantes a depender da técnica empregada no procedimento, honorários médicos, custos hospitalares, entre outros. No entanto, essa cirurgia pode ser encontrada por valores a partir de R$ 15.000,00.
Qual é a técnica cirúrgica utilizada na fundoplicatura?
A principal técnica é a fundoplicatura 360°, ou técnica de Nissen, com acesso por via laparoscópica. É a mais comum para pacientes com refluxo. Ela implica na correção de hérnias hiatais e na criação de uma válvula unidirecional, utilizando a superfície posterior do fundo gástrico ao redor do esôfago distal.
A cirurgia é realizada por videolaparoscopia, sob anestesia geral e o procedimento demora em média, uns 30 ou 40 minutos. São realizadas cinco incisões no abdome, sendo duas de 10 mm e três de 5 mm. Não haverá necessidade de retirar pontos, porque não há pontos externos.
As indicações para a fundoplicatura geralmente consideram pacientes com apresentação sintomática grave associada a complicações ou a falha do tratamento convencional. Existem diversas técnicas de fundoplicatura disponíveis, podendo ser total, como a de Nissen, ou parcial, como as de Dor e Toupet.