Escarcela, Carcela ou Folhas de Guarda são os papeis que, mais grossos que as folhas do miolo, servem pra prender o corpo do livro com a capa. Normalmente são as primeiras e últimas páginas, que podem ser coloridas ou brancas, pra proteger tudo.
Guarda. Página de guarda - Folha de papel, geralmente, mais fina que a do texto ou mesmo transparente, que acompanha uma estampa ou gravura de um livro, para protegê-la; por vezes, tem estampada a legenda explicativa do desenho que acompanha (FARIA-PERICÃO:556).
O que é uma folha de guarda? Folhas de guarda são páginas coladas na parte interna da capa e contracapa dos livros de capa dura. Folhas de guarda não podem ser diagramadas.
É a folha que se usa antes do miolo ou da capa original do material a encadernar. Em alguns casos as pessoas também usa uma outra folha como contra-guarda, ou seja, material usado para cobrir a segunda capa e a folha de guarda.
Guarda ou Folha de guarda: é a folha que se coloca antes das folhas ou da capa original do livro a encadernar. Contra-guarda: material que cobre a segunda capa e a folha de guarda. Em alguns casos, a contra-guarda é também a folha de guarda.
Foi-se o tempo em que os contadores eram chamados apenas de “guarda-livros”. A origem desse nome vem da sua principal função que, no passado, era a de escriturar e manter em boa ordem os livros das empresas comerciais, lembrando-as de pagar impostos. O trabalho era puramente mecânico.
Bom e velho plástico. Há décadas, o papel contact é o material que mais vemos as pessoas usarem para encapar caderno e livro. Vale lembrar aqui que, optando por esse método, a cola não vai funcionar. Ou melhor, não vai colar!
Para quem não sabe, guarda é a primeira e última lâmina de seu álbum panorâmico. Ou você começa direto com seu arquivo diagramado ou escolhe entre nossas diversas opções. As guardas estampadas custam o valor equivalente a 2 lâminas. Por exemplo, num álbum 30x30 cm o valor para as 2 guardas será R$ 80,00.
O método canoa consiste em grampear as folhas, sendo utilizado principalmente em revistas. Nesse tipo de encadernação, o miolo se prende à capa por meio de grampos. Contudo, a canoa não é muito indicada para volumes com muitas páginas, nem para papéis de alta gramatura, pois dificulta a dobra e prejudica o acabamento.
Entenda a diferença entre o caderno argolado e o brochura
Apesar de mais prático, esta versão pode exigir mais disciplina para organizar. Já o caderno brochura, também conhecido como encadernado, é aquele que tem uma capa flexível, geralmente feita de papel ou plástico, e as folhas são presas por uma costura ou grampo.
Texto que pode ser escrito pelo próprio autor ou por um convidado que tenha lido o livro anteriormente. Nele se faz algumas considerações a respeito da obra.
A técnica “grampo canoa/ grampo cavalo” é o tipo de encadernação na qual se grampeiam as folhas, e o miolo se prende à capa por meio dos grampos. É usada idealmente para revistas, devendo evitar materiais com grande volume e alta quantidade de páginas.
[ Encadernação ] Parte de trás de um livro, caderno, revista, ou de outra obra ou publicação, por oposição à capa. 2. [ Encadernação ] Parte interna da capa de uma obra ou publicação; verso da capa ou verso da contracapa. Origem etimológica: contra- + capa.
CONTRACAPA. O verso do livro (que o leitor chama de contracapa, mas nós profissionais do livro chamamos de quarta capa) é outra área nobre da embalagem de seu livro.
A brossura fresada é feita colando uma capa de cartão no dorso das folhas. Antes da colagem, no entanto, as assinaturas – ou seja, as folhas da publicação dobradas em quartos, oitavos, décimos sextos, trigésimos segundos – são trabalhadas com uma fresadora no lado onde a capa será colada.
O espiral é um insumo de plástico ou de metal formado por anéis simples, muito utilizado em encadernações comuns, como; apostilas, material didático, TCC, encadernação de documentos e muito mais.
A encadernação lombada quadrada, também conhecida como brochura, é um tipo de encadernação utilizada em livros. O miolo do livro é fixado com uma cola específica na lombada. A lombada nesse tipo de encadernação deve ser bem elaborada em caso de encadernação de livros.
A folha de rosto é um elemento pré-textual, ou seja, é colocada antes do conteúdo propriamente dito do trabalho. Ela é obrigatória e deve conter todos os dados essenciais para identificação do trabalho. A folha de rosto compreende o verso e anverso com dados específicos em cada lado da folha.
Para o álbum tradicional, por exemplo, as imagens costumam ser impressas em papel fotográfico, e entre as páginas existem divisórias — o que dificulta, na maioria das vezes, a visualização das fotos. Já no fotolivro, as imagens são impressas diretamente nas páginas que costumam ser, normalmente, em papel couché.
Os álbuns de fotos, atualmente, possuem vários modelos e estão disponíveis nas mais personalizadas características, comercializados em papelarias e estúdios fotográficos. A palavra "álbum" vem do latim album, que significa "branco", "mancha branca", "quadro branco para registros", "lista".
Utilizada em livros de capa dura, as folhas de guarda são as página coladas sobre a segunda e a terceira capa. Elas servem para garantir que a capa esteja bem presa ao corpo do livro. A folha de guarda costuma ter um material diferente e pode até ser decorada, mas está sempre “em branco”.
O papel pólen é comumente usado em gramaturas que vão de 80 a 90 g/m² para livros de texto, proporcionando uma textura agradável sem ser excessivamente espesso.